Diretores Escolares em Ação
SINOPSE
Transitou-se, de forma generalizada, e sem sobressaltos, da colegialidade para a unipessoalidade da gestão escolar. Não sem a expressão de receios, nem à margem do reconhecimento de retrocessos no processo de democratização das escolas, mas desde cedo, e após os primeiros processos de constituição dos novos órgãos, sob um discurso generalizado que ainda hoje insiste em afi rmar que, no essencial, "ficou quase tudo na mesma, só mudou o nome". Mas é esse o caso ou a questão é mais complexa e exige investigação?
DETALHES
Propriedade | Descrição |
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ISBN: | 9789898151582 |
Editor: | Fundação Manuel Leão |
Data de Lançamento: | outubro de 2020 |
Idioma: | Português |
Dimensões: | 141 x 216 x 17 mm |
Encadernação: | Capa mole |
Páginas: | 300 |
Tipo de produto: | Livro |
Classificação temática: | Livros em Português > Ensino e Educação > Políticas Educacionais e Administração Escolar |
EAN: | 9789898151582 |
OPINIÃO DOS LEITORES
Que democracia em ação nas escolas?
Eusébio André
Para quem se interessa pelas questões relativas à "administração e gestão escolar", eis uma obra de referência, não só para investigadores e interessados na atividade científica neste campo, mas também para todos aqueles que, de uma forma ou de outra, vivem e trabalham na organização escolar. Apesar de se tratar de uma mudança que ocorreu há 13 anos, os estudos sobre a figura do diretor e da chamada liderança unipessoal são escassos. A obra incorpora quatro estudos de caso que ilustram as lógicas de ação dos diretores e os efeitos produzidos a vários níveis. Mas talvez o importante seja destacar que se trata de uma obra que, face a ideologias gerencialistas que se tornaram dominantes, reforça a necessidade de repolitizar a escola, confrontando-a com os valores da participação, da democracia e da emancipação.
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