Orgulho e Preconceito Livro
de Jane Austen; Tradução: Diogo Ourique
Sobre
o LivroQuem nunca quis um Mr. Darcy na sua vida? Ser rebelde e independente como Elizabeth? Encarar o mundo com a pureza de Jane? Ou dar duas boas bofetadas a alguém que se comporte como Wickham? Orgulho e Preconceito veio, seduziu e ficou.
Esta é a história da família Bennet: cinco filhas por casar e uma mãe que só pensa em encontrar-lhes maridos.
Elizabeth Bennet e Mr. Darcy dão corpo a um dos maiores romances de sempre. Se ela chega a jurar que jamais gostará dele, até por ele ter antes ferido o seu orgulho, os imensos mal¬-entendidos e algumas peripécias poderão dar um outro rumo ao enlace. Estará Mr. Darcy disposto a quebrar o seu preconceito de classe? Não seremos, nós, verdadeiros inocentes ao julgar apenas pelas primeiras impressões?
«Se o verdadeiro teste para um grande romance é voltar a lê-lo e redescobrir as alegrias de uma nova leitura, então Orgulho e Preconceito rivaliza com qualquer romance jamais escrito», jurou Harold Bloom, a maior autoridade da grande literatura.
ESTA EDIÇÃO INCLUI: Nota introdutória · Lista de personagens · Considerações de T. S. Eliot, Norman Mailer e Ernest Hemingway
As personagens principais encarnam os seus maiores defeitos - Mr. Darcy com o seu orgulho e Elizabeth com o seu preconceito. Não existe na literatura personagens como Mr. Darcy e Elizabeth Bennet. É impossível o leitor não se apaixonar por Mr. Darcy...é aquela personagem que sabemos que é rude, mas que esconde um bom coração. E Elizabeth com o seu espírito livre, encarna qualquer leitor, pois o modo como vê o mundo é bastante real e frontal. Adorei a obra, adorei a história, adorei como tudo progrediu e a evolução de todas as personagens. Li o livro com um sorriso no rosto, pois a história despertou em mim sentimentos muito bonitos e alegres. Foi uma leitura que me confortou e permitiu ver algumas coisas segundo outro ponto de vista...
Um dos grandes clássicos da literatura mundial, credor da fama que alcançou pela ironia e subtileza com que retrata as relações sentimentais e humanas numa sociedade hierarquizada, condicionadas pelo orgulho e pelo preconceito que se anunciam no título. Esta edição em particular não honra devidamente a obra. A tradução faz escolhas muito discutíveis quando se trata de colocar em português a segunda pessoa do singular e do plural, frequentemente opta pela expressão “eventualmente” quando “finalmente” seria a escolha acertada e também há problemas de revisão evidentes quando se deixa passar no texto a palavra “conjunturas” em vez de “conjecturas”. Pior é a assídua utilização da muleta “mesmos” a propósito de tudo e de nada, que tem tanto de mau português como de potencial para arruinar a experiência de leitura. Vindo de uma editora que fez um notável trabalho na tradução de “Moby Dick”, outro colosso na história da literatura, não se entende, nem se pode aceitar, tão fraco desempenho. Cinco estrelas para a obra, zero estrelas para este lastimável tropeção da Guerra e Paz.
As minhas expetativas para este livro eram muito altas, pois sempre ouvi bons comentários sobre esta história de amor. Posso dizer, com segurança, que este livro excedeu todas as minhas expetativas. Com personagens intrigantes, carismáticas e com marcas das classes sociais da época, este romance simplesmente arrebata-nos de uma forma que nunca poderemos esquecer. Uma leitura obrigatória para quem gosta deste género.
Um romance clássico e admirável sobre a busca do amor na época de Lizzie e de Mr. Darcy! Adorei as personagens e toda a envolvência! Comecei por ler para uma apresentaçao na disciplina de português mas acabei por gostar verdadeiramente!