A Bela e o Monstro: Contos de Encantamento

Contos Maravilhosos Europeus - volume 5

de Francisco Vaz da Silva

editor: Temas e Debates, setembro de 2012
ESGOTADO OU NÃO DISPONÍVEL
VENDA O SEU LIVRO i
Os contos tradicionais ditos maravilhosos, ou de fadas, descrevem terríveis tribulações, prodígios de abnegação, sofrimentos insondáveis; mas simultaneamente dão a entender que o sofrimento gera a compreensão, o sacrifício propicia a renovação, a abnegação prepara proventos futuros. Incitam auditores e leitores a não baixar os braços, convidam a porfiar. Proclamam que a crise é necessária ao crescimento, que a adversidade fornece alento e inspiração. Os contos tradicionais maravilhosos são, ontem como hoje, um importante recurso espiritual.
Contos Maravilhosos Europeus propõe-se colocar o universo dos contos tradicionais ao alcance do grande público, facultando conhecimentos especializados de um modo acessível a não especialistas. A Bela e o Monstro: Contos de Encantamento apresenta os textos mais representativos da longa tradição literária deste tema — traduz-se a partir dos originais as variantes de Apuleio (século II), Basile (século XVII), Leprince de Beaumont (século xviii) e dos irmãos Grimm (século XIX) —, assim como um número apreciável de textos provenientes das tradições orais europeias. As variantes apresentadas tornam claro que a narrativa que nos é familiar a partir de livros e filmes para crianças é apenas uma das formas que o tema assume. A Bela e o Monstro é, efetivamente, um tema complexo e variado que tem uma longa e antiga tradição.

«Em sete volumes, o antropólogo e professor universitário Francisco Vaz da Silva promete revelar as muitas variações dos Contos Maravilhosos Europeus, que desde tempos imemoriais continuam a fascinar miúdos e graúdos. Este especialista, que há mais de 30 anos vive mergulhado nas malhas da tradição oral, mostra-nos como podem estas histórias ser lidas na sala de estar e na sala de aula.»
Visão

A Bela e o Monstro: Contos de Encantamento

Contos Maravilhosos Europeus - volume 5

de Francisco Vaz da Silva

Propriedade Descrição
ISBN: 9789896442019
Editor: Temas e Debates
Data de Lançamento: setembro de 2012
Idioma: Português
Dimensões: 150 x 233 x 19 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 320
Tipo de produto: Livro
Coleção: Contos Maravilhosos Europeus
Classificação temática: Livros em Português > Literatura > Contos
EAN: 9789896442019
e e e e E

Amar para além da imagem

Aldina R

Esta colecção deliciosa desta vez traz-nos a história de A Bela e o Monstro contada das mais diversas maneiras tendo em conta as variantes de cada país. Embora, cada uma destas variantes, tenham diferenças entre si na forma como a história é contada, há uma coisa que é comum a todas elas: a moral desta história, que demonstra ser possível amar para além da imagem que vemos. Uma história antiga, com uma mensagem maior e que merece ser lida em todas estas variantes que Francisco Vaz da Silva nos traz.

e e e e E

Encantamentos vários

Maria Teresa Meireles

Uma colecção de livros bem apresentada, bem estruturada e com uma selecção temática de contos. Neste caso específico, os contos do noivo-animal. Um livro de encantamentos vários.

Francisco Vaz da Silva

Francisco Vaz da Silva é professor no Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL) e investigador no Instituto de Estudos de Literatura Tradicional (IELT) da Universidade Nova de Lisboa. Faz parte do comité redatorial da revista especializada Marvels & Tales (EUA) e lecionou cursos sobre contos maravilhosos em várias latitudes, nomeadamente na Universidade da Califórnia em Berkeley, na Universidade da Islândia e no Programa em Teoria da Literatura da Faculdade de Letras de Lisboa. Os sete volumes de Contos Maravilhosos Europeus espelham trinta anos de trabalho e explorações neste domínio.

(ver mais)
Histórias de Amor Eterno

Histórias de Amor Eterno

10%
Planeta Editora
3,00€ 10% CARTÃO