Ensaio Sobre a Cegueira

(Pref. por Zeferino Coelho)

de José Saramago 

avaliação dos leitores (13 comentários)
10,00€ i
8,00€ i
20%
em stock
LER
Sinopse

«Um homem fica cego, inexplicavelmente, quando se encontra no seu carro no meio do trânsito. A cegueira alastra como «um rastilho de pólvora». Uma cegueira colectiva. Romance contundente. Saramago a ver mais longe. Personagens sem nome. Um mundo com as contradições da espécie humana. Não se situa em nenhum tempo específico. É um tempo que pode ser ontem, hoje ou amanhã. As ideias a virem ao de cima, sempre na escrita de Saramago. A alegoria. O poder da palavra a abrir os olhos, face ao risco de uma situação terminal generalizada. A arte da escrita ao serviço da preocupação cívica.»
(Diário de Notícias, 9 de Outubro de 1998)

O Ensaio sobre a Cegueira é um livro único na nossa história literária e também, é preciso dizê-lo, um dos grandes romances que se escreveram no século XX. E isto é, quanto a mim, razão necessária e suficiente para o colocar a abrir esta "Coleção Essencial", que em boa hora a RTP decidiu promover.
ZEFERINO COELHO

  • Excelente livro, péssimo prefácio.
    Daniel Leite | 10-06-2020

    Gabo a todos os que ouvirem esta coleção dos Livros RTP, em parte por trazerem prefácios de figuras reconhecidas da sociedade. Neste caso, este prefácio prejudica um excelente livro. Eu sabia da existência de spoilers ao livro em si e por isso decidi ler o prefácio posteriormente. Qual não é o meu espanto quando o autor do prefácio também conta a história do Ensaio sobre a Lucidez. É um desfavor que faz a uma história brilhantemente contada por José Saramago. Leiam este prefácio só após terem lido as duas obras. 5 estrelas pela história, 1 pela inclusão de tal prefácio.

  • Prefácio com Spoiler
    CL | 23-04-2020

    Essa versão Ensaio Sobre a Cegueira (Pref. por Zeferino Coelho), no prefácio já conta o que acontece no fim do livro, além de falar sobre o que acontece no livro Ensaio Sobre a Lucidez. O livro em si é muito bom entretanto essa versão com esse prefácio é melhor evitar.

  • Um olhar cru numa sociedade cega
    Luís | 28-03-2020

    Incrível! Deixo só um trecho do autor que resume perfeitamente o livro: "Este é um livro francamente terrível com o qual eu quero que o leitor sofra tanto como eu sofri ao escrevê-lo. Nele se descreve uma longa tortura. É um livro brutal e violento e é simultaneamente uma das experiências mais dolorosas da minha vida. São 300 páginas de constante aflição. Através da escrita, tentei dizer que não somos bons e que é preciso que tenhamos coragem para reconhecer isso."

  • obra de arte
    JBC | 25-03-2020

    Esta obra é um trabalho de excelência e devia ser leitura obrigatória. Uma pessoa vive o desespero e todos os sentimentos em volta desta situação...

  • Leitura obrigatória
    Filipa | 24-02-2019

    Gostei muito de ler o livro: é incrível como uma obra nos consegue transmitir (e até, fazer sentir) os sentimentos das suas personagens. Em vários trechos senti o sufoco e a angústia de algumas das personagens - e apesar de isso não ser o mais marcante no livro, é algo que não vou esquecer. Excelente escrita de Saramago, que nos transporta para o enredo. O livro é lindo, obriga-nos a perceber bem os verdadeiros sentimentos humanos. Gostei muito.

  • Angustiante!
    Daniela Santos | 10-08-2018

    Angustiante é, de facto, a palavra que define este livro. Angustiante mas no bom sentido! Faz-nos perceber um bocadinho mais a natureza humana e, de certo modo, a ter mais empatia para com o próximo. Quanto à escrita de Saramago: primeiro estranha-se, depois entranha-se! Muito bom, recomendo a 100%.

  • Para mim, o melhor livro de José Saramago
    Vera Silva | 25-06-2018

    Sou suspeita a exprimir a minha opinião sobre livros do José Saramago, pois adoro o escritor. A mensagem deste livro, mais tarde adaptada a filme, é mostrar-nos de forma crua a crueldade que o ser humano é capaz de infligir ao próximo, em momentos de desespero. A cegueira não é mais do que a inveja, o egoísmo e os instintos primitivos quando acaba o bom senso, resultando num colapso da sociedade. Tem passagens duras, sempre com desfechos surpreendentes. É daqueles livros que passe o tempo que passar, nunca se esquecem. Para quem não leu, aconselho vivamente.

  • Leitura obrigatória
    João M. | 09-05-2018

    Demorei algum tempo para ler esta excelente obra, pois sentia algum receio de ter uma elevada expectativa e de ficar decepcionado. Quando o li apercebi-me que tinha perdido, durante muito tempo, um dos melhores romances de sempre. É realmente incrível e aconselho a todos que o leiam.

  • O melhor de todos
    ZP | 09-03-2018

    Provavelmente o melhor livro de José Saramago, num livro de leitura muito fácil e que nos prende às folhas e nos deixa com vontade de ler sempre mais. Uma boa maneira de mostrar em que tipo de mundo vivemos, fazendo de nós um pouco menos cegos.

  • Apaixonante
    Susana Salgado | 27-01-2017

    Demorei algum tempo a decidir ler a obra de Saramago. Mais por aquilo que ouvia dizer, estava com medo de achar a leitura difícil. Surpreendeu-me verdadeiramente, digo sem receio que é um dos livros da minha vida! Fez-me pensar, fez-me tentar imaginar como seria estar naquela situação.

  • Cegamente Brilhante
    Ângelo Marques | 08-06-2016

    Inicialmente o livro assume um tom jocoso talvez devido à situação caricata desta cegueira leitosa que se vai alastrando pelos membros da sociedade. Saramago de uma forma genial consegue fazer um ensaio monumental sobre a cegueira. O tom mais leve do livro adensa-se à medida que as paginas caminham para o final do livro. Sem chegar a atribuir nomes às personagens, aqui o cego é o leitor, Saramago consegue fazer um retrato, forte, de uma sociedade onde a cegueira impera e é geral, o comportamento humano e social foi explorado de uma forma muito bem pensada e estruturada, muitas vezes levada ao limite. Gostei muito de ler este livro.

  • Imprescindível
    AFFerreira | 02-06-2016

    Obra imprescindível de Saramago que nos leva à origem do ser humano numa constante luta entre o Bem e o Mal. Obrigatório.

  • muito bom
    deliciasalareira.blogspot.pt | 30-05-2016

    Passados tantos anos desde que li José Saramago pela primeira vez, com O Memorial do Convento, foi muito bom relembrar a escrita e a genialidade deste autor. Para além da história, há que comentar a iniciativa da Leya e da RTP que juntas proporcionam livros de boa qualidade (capa dura e com design apelativo) a um preço muito em conta.

  • ver menos comentários ver mais comentários
Ensaio Sobre a Cegueira
ISBN: 9789896604011Edição ou reimpressão: 04-2016Editor: LeyaIdioma: PortuguêsDimensões: 163 x 240 x 24 mm Encadernação: Capa dura Páginas: 304Tipo de Produto: Livro Coleção: Livros RTP Classificação Temática: Livros em Português > Literatura > Romance
X
Coloque aqui o seu comentário
Ensaio Sobre a Cegueira
a sua avaliação:
X
Obrigado pela sua contribuição!

O seu comentário foi enviado para validação.

Nota:
A WOOK reserva-se ao direito de não validar textos que não se foquem na análise do conteúdo do livro ou produto. Caso pretenda colocar alguma questão sobre o artigo deverá fazê-lo através do Centro de Contacto.
X
imagem
X
wook deve saber
Promoção válida das 00:00 do dia 02-07-2020 às 24:00 do dia 30-09-2020

Saiba mais sobre preços e promoções consultando as nossas condições gerais de venda.
X
alerta de artigo novamente disponível

De momento, este produto não se encontra disponível no fornecedor. Caso o mesmo volte a ficar disponível, poderemos notifica-lo, bastando para tal que nos indique o seu endereço de email.

X
O seu pedido foi registado com sucesso.
Caso este produto fique disponível, será alertado por email
X
wook deve saber
Este eBook pode ser lido em qualquer dispositivo com browser, sem necessidade de fazer o download de qualquer software ou de possuir qualquer tipo de equipamento específico de leitura.
Após a compra, o eBook é disponibilizado de imediato na sua Biblioteca Wook, onde poderá ler e organizar todos os seus eBooks e à qual poderá aceder a partir do site WOOK ou da nossa aplicação (APP).
A versão web da Biblioteca Wook está otimizada para as versões mais recentes dos browsers Google Chrome, Internet Explorer, Safari, Firefox e Edge.
Para otimizar o acesso à sua Biblioteca Wook e ter acesso à opção de leitura em modo offline (sem ligação à internet) deverá instalar a nossa APP de leitura:
X
wook deve saber
Este eBook está encriptado com DRM (Digital rights management) da Adobe e é aberto na aplicação de leitura Adobe Digital Editions (ADE) ou em outras aplicações compatíveis.
Após a compra, o eBook é de imediato disponibilizado na sua área de cliente para efetuar o download.

Para ler este eBook num computador instale a aplicação Adobe Digital Editions.
Para ler este eBook em tablet e smartphone instale a aplicação Adobe Digital Editions para IOS ou Android.
X
wook deve saber
O PDF é um formato de arquivo digital desenvolvido pela Adobe e que disponibiliza uma imagem estática das páginas do livro e, independentemente do dispositivo de leitura, não redimensiona o texto ao tamanho do ecrã do dispositivo.
X
wook deve saber
O ePUB é um formato que proporciona uma excelente experiência de leitura dado que permite o redimensionamento do texto ao ecrã do dispositivo de leitura, aumentar ou diminuir o tamanho do texto, alterar o tipo de fonte, entre outras funcionalidades
X
wook deve saber


Este valor corresponde ao preço de venda em wook.pt, o qual já inclui qualquer promoção em vigor.

Saiba mais sobre preços e promoções consultando as nossas condições gerais de venda.

X
wook deve saber


Este valor corresponde ao preço fixado pelo editor ou importador

Saiba mais sobre preços e promoções consultando as nossas condições gerais de venda.

X
não encontrou wook procura?
Nós procuramos por si!

A sua identificação:

A identificação do livro que procura:

O seu pedido foi enviado com sucesso!
X
envie esta lista aos seus amigos
lista de desejos

A identificação da pessoa a quem quer enviar esta lista:

X
A sua lista de compras foi enviada com sucesso para .
X
selecione o livro adotado:
X
wook deve saber


Oferta de portes válida para entregas em Portugal Continental, em encomendas de valor igual ou superior a 15€. Para encomendas de valor inferior a 15€, o valor dos portes é devolvido em cartão Wookmais. Os serviços extra como a entrega ao sábado e Janela Horária têm um custo adicional não gratuito.

Oferta de Portes válida para entregas nos Açores e Madeira, em todas as encomendas enviadas por CTT Expresso Clássico. Ofertas de portes válidas para encomendas até 10 kg.

Promoção válida para encomendas de livros não escolares registadas até 31/12/2020. Descontos ou vantagens não acumuláveis com outras promoções.
X
wook deve saber


A devolução do valor dos portes de envio, em cartão Wookmais, será efetuada 18 dias após a faturação. Oferta válida para uma encomenda com entrega em Portugal.
X
wook deve saber


EM STOCK – ENVIO EM 24 HORAS
Sendo a sua encomenda constituída apenas por produtos Em stock – Envio em 24H*, se efetuar o pagamento até às 16:00 horas de um dia útil, será processada e enviada para o correio no próprio dia.

Note que a encomenda só entra em processamento após a receção do pagamento e que, se esse pagamento for rececionado após as 16:00 horas (hora de Portugal Continental), a encomenda só é enviada no dia útil seguinte.

* esta disponibilidade apenas é garantida para uma unidade de cada produto e sempre sujeita ao stock existente no momento em que a confirmação do pagamento nos for comunicada.

ENVIO ATÉ X DIAS
Esta disponibilidade indica que o produto não se encontra em stock e que demorará x dias úteis a chegar do fornecedor. Estes produtos, especialmente as edições mais antigas, estão sujeitos à confirmação de preço e disponibilidade de stock no fornecedor.

PRÉ-LANÇAMENTO
Os produtos com esta disponibilidade têm entrega prevista a partir da data de lançamento.

DISPONIBILIDADE IMEDIATA
Tipo de disponibilidade associada aos eBooks, que são disponibilizados de imediato, após o pagamento da encomenda, na sua biblioteca.

Para calcular o tempo de entrega de uma encomenda deverá somar à disponibilidade mais elevada dos artigos que está a encomendar o tempo de entrega associado ao tipo de envio escolhido, salvo atrasos provocados por greves, tumultos e outros fatores fora do controle das empresas de transporte.

X
wook deve saber


Texto portes gratis mktp
X
wook deve saber


Envio por CTT Expresso e válido para entregas em Portugal Continental.
Entrega na morada indicada pelo cliente, entre as 9h e as 18h, no dia útil seguinte após expedição por parte do vendedor.
O valor dos portes é aplicado a cada artigo adquirido no Marketplace.
X
a sua lista de desejos encontra-se vazia
Adicione à sua lista de desejos todos os produtos que deseja comprar mais tarde, envie-a aos seus amigos antes do seu aniversário, Natal ou outras datas especiais - quem sabe se eles o surpreendem!
Seja informado sobre promoções destes produtos
X
Ocorreu um erro
Por favor tente novamente mais tarde.
X
atingiu o limite máximo de dispositivos autorizados
Por favor, aceda à area de cliente para gerir os dispositivos ativos.
X
wook deve saber


WOOK É O CHECKOUT EXPRESSO?
Esta modalidade de checkout permite-lhe comprar em dois cliques, seguindo diretamente para a confirmação de encomenda.

COMO FUNCIONA?
A encomenda é pré-preenchida com os dados que habitualmente utiliza - morada faturação, morada de entrega, forma de envio e tipo de pagamento. Para finalizar o processo, necessita apenas de confirmar os dados.

POSSO UTILIZAR OS MEUS VALES?
Vales e outros descontos que se encontrem no prazo de validade, serão igualmente considerados automaticamente na encomenda.

CONSIGO ALTERAR OS DADOS DA ENCOMENDA?
Sim. Antes de confirmar, tem ainda a possibilidade de alterar todos os dados e opções de compra.

EXCEÇÕES
O botão do Checkout Expresso só será visível se:
  • Selecionar previamente, na Área Cliente, as moradas habituais de envio e de faturação;
  • Associar uma conta wallet CC, quando a morada de envio selecionada é no estrangeiro.
  • Não incluir artigos escolares na encomenda.


X
recomendar
Ensaio Sobre a Cegueira de José Saramago 
Para recomendar esta obra a um amigo basta preencher o seu nome e email, bem como o nome e email da pessoa a quem pretende fazer a sugestão. Se quiser pode ainda acrescentar um pequeno comentário, de seguida clique em enviar o pedido. A sua recomendação será imediatamente enviada em seu nome, para o email da pessoa a quem pretende fazer a recomendação.

A sua identificação:

A identificação da pessoa a quem quer recomendar este titulo:

X
A sua recomendação foi enviada com sucesso!
X
Ocorreu um erro a obter a informação! Por favor tente mais tarde.