Sorrisos Quebrados
de Sofia Silva
A autora portuguesa que conquistou o Brasil
Sobre
o Livro
Sinopse
Mais de 1 milhão de leituras na plataforma online Wattpad em apenas 1 ano Paola está num momento chave da sua vida. Vai ter de decidir se quer continuar a viver ou se vai deixar-se morrer às mãos do homem por quem um dia se apaixonou e com quem veio a casar. Como foi possível que aquele homem bem parecido, poderoso e deslumbrante se tornasse no monstro que a está a destruir? Mas Paola decide viver.
E, no mais improvável dos lugares, vai encontrar de novo a luz e descobrir que, afinal, é possível amar outra vez. Sorrisos Quebrados marca a estreia de Sofia Silva na escrita de ficção. Um romance sobre violência doméstica, abuso sexual e as segundas oportunidades que a vida por vezes reserva.
Críticas de imprensa
«Melhor livro de ficção 2017.»
Amazon Brasil
Amazon Brasil
Opinião
dos leitoresDetalhes
do Produto
Sorrisos Quebrados
ISBN
9789722362306
Editor:
Editorial Presença
Idioma:
Português
Dimensões:
149 x 229 x 17 mm
Encadernação:
Capa mole
Páginas:
256
Tipo de Produto:
Livro
Coleção:
Grandes Narrativas
Classificação Temática:
Livros em Português
> Literatura
> Romance
Li o livro em 1 dia, muito rápido de ler e com uma mensagem muito importante no livro. Leiam é muito bom.
Os Sorrisos Quebrados de Sofia Silva é um livro cujo êxito me tinha passado ao lado. Confesso que até o adquirir só tinha ouvido falar dele, e do seu sucesso no Brasil, de uma forma vaga. Foi mesmo o público brasileiro que levou a autora a publicar, de forma independente na Amazon (ganhando o prémio para Melhor Livro de Ficção em 2017), e depois, já com editora, em livro físico, na terra do Samba. O caso foi tal que participou na Bienal de do Livro do Rio de Janeiro confirmando o que o número de exemplares vendidos já tinha assegurado. Como só tive conhecimento destes eventos após a aquisição do livro, acabei por ir para a leitura de coração aberto, sem ideias preconcebidas, pois também não tinha lido nenhuma critica ou opinião sobre o mesmo. (Apesar de gostar bastante de seguir blogs e canais de opinião literária, sobre os livros que já comprei só vou ler, ou ouvir, a opinião dos outros depois de ter lido, para não condicionara minha própria leitura). Agora sei que o Goodreads o classifica com quase cinco estrelas, em cinco. Mas vamos ao livro. Sorrisos Quebrados conta a história de Paola, vítima de violência doméstica, e de André, extremoso pai de Sol, abandonado pela mulher toxicodependente. Será Sol quem vai unir estas duas almas, que após o sofrimento passado, têm dificuldade em se abrir para a vida e para o amor. Aquilo que poderia parecer uma narrativa vulgar começa logo por nos dar um murro no estomago no Prólogo, onde nos é descrita a última agressão a Paola agressão essa que quase a leva à morte. A partir daí percebemos que não se trata de um romance simples, de uma história de amor evidente, mas da convivência entre duas almas (três se considerarmos Sol) que fogem dos seus fantasmas, dos seus Monstros, tentando que a vida prossiga, mas sem grandes sentimentos ou emoções. Paola e André querem um futuro calmo, fechado, onde a sua atitude estoica e, simultaneamente, epicurista está mais do que justificada. Outro aspeto interessante do romance e que, no meu ponto de vista, foi muito bem explorado é a utilização da arte, nomeadamente da pintura enquanto redentor dos medos e das ansiedades. A pintura acaba por ser uma forma de comunicação entre as personagens, o local onde se exorcizam os fantasmas, conscientes ou inconscientes, do passado ao mesmo tempo que tentam abrir-se para o presente e o futuro. Num livro narrado a duas vozes fica a ideia de esperança e renascimento. Um livro que nos faz acreditar que nos priores momentos cada um de nós pode fazer como Paola que: “Mesmo em pânico, gatinhou até à luz”.
O prólogo do livro está bastante bem conseguido, na medida em que prende de imediato o leitor. São páginas de grande violência, aflitivas e arrepiantes. Contudo, a história não me cativou tanto como esperava e fiquei triste por isso. Infelizmente, esta leitura não funcionou comigo.
uma história cativa cheia de interesse que incentiva a pedir mais e mais.
Uma história de amor vivida entre pesadelos do passado; Uma história que poderia ser a de qualquer um de nós! Dos poucos livros que li em que me apetecia sorrir e chorar ao mesmo tempo.
Uma história que nos agarra nas primeiras 10 págs como poucos. Com períodos angustiantes mas carregado de ternura, muita. De leitura fácil e fluída, o romance presenteia-nos com revelações até ao fim. Uma história... colorida! Gostei.
Uma boa leitura! É um livro que fala de violência doméstica, traumas, mas também de amor, segundas oportunidades e superação. Recomendo!
Li as primeiras páginas que o site disponibiliza e fiquei em pulgas para que chegasse e o pudesse devorar. A verdade é assim mesmo, não consegui parar. Com temas muito fortes e marcantes descritos de maneira tão boa que o leitor consegue sentir as alegrias, tristezas e dores dos personagens. Uma história fantástica e com uma sensibilidade imensa que aconselho muito a toda a gente. Digno de uma possível passagem para os grandes ecrãs! Parabéns à autora Sofia Silva! Aguardarei o próximo livro.
Este livro maravilhoso nos faz ver a vida de forma diferente. Com uma história muito real e bem escrita, a autora nos leva por uma narrativa eletrizante e um final maravilhoso. Leitura recomendada. Parabéns Portugal, Sofia Silva é única!
Este é um livro que não se consegue parar de ler, queremos sempre saber o que se vai passar a seguir. Com um tema bastante sensível, que nos faz sofrer com os personagens mas também apaixonando-nos pela sua coragem e pela sua história de amor. É tao bom ter autores nacionais a escrever livros fenomenais como este. Parabéns à autora.