O Grande Gatsby
(Pref. por António-Pedro Vasconcelos)
de F. Scott Fitzgerald
Grátis
Recursos
Recursos


Sobre o livro
Sobre
o LivroA existência de F. Scott Fitzgerald coincide literariamente com os dois decénios que separam as duas guerras, repartindo-se entre a América onde nasceu, numa pacata cidade do Middle West, no Minnesota, e a França, onde viveu durante vários anos com a família. O seu nome evoca-nos uma geração que associamos à lendária idade do jazz, vertiginosa e fútil. Fitzgerald pertenceu a essa geração, foi um dos seus arautos. A sua vida tão precocemente visitada pela fama, e tão cedo destruída, é a carne e o sangue de que é feita a sua obra. O Grande Gatsby é o seu maior romance, talvez porque nele se fundem com rara felicidade essa matéria-prima, a sua própria experiência de vida, e uma linguagem de grande qualidade poética.
Prefaciado por António-Pedro Vasconcelos
Ao ler este livro percebe-se porque é o mais conhecido de F. Scott Fitzgerald. Li o livro depois de ter visto o filme e o livro não desiludiu. Escrito de forma atrativa, torna a leitura apetecível e viciante. Excelente retrato daquilo que é a idea do "sonho americano" e a sua vivência na prática.
uma narrativa que prende o leitor, rica em descrições pormenorizadas e figuras de estilo, com personagens bem definidas que nos transportam para uma vivência ao mesmo tempo idíllica e dramática, através dos loucos anos 20.
F. Scott Fitzgerald consegue neste romance descrever de uma forma irrepreensível a glória e a decadência do "sonho americano" na busca de dinheiro, e do caminho da fama fácil. Isto tudo com um pouco de romance, torna este livro num clássico onde a sua leitura se torna uma agradável surpresa.