Geografia Livro
de Sophia de Mello Breyner Andresen
Sobre
o LivroPlano Nacional de Leitura
Livro recomendado para o Ensino Secundário como sugestão de leitura.
Oitavo livro de poesia de Sophia de Mello Breyner Andresen, «Geografia» foi publicado pela primeira vez em 1967, pelas Edições Ática. Deste livro fala-nos Frederico Lourenço, eloquentemente, no seu prefácio a esta edição: «Trata-se de um livro cujo carisma de perfeição tenho vindo a confirmar renovadamente através de sucessivas releituras ao longo de várias décadas: livro onde não encontro somente alguns dos momentos mais altos da obra da autora, porque nele se encontram alguns dos momentos mais extraordinários de toda a história da poesia em língua portuguesa. Digo mais: "Geografia" contém enunciados poéticos que disputam com famosos versos de Virgílio, de Racine e de Keats a palma do verso mais belo da literatura universal.»
A presente edição respeita a fixação de texto resultante do trabalho de Maria Andresen Sousa Tavares e Carlos Mendes de Sousa, e mantém a antiga grafia.
Neste livro, Sophia explora o poético nos lugares das sua memória e da memória colectiva. Um exemplo disso são os poemas dedicados à cultura grega e a diferentes locais da bacia do Mediterrâneo. Provavelmente, um dos mais belos livros de poesia portuguesa numa edição actualizada.
Este é, talvez, um dos mais belos livros de Sophia e um dos melhores exemplos das caraterísticas peculiares da sua obra poética: uma linguagem simples, rítmica, límpida, evocando a Antiguidade Clássica e colocando-a lado a lado com o presente em que vive, ou seja, a da ditadura de Salazar. Recomendo!!!