Servidão Humana Livro
de William Somerset Maugham
Sobre
o LivroServidão Humana é um dos romances mais emblemáticos do século XX e a obra-prima de Somerset Maugham. Esta narrativa clássica de entrada na idade adulta conta a história de Philip Carey, alter ego do autor na sua juventude, dividido entre o fervor religioso da família e o desejo de liberdade que os livros e os estudos lhe dão a conhecer. Na sua ânsia por independência e aventura, Philip sai de casa em busca de uma carreira como artista em Paris. Mas os seus planos vão ser postos em causa quando se apaixona perdidamente pela mulher que mudará a sua vida para sempre.
Relato inigualável sobre o poder do desejo e da sede de liberdade do homem moderno, Servidão Humana coloca-nos friamente perante a nossa própria visão da vida, as nossas dúvidas e o poder transformador das decisões.
Somerset conta a viagem penosa de Philip pela vida em busca de algo que ele ambiciona , a felicidade. Afinal quantos de nós não conhecemos gente como Philip ??
Somerset Maugham é para mim um autor de referência. Já li este romance duas vezes e em alturas diferentes da vida (uma primeira vez em português e uns anos mais tarde na língua original) nas duas vezes fiquei absolutamente maravilhada pelo talento literário, pela construção dos personagens e pela capacidade com que nos perturba perante os nossos próprios sentimentos. Uma leitura obrigatória. (Já ofereci este livro inúmeras vezes a pessoas de quem gosto!!!)
Servidão Humana é, para mim, um romance sobre o ser humano, aquele que pensa a sua existência. Debruça-se pela viagem diária, o mais das vezes tortuosa, do indivíduo que procura um modelo pelo qual reger o seu comportamento e justificar tanto a sua conduta geral como as suas acções particulares. Em várias páginas, sobretudo no final, encontrei um "quê" de Queiroz que muito me agradou. Um livro excelente e um autor a voltar.