O Governo das Escolas

Democracia, Controlo e Performatividade

de Virgínio Sá e Licínio C. Lima
editor: Edições Humus, agosto de 2017
15,00€
ESGOTADO OU NÃO DISPONÍVEL
VENDA O SEU LIVRO
Em torno do governo das escolas, e partindo da análise da situação em diferentes países, os autores adotam aqui distintos olhares teóricos e metodológicos, registos variados, mas em geral incidindo sobre:

1) os fenómenos de erosão democrática no governo e na administração das escolas;
2) os impactos que as políticas públicas inspiradas nas abordagens gerencialistas têm conhecido em contextos diversos;
3) os discursos e conceitos de autonomia, descentralização e participação, hoje sujeitos a abordagens que chegam a ser antagónicas quanto aos seus pressupostos políticos e educativos;
4) a revalorização da figura de diretor ou gestor escolar, seja numa perspetiva política de governo das escolas através de um rosto bem identificado e do seu direito de gerir, seja a partir de uma justificação de tipo técnico-instrumental, ou seja, ainda, com base na defesa da necessidade de uma mais forte liderança pedagógica das escolas e dos professores;
5) a gestão pela produção, medição e controlo dos resultados escolares em ambiente crescentemente competitivo, através de avaliações em grande escala, da elaboração de rankings e de outros processos que só raramente contribuem para a compreensão dos fatores que influenciam a desigualdade de resultados escolares no interior da mesma escola.

O Governo das Escolas

Democracia, Controlo e Performatividade

de Virgínio Sá e Licínio C. Lima

Propriedade Descrição
ISBN: 9789897552656
Editor: Edições Humus
Data de Lançamento: agosto de 2017
Idioma: Português
Dimensões: 160 x 231 x 18 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 264
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Ensino e Educação > Políticas Educacionais e Administração Escolar
EAN: 9789897552656
e e e e E

O poder nas escolas

J. Orey

Esta obra contribui, entre outras temáticas, para compreender como se distribui o poder nos agrupamentos de escolas. Em particular, dá a conhecer as estratégias dos atores que, formalmente, detêm mais poder e influência no governo da escolas (conselho geral, diretores e administração educativa).