10% de desconto

As Pequenas Memórias

de José Saramago
Livro eBook
editor: Porto Editora, maio de 2014
15,50€
10% DE DESCONTO CARTÃO
EM STOCK -
As Pequenas Memórias é um livro de recordações que abrange o período entre os quatro e os quinze anos da vida de José Saramago: «Queria que os leitores soubessem de onde saiu o homem que sou».

Caligrafia da capa por GONÇALO M. TAVARES

As Pequenas Memórias

de José Saramago

Propriedade Descrição
ISBN: 978-972-0-04651-2
Editor: Porto Editora
Data de Lançamento: maio de 2014
Idioma: Português
Dimensões: 142 x 210 x 13 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 136
Tipo de produto: Livro
Coleção: Obras de José Saramago
Classificação temática: Livros em Português > Literatura > Memórias e Testemunhos
EAN: 978972004651215
Idade Mínima Recomendada: Não aplicável

Um mundo de significados

Sara Oliveira

Neste livro somos conduzidos pela infância e juventude de José Saramago com a mesma sensibilidade e olhar crítico que marcaram a sua obra. Entre lembranças da aldeia de Azinhaga e os primeiros anos em Lisboa, o autor partilha fragmentos da sua vida com uma simplicidade quase poética. Não é apenas um livro de recordações, mas um mergulho na formação de um escritor, onde cada detalhe, por mais pequeno que pareça, carrega um mundo de significados. Uma leitura nostálgica e íntima, perfeita para quem deseja conhecer o Saramago menino antes do Nobel!

Sempre Saramago

Rita

Uma obra muito fácil de ler, sempre com mensagens intensas como Saramago nos habituou. Um grande contador de histórias. Ao longo de todo o livro, vamos tendo explicação para escolhas que o autor fez nas restantes obras que escreveu.

Gostei muito

RP

Uma bela viagem à infância e juventude, ao campo e à cidade, a tempos que já não voltam e se encontram apenas conservados pela memória.

Maravilhoso

Marcia

Saramago é incrível, suas obras não precisam de resenha, mas se é para dizer o que achei destas memórias, digo que foi uma das minhas leituras favoritas. Tratei de ir conhecer a Azinhaga, essa aldeia tão amada por Saramago. Foi uma viagem feliz onde visitei os lugares que constam destas pequenas (grandes!!) memórias. Acho que muitos que terminam esta leitura ficam com vontade de conhecer a aldeia da infância do grande escritor.

Recomendo

Ana Paula Ribeiro

Louvo a transparência e humildade da partilha da intimidade do autor

À Saramago...

Carla Esteves

Escrita particular que nos leva ao âmago do autor e nos permite conhecê-lo melhor...

SOBRE O AUTOR

José Saramago

Prémio Nobel de Literatura, 1998

Autor de mais de 40 títulos, José Saramago nasceu em 1922, na aldeia de Azinhaga.
As noites passadas na biblioteca pública do Palácio Galveias, em Lisboa, foram fundamentais para a sua formação. «E foi aí, sem ajudas nem conselhos, apenas guiado pela curiosidade e pela vontade de aprender, que o meu gosto pela leitura se desenvolveu e apurou.»
Em 1947 publicou o seu primeiro livro que intitulou A Viúva, mas que, por razões editoriais, viria a sair com o título de Terra do Pecado. Seis anos depois, em 1953, terminaria o romance Claraboia, publicado apenas após a sua morte.
No final dos anos 50 tornou-se responsável pela produção na Editorial Estúdios Cor, função que conjugaria com a de tradutor, a partir de 1955, e de crítico literário.
Regressa à escrita em 1966 com Os Poemas Possíveis.
Em 1971 assumiu funções de editorialista no Diário de Lisboa e em abril de 1975 é nomeado diretor-adjunto do Diário de Notícias.
No princípio de 1976 instala-se no Lavre para documentar o seu projeto de escrever sobre os camponeses sem terra. Assim nasceu o romance Levantado do Chão e o modo de narrar que caracteriza a sua ficção novelesca. Até 2010, ano da sua morte, a 18 de junho, em Lanzarote, José Saramago construiu uma obra incontornável na literatura portuguesa e universal, com títulos que vão de Memorial do Convento a Caim, passando por O Ano da Morte de Ricardo Reis, O Evangelho segundo Jesus Cristo, Ensaio sobre a Cegueira, Todos os Nomes ou A Viagem do Elefante, obras traduzidas em todo o mundo.
No ano de 2007 foi criada em Lisboa uma Fundação com o seu nome, que trabalha pela difusão da literatura, pela defesa dos direitos humanos e do meio ambiente, tomando como documento orientador a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Desde 2012 a Fundação José Saramago tem a sua sede na Casa dos Bicos, em Lisboa.
José Saramago recebeu o Prémio Camões em 1995 e o Prémio Nobel de Literatura em 1998.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, condecorou postumamente, a 16 de novembro de 2021, José Saramago com o grande-colar da Ordem de Camões, pelos "serviços únicos prestados à cultura e à língua portuguesas", no arranque das comemorações do centenário do nascimento do escritor.

(ver mais)

LIVROS DA MESMA COLEÇÃO

DO MESMO AUTOR