Matadores de Dragão
Princesas Resgatadas
de Francisco Vaz da Silva
Sobre
o LivroOs contos tradicionais ditos maravilhosos, ou de fadas, descrevem terríveis tribulações, prodígios de abnegação, sofrimentos insondáveis; mas simultaneamente dão a entender que o sofrimento gera a compreensão, o sacrifício propicia a renovação, a abnegação prepara proventos futuros. Incitam auditores e leitores a não baixar os braços, convidam a porfiar. Proclamam que a crise é necessária ao crescimento, que a adversidade fornece alento e inspiração. Os contos tradicionais maravilhosos são, ontem como hoje, um importante recurso espiritual.
Contos Maravilhosos Europeus propõe-se colocar o universo dos contos tradicionais ao alcance do grande público, facultando conhecimentos especializados de um modo acessível a não especialistas. Este quarto volume apresenta um conjunto de textos que tratam, por vezes implicitamente, o ato de matar um dragão. Em cosmogonias diversas, este é um ato primordial que figura a transformação do caos em cosmos. Nos contos maravilhosos a morte do dragão liberta uma princesa encantada. Geralmente, tais princesas libertas representam um valor precioso retido pelo dragão e que a morte deste liberta.
Visão
Opinião
dos leitoresDetalhes
do ProdutoLivros em Português > Literatura > Ensaios
Uma coletânea fenomenal de contos e lendas que envolvem dragões. Os textos são cuidadosamente adaptados e acessíveis. Não se limitando à exposição dos diversos contos e lendas, Francisco Vaz da Silva faz também comentários a cada um dos textos. Contudo, a minha versão deste livro apresenta alguns erros de grafismo (ou de impressão). Por exemplo, na página 257 apresenta texto sobreposto. Não deixa, todavia, de ser uma excelente obra!
Mais uma recolha de Francisco Vaz da Silva para esta excelente coleção de contos europeus. As histórias de príncipes salvadores de nobres damas de um qualquer reino povoaram e povoam as mentes dos mais jovens. Este livro reúne alguns desses contos em que o herói, um jovem nobre ou por vezes plebeu, mata um dragão que assola um reino, ameaçando a filha de um rei que concede a mão da filha a quem a salvar. De enaltecer as várias variantes publicadas, algumas das quais portuguesas.
O príncipe, que luta contra o dragão, para salvar uma princesa, é recompensando com o seu amor, pela sua coragem e bravura. Era assim que os matadores de dragões eram imaginados nos contos de fadas. Mas o que há para além disso? Que outros contos existem em que a figura principal são estes Matadores de Dragão? Um livro fascinante assim como toda a colecção onde se insere.
Como toda a colecção, expõe muito bem os vários tipos de contos, aduzindo variantes orais e versões literárias que muito bem os ilustram, com comentários excelentes a cada conto.