10% de desconto

A Fada Oriana

de Sophia de Mello Breyner Andresen; Ilustração: Teresa Calem

editor: Porto Editora, outubro de 2012
RECOMENDADO PELO PLANO NACIONAL DE LEITURA i
Dizia Sophia que as fadas são seres da natureza. Queria com isto lembrar que elas nascem da nossa capacidade de atribuir vida, vontade e intenções ao mundo da natureza.
Em A Fada Oriana, encontramos o dom da proteção sobre os seres mais frágeis que vivem numa floresta, encontramos as tão humanas oscilações entre a solidariedade, o sentido da responsabilidade, o egoísmo e a vaidade. Encontramos, como é próprio de muitos contos tradicionais e para a infância, as peripécias de uma luta entre o bem e o mal.

Conheça todas as obras da Educação Literária na nossa página especial. Visite a nossa página especial dedicada a Sophia de Mello Breyner Andresen.

A Fada Oriana

de Sophia de Mello Breyner Andresen; Ilustração: Teresa Calem

Propriedade Descrição
ISBN: 978-972-0-72622-3
Editor: Porto Editora
Data de Lançamento: outubro de 2012
Idioma: Português
Dimensões: 190 x 225 x 8 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 96
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Infantis e Juvenis > Contos Fábulas e Narrativas
EAN: 978972072622320
Idade Mínima Recomendada: Não aplicável
e e e e e

A pontuação

Manuel

A Fada Oriana é um livro que eu li com os meus filhos e até a minha mulher gostou. Dou 5 estrelas

e e e e e

Ensinamentos

Pedro Lucas | 5º A 2022 - AE Infante D. Henrique - Viseu

Na minha opinião, a obra “A fada Oriana” é importante ser lida em criança, porque tem ensinamentos para a vida. A obra é simples, mas muito interessante. Em primeiro lugar, gostaria de destacar que a história é rica em comparações e enumerações e outros recursos expressivos. Também transmite várias mensagens positivas, como o cuidado que devemos ter com os outros, cumprir as promessas e as obrigações e não sermos demasiado vaidosos. Em segundo lugar, reparei que havia capítulos muito grandes ao contrário de outros que eram muito pequenos. Apesar disso, pareceram-me todos importantes para o contexto da história. Para além disso, gostaria de dizer que o final do livro me dececionou, pois não explica o fim com muitos pormenores. Para finalizar, podemos concluir que a obra é bastante cativante e gostei de a ler. Daqui em diante, tomarei mais cuidado com as minhas atitudes para não cair nos mesmos erros da fada.

e e e e e

A amizade é mais importante que a vaidade

Mariana | 5º A 2022 - AE Infante D. Henrique - Viseu

Na minha opinião, o livro é muito interessante e acho que todos os meninos deviam ler. Mostra que não devemos ser egoístas e devemos preocupar-nos com os nossos amigos. Por um lado, a fada Oriana cometeu um grande erro ao não cumprir a promessa que fez à rainha das fadas e ao abandonar as pessoas que ajudava na floresta. Por outro lado, demonstrou grande coragem ao saltar do abismo para salvar a velha, sem ter os seus poderes mágicos. Para finalizar, a lição que podemos retirar do livro é que a amizade é mais importante do que a nossa vaidade.

e e e e e

Interessante e engraçada

Francisca | 5º A 2022 - AE Infante D. Henrique - Viseu

Na minha opinião, a história “A Fada Oriana” é muito interessante e engraçada. Por um lado, a História é importante e dá-nos a conhecer a simpatia da Oriana e ensina-nos muitas lições de vida, como por exemplo, a não ser vaidosa demais. Por outro lado, Oriana era muito egoísta e só queria saber de si mesma porque o peixe tinha-a envaidecido muito. Para finalizar, a obra é muito importante para o nosso crescimento e gostei muito desta oportunidade de dar minha opinião.

e e e e e

A vaidade...

Eva Peixoto | 5º A 2022 - AE Infante D. Henrique - Viseu

A história é, na minha opinião, um bom exemplo de como a vaidade em excesso pode causa problemas graves nas nossas vidas e nas vidas de quem mais gostamos. Por um lado, é positivo gostarmos de nós e darmo-nos valor, logo um pouco de vaidade só nos tornará confiantes e fortes. Por outro lado, quando a vaidade é demasiada, podemos ficar egoístas tal como aconteceu a Oriana. Também ela, por causa da sua excessiva vaidade, se esqueceu das suas obrigações, colocando em perigo as pessoas que ela mais amava. Finalmente, posso concluir que a leitura desta história me levou a perceber que a vaidade não nos deve afetar ao ponto de nos modificar.

e e e e e

A Fada Oriana

Agrupamento de Escolas de Búzio, turma 5.º B, Vale de Cambra 2021

No nosso ponto de vista a leitura da obra A Fada Oriana, escrita por Sophia de Mello Breyner Andresen, foi enriquecedora, porque ficamos a conhecer melhor a autora e as suas obras. Descobrimos que era uma pessoa sonhadora, criativa, conseguia fantasiar a natureza e tornar as histórias verdadeiramente encantadoras. Com A Fada Oriana ficamos a conhecer as fadas boas que praticavam boas ações e ajudavam os pobres, enquanto as fadas más exerciam maldades. Provavelmente será o reflexo dos comportamentos dos seres humanos. Esta história passa-se numa floresta encantada cheia de vida e de cor, pela qual a fada Oriana ficou cativada e responsável pelo seu cuidado e auxílio aos habitantes da floresta. Contudo fascinada pela sua imagem, refletida na água, esqueceu-se das suas obrigações e a Rainha das Fadas castigou-a, tirou-lhe as asas e a varinha de condão. Assim todos os habitantes da floresta ficaram abandonados. Concluindo, recomendamos este livro a todos os amantes da leitura e que gostem de fantasia, imaginação e aventura. Agrupamento de Escolas de Búzio, turma 5.º B, Vale de Cambra 2021

e e e e e

História com magia

Acácio, Maria, David| AE Infante D. Henrique - Viseu 2021

Na nossa opinião, a história é muito interessante, bonita e cheia de aventuras, faz parte do Plano Nacional de Leitura e todas as crianças devem ler. Ensina o valor da amizade e não pensar que devemos ser amigos só para receber presentes.¿ Por um lado, gostámos que a Fada Oriana tivesse ajudado a velha, o moleiro, o lenhador, os animais e as plantas da floresta.¿ Por outro lado, ficámos tristes quando a Fada Oriana se deixou levar pelos elogios do peixe e abandonou os seus amigos. Ela descobriu que a amizade é mais importante do que a vaidade.¿ Para conseguir recuperar a confiança de todos teve de se esforçar muito, mas com a sua coragem conseguiu recuperar os seus poderes mágicos. É uma história cheia de magia e com um final feliz.¿

e e e e e

Apelativa

Lara, Rodrigo Barbosa, Simão | AE Infante D. Henrique - Viseu 2021

Ao início pensávamos que o livro da Fada Oriana não era interessante, mas ao longo da leitura mudámos a nossa opinião, porque depois de alguns acontecimentos ficámos curiosos .¿ Por um lado, gostámos da história porque fala de compreensão e tem uma boa moral. ¿ Por outro lado, não achamos tão bem aquela parte em que os animais não acreditavam em Oriana, apesar de sabermos da intolerável atitude da fada. Quando Oriana não admitiu as suas atitudes, atirando as culpas para o seu suposto amigo peixe, também não foi uma ação que nós tenhamos gostado.¿ Por todas estas razões, achamos que é uma história apelativa e, sem dúvida, que aconselharíamos qualquer pessoa a ler.¿

e e e e e

Educativo

Miguel, Lia, Valdir - 5º G | AE Infante D. Henrique - Viseu 2021

No nosso ponto de vista, achamos que o livro da "Fada Oriana" é um livro muito interessante para todas as idades. Este livro inspirou-nos uma nova lição de vida.¿ Por um lado, achamos que a obra é um pouco triste e baseada em factos reais. ¿ Por outro, pensamos que tem momentos felizes e com atos de solidariedade¿ Por todas estas razões, julgamos que este livro é muito educativo. ¿

e e e e e

Olá

Vera Valadas

O meu filho gosta de ler na escola com a professora de português .

e e e e e

A fada oriana

João Costa

Adoro ler o livro a minha professora escolheu este livro para eu e os meus colegas lermos e até agora ainda não me fartei de o ler.

e e e e E

Livro

Neste squar25

E Giro engracado, porque eu ja li na escola mas gostava de ler outra vez mas na escola ja nao vamos ler mais e vim aqui a este saite e so da para ler a pagina 7 mais nada

e e e e e

Não devemos pensar só em nós...

Francisco Moreira | 5º F | 2019- AE Infante D. Henrique - Viseu

A minha parte favorita deste texto foi quando a Oriana se sacrificou pela velha. Com esta história aprendi que não devemos olhar só para nós.Para mim, o valor de uma promessa é muito importante, pois pode mudar a vida de alguém, para o bem ou para o mal. Os verdadeiros amigos são os que nos ajudam quando precisamos e contribuem para o nosso bem-estar e felicidade. Gostei muito desta obra. A autora criou um texto onde a fantasia e a realidade nos ajudam a pensar!

e e e e e

Vitória da Bondade e da generosidade

João Duarte | 5º F | 2019- AE Infante D. Henrique - Viseu

O que mais gostei foi da vitória da bondade e da generosidade sobre a vaidade e a falsidade. A maior lição que extraí desta história foi que devemos colocar sempre em primeiro lugar o NÓS antes do EU. Nunca se deve faltar a uma promessa feita a quem confia em nós, pois "a quem prometo, não falto". Os verdadeiros amigos são aqueles que praticam o significado da palavra amizade: lealdade, confiança, proteção e carácter.

e e e e e

Educativa e bonita

Mara Gonçalves | 5º F | 2019- AE Infante D. Henrique - Viseu

na minha opinião a obra é muito educativa e bonita. Achei que Sophia de Mello Breyner Andresen tem uma criatividade imparável! A história ensina o valor de uma promessa e o valor dos amigos. Uma promessa é algo que se deve cumprir, por isso faz parte de se ser um bom amigo e um bom cidadão. Mas ser um bom amigo também significa ser confiável, estar pronto para ajudar e ser ajudado e gostar do nosso amigo, independentemente de todos os seus defeitos.

e e e e e

Oriana

Vera

Este texto mais lindo que já li

e e e e e

Lindíssimo

Recomendo

É uma história fantástica. Uma das minhas favoritas. Muito boa !

e e e e e

Recomendo!

A.V

Uma obra lindíssima e cheia de significado. Recomendo vivamente.

e e e e e

bonito

Antonio Silva

E muito bonito foi muito bem escrito !!!

e e e e e

Opinião da Fada Oriana

Tomás Saraiva

A Fada Oriana é um livro que que nos ensina a pensar nos nossos atos e ações, e, Robert Baden-Powell (o fundador dos Escuteiros) tem uma frase muito bonita, que deve ser lida e pensada com muita atenção. “O melhor meio de alcançarmos a nossa felicidade é contribuir para a felicidade dos outros”. Mas, a partir de um certo momento, a Fada Oriana não o fez. Começou a pensar só em si, quebrando assim a sua promessa, por causa disso aconteceram muitas coisas negativas a várias pessoas, assim sentiu o peso na sua consciência. Mas pensou nos seus atos, e, tentou corrigi-los. Assim foi perdoada. Por isso é que eu acho que é um livro muito bonito e aconselhado para crianças da minha idade. Tomás Saraiva - 5º E - Agrupamento de Escolas Infante D. Henrique- Viseu

e e e e e

Hugo Cabral- 5º E - Agrupamento de Escolas Infante D. Henrique, Viseu

Hugo Cabral

Eu acho que é um livro muito bom e interessante, tem muitos sentimentos contraditórios, tais como: solidariedade, responsabilidade, egoísmo e a vaidade. Desde que o li nunca mais esqueci a história. O livro está muito bem escrito, por isso é uma história que é muito escolhida para ser estudada nas escolas. Houve uma parte que eu adorei, foi quando a Rainha das Fadas retirou as asas e a varinha de condão à Fada Oriana e essa transformou-se numa rapariga normal. Para se redimir, esqueceu-se dela própria e decidiu desfazer o mal que provocou com as suas atitudes egoístas, ao ponto de se atirar para um abismo para salvar a velha, pondo em risco a sua vida. Este livro deve ser lido por todas as pessoas, de todas as idades. Vale a pena comprar. Adorei! Muito bom, recomendo a todos.

e e e e e

Recomendo!

Isabel Mendes

Este livro foi um presente de aniversário para uma menina do 4º ano. O feedback que tive da parte dela foi o melhor. Para uma criança que gosta pouco de ler, disse-me que gostou muito deste livro. Adorou a história e claro os desenhos.

e e e e E

História Bonita

Nuno

Na verdade, para se escrever sobre fadas é preciso muita imaginação!! Sophia pretende mostrar aos mais novos a importância da bondade. A Fada Oriana ensina-nos a ser bons com os outros e evitar ser mau, ingnorando os nossos semelhantes.

e e e e e

surpresa!

Carla Soares

Não pensei que pudesse ser tão bonita esta história ...já a lemos algumas vezes por ser engraçada e ao mesmo tempo encantadora!!!

e e e e E

um livro de varias intrepretações

filipa n

gostei muito de o ler no 5º ano, é de uma magia e de uma sensibilidade muito bonita contudo quando crescemos interpretamos de outra forma, não concordo de fazer tudo o que nos mandam de forma rotineira seja algo assim tão positivo, basicamente quando a fada pensou nela e deixou de fazer o que lhe ordenavam correu tudo mal, portanto a obra é optima porque a interpretamos de deversas formas consuante a nossa idade e altura na vida

e e e e e

História de Encantar

Elisabete Gameiro

O meu filho está no 5º ano e tive de adquirir o livro. Mas confesso que já o li, é um óptimo livro, muito bem escolhido para ser explorado em aulas de portugês

e e e e E

Muito Bom

Luciana Damião

Comprei para a minha filha que está a frequentar o 5º ano e ela adorou! Assim que possa quero ler também :)

e e e e e

Muito Muito Bom!

Sónia Clemente

Já conhecia mas tive oportunidade de reler e adorei! Uma grande história e uma grande lição de Vida! Recomendo!

e e e e e

Li de uma vez

Luísa M.

Comprei para o meu filho que está no quinto ano mas como gosto de acompanhar o seu trabalho li o livro.E sem dar conta li-o de uma vez e adorei. É uma excelente lição de vida e proporcionou em família uma grande conversa sobre a importância de cumprirmos com a nossa palavra, o respeito pela natureza e a ajuda aos outros.Excelente transmissão de valores.

e e e e e

muito bom

vitor lourenço

O meu fillho adorou este livro e recomenda-o

e e e e e

Maravilhoso

Maria do Rosário Palma

Os livros de Sophia de Mello Breyner Andresen , dão-nos sempre uma lição de vida, por entre belas histórias. Aqui mais uma em que a autora nos alerta, através de uma fada a boa relação que devemos ter com a natureza, algo tão precioso para o ser humano e que, por vezes, é tão mal tratada e com tamanha falta de respeito. Sofia de Mello Breyner, tinha esse dom, chamar a nossa atenção através das fadas , porque todos gostamos de contos de fadas.

e e e e e

A Fada Oriana

aida barbosa

É um bom livro de leitura no apoio escolar

e e e e E

Plano Nacional de Leitura 5.º Ano

Sandra Melo

Mais uma história linda da Fada Oriana, As nossas crianças voam nas asas da imaginação de fadas, sem esquecer o conhecimento que transmite, os valores do que é certo ou errado. Linda esta Fada Oriana.

Sophia de Mello Breyner Andresen

Sophia de Mello Breyner Andresen nasceu a 6 de novembro de 1919 no Porto, onde passou a infância. Entre 1939-1940 estudou Filologia Clássica na Universidade de Lisboa. Publicou os primeiros versos em 1940, nos Cadernos de Poesia. Em 1944 sai, em edição de autor, o seu primeiro livro de poemas, Poesia, título inaugural de uma obra incontornável que a torna uma das maiores vozes da poesia do século xx. Os seus livros estão traduzidos em várias línguas e foi muitas vezes premiada, tendo recebido, entre outros, o Prémio Camões 1999, o Prémio Poesia Max Jacob 2001 e o Prémio Rainha Sofia de Poesia Ibero-Americana – a primeira vez que um português venceu este prestigiado galardão. Com uma linguagem poética quase transparente e íntima, ao mesmo tempo ancorada nos antigos mitos clássicos, Sophia evoca nos seus versos os objectos, as coisas, os seres, os tempos, os mares, os dias. Na sequência do seu casamento com o jornalista, político e advogado Francisco Sousa Tavares, em 1946, passou a viver em Lisboa. Foi mãe de cinco filhos, para quem começou a escrever contos infantis.
Em termos cívicos, a escritora caracterizou-se por uma atitude interventiva, tendo denunciado activamente o regime salazarista e os seus seguidores. Apoiou a candidatura do general Humberto Delgado e fez parte dos movimentos católicos contra o antigo regime, tendo sido um dos subscritores da «Carta dos 101 Católicos» contra a guerra colonial e o apoio da Igreja Católica à política de Salazar. Foi ainda fundadora e membro da Comissão Nacional de Apoio aos Presos Políticos. Após o 25 de Abril, foi eleita para a Assembleia Constituinte, em 1975, pelo círculo do Porto, numa lista do Partido Socialista. Foi também público o seu apoio à independência de Timor-Leste, conseguida em 2002.
Faleceu a 2 de julho de 2004, em Lisboa. Dez anos depois, em 2014, foram-lhe concedidas honras de Estado e os seus restos mortais foram trasladados para o Panteão Nacional.
No dia em que se celebrou o centenário do seu nascimento, a 6 de novembro de 2019, é-lhe concedido a título póstumo o Grande-Colar da Ordem Militar de Sant’Iago da Espada.

(ver mais)
A Vida Mágica da Sementinha

A Vida Mágica da Sementinha

10%
Editorial Caminho
6,50€ 10% CARTÃO