10% de desconto

Matadores de Dragão

Princesas Resgatadas

de Francisco Vaz da Silva

editor: Temas e Debates, janeiro de 2012
Os contos tradicionais ditos maravilhosos, ou de fadas, descrevem terríveis tribulações, prodígios de abnegação, sofrimentos insondáveis; mas simultaneamente dão a entender que o sofrimento gera a compreensão, o sacrifício propicia a renovação, a abnegação prepara proventos futuros. Incitam auditores e leitores a não baixar os braços, convidam a porfiar. Proclamam que a crise é necessária ao crescimento, que a adversidade fornece alento e inspiração. Os contos tradicionais maravilhosos são, ontem como hoje, um importante recurso espiritual.

Contos Maravilhosos Europeus propõe-se colocar o universo dos contos tradicionais ao alcance do grande público, facultando conhecimentos especializados de um modo acessível a não especialistas. Este quarto volume apresenta um conjunto de textos que tratam, por vezes implicitamente, o ato de matar um dragão. Em cosmogonias diversas, este é um ato primordial que figura a transformação do caos em cosmos. Nos contos maravilhosos a morte do dragão liberta uma princesa encantada. Geralmente, tais princesas libertas representam um valor precioso retido pelo dragão e que a morte deste liberta.

«Em sete volumes, o antropólogo e professor universitário Francisco Vaz da Silva promete revelar as muitas variações dos Contos Maravilhosos Europeus, que desde tempos imemoriais continuam a fascinar miúdos e graúdos. Este especialista, que há mais de 30 anos vive mergulhado nas malhas da tradição oral, mostra-nos como podem estas histórias ser lidas na sala de estar e na sala de aula.»
Visão

Matadores de Dragão

Princesas Resgatadas

de Francisco Vaz da Silva

Propriedade Descrição
ISBN: 9789896441753
Editor: Temas e Debates
Data de Lançamento: janeiro de 2012
Idioma: Português
Dimensões: 151 x 236 x 18 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 308
Tipo de produto: Livro
Coleção: Contos Maravilhosos Europeus
Classificação temática: Livros em Português > Literatura > Contos Livros em Português > Literatura > Ensaios
EAN: 9789896441753
e e e e E

Lendas e contos de dragões

Miguel F.

Uma coletânea fenomenal de contos e lendas que envolvem dragões. Os textos são cuidadosamente adaptados e acessíveis. Não se limitando à exposição dos diversos contos e lendas, Francisco Vaz da Silva faz também comentários a cada um dos textos. Contudo, a minha versão deste livro apresenta alguns erros de grafismo (ou de impressão). Por exemplo, na página 257 apresenta texto sobreposto. Não deixa, todavia, de ser uma excelente obra!

e e e e E

A sua mão por um dragão

Carlos Serejo

Mais uma recolha de Francisco Vaz da Silva para esta excelente coleção de contos europeus. As histórias de príncipes salvadores de nobres damas de um qualquer reino povoaram e povoam as mentes dos mais jovens. Este livro reúne alguns desses contos em que o herói, um jovem nobre ou por vezes plebeu, mata um dragão que assola um reino, ameaçando a filha de um rei que concede a mão da filha a quem a salvar. De enaltecer as várias variantes publicadas, algumas das quais portuguesas.

e e e e e

Quando o bem combate o mal

Carla R

O príncipe, que luta contra o dragão, para salvar uma princesa, é recompensando com o seu amor, pela sua coragem e bravura. Era assim que os matadores de dragões eram imaginados nos contos de fadas. Mas o que há para além disso? Que outros contos existem em que a figura principal são estes Matadores de Dragão? Um livro fascinante assim como toda a colecção onde se insere.

e e e e e

Um livro excelente

Maria Margarida Quaresma de Matos Fortuna

Como toda a colecção, expõe muito bem os vários tipos de contos, aduzindo variantes orais e versões literárias que muito bem os ilustram, com comentários excelentes a cada conto.

Francisco Vaz da Silva

Francisco Vaz da Silva é professor no Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL) e investigador no Instituto de Estudos de Literatura Tradicional (IELT) da Universidade Nova de Lisboa. Faz parte do comité redatorial da revista especializada Marvels & Tales (EUA) e lecionou cursos sobre contos maravilhosos em várias latitudes, nomeadamente na Universidade da Califórnia em Berkeley, na Universidade da Islândia e no Programa em Teoria da Literatura da Faculdade de Letras de Lisboa. Os sete volumes de Contos Maravilhosos Europeus espelham trinta anos de trabalho e explorações neste domínio.

(ver mais)