Kafka à Beira-Mar
Livro de Bolso
de Haruki Murakami
Sobre
o LivroKafka à Beira-Mar narra as aventuras (e desventuras) de duas estranhas personagens, cujas vidas, correndo lado a lado ao longo do romance, acabarão por revelar-se repletas de enigmas e carregadas de mistério. São elas Kafka Tamura, que foge de casa aos 15 anos, e Nakata, um homem já idoso que nunca recupera de um acidente de que foi vítima quando jovem, que tem dedicado boa parte da sua vida a uma causa - procurar gatos desaparecidos.
Neste romance os gatos conversam com pessoas, do céu cai peixe, um chulo faz-se acompanhar de uma prostituta que cita Hegel e uma floresta abriga soldados que não sabem o que é envelhecer desde os dias da Segunda Guerra Mundial.
Trata-se de uma clássica e extravagante história de demanda e, simultaneamente, de uma arrojada exploração de tabus, só possível graças ao enorme talento de um dos maiores contadores de histórias do nosso tempo.
LIVROS QUE SÃO MELHORES COM MÚSICA
Descubra a banda sonora perfeita para este livro. Ouça aqui!
Newsweek
Neste livro temos duas personagens centrais, cujos capítulos vão dando destaque de forma alternada às mesmas até ao momento que os seus destinos se cruzam. Apesar de a escrita proporcionar uma leitura fácil, é um livro complexo em termos de análise. Apesar de genial, não é o melhor para entrar no mundo de Murakami.
Muito fácil de ler apesar da sua extensão. O enredo torna-se banal e desinteressante em partes mas não deixa de ser indicado para ler quando não se quer cansar a cabeça. É um livro para ler num domingo à tarde, na praia ou quando queremos avançar rápido num livro. Muito simples e acessível, talvez até demasiado.
Murakami não desilude. A sua escrita é mágica. As personagens têm tanto de real como de surreal. É um livro lindo. São páginas e páginas de uma escrita belíssima, como só Murakami sabe fazer.
Com passagens muito ricas em termos literários, uma construção e interligação de três histórias de vida muito interessante, acaba por ser demasiado extenso. Perto do final perde-se em divagações supérfluas... Gostei, mas terminei "cansada".
É o 1º Livro que leio deste autor, e de facto é apaixonante.Recomendo vivamente.
Adorei a narrativa do autor, ficámos preso no enredo.
Primeiro livro que li deste autor, fiquei maravilhado com este livro. As personagens são muito ricas, sendo a minha preferida o Sr. Nakata. Livro esxelente.