10% de desconto

Educar Crianças com Problemas de Comportamento

Livro 17

de Philip S. Hall e Nancy D. Hall

editor: Porto Editora, setembro de 2008
Coleção Educação Especial
Dirigida por Luís de Miranda Correia

Com a entrada do século XXI, há todo um conjunto de questões com que, necessariamente, a educação especial se está a debater.
Desde qual será o melhor modelo de atendimento para o aluno com necessidades educativas especiais, incluindo aquele com problemáticas severas, até ao papel que o professor do ensino regular e da educação especial, os pais e demais agentes educativos devem desempenhar na sua educação, tudo são questões em aberto a que, com certeza, a investigação e a literatura especializada têm de dedicar especial atenção.
Tendo por base estas premissas, a Porto Editora decidiu lançar uma nova coleção de livros, intitulada Educação Especial, com o intuito de pôr à disposição de todos os profissionais ligados à educação - professores, terapeutas, psicólogos, médicos e pais - um conjunto de instrumentos que lhes permita não só refletir sobre as práticas mais adequadas ao atendimento do aluno com necessidades educativas especiais, mas também intervir de uma forma mais abalizada e mais criteriosa, tendo por base uma nova realidade que se avizinha, centrada numa escola para todos.

As crianças com perturbação de oposição e comportamento desafiante representam uma enorme dificuldade para os professores e outros educadores. Esses alunos podem tornar-se agressivos, perturbadores e mesmo violentos dentro da sala de aula. Mas, em vez de se sentirem frustrados com este comportamento antissocial, os educadores necessitam de abordar cada criança individualmente com paciência e compreensão.
Recorrendo a histórias verídicas, baseadas em casos ocorridos em salas de aula, os autores ilustram os conceitos-chave e as técnicas necessárias para ser bem-sucedido no ensino de alunos com problemas de comportamento. Acreditam que o comportamento do professor pode influenciar positivamente as reações do aluno e apresentam conselhos práticos sobre quais as abordagens que funcionam e quais as que não funcionam. Os leitores aprenderão a:
- identificar os fatores de risco que podem espoletar comportamentos antissociais;
- planear o ambiente da sala de aula, as rotinas e as tarefas que aumentam o sucesso;
- interagir de forma que promovam o comportamento positivo;
- retirar temporariamente uma criança disruptiva da sala de aula, preservando a dignidade do discente;
- trabalhar com os pais da criança para determinar os serviços de educação especial adequados;
- orientar os pais para programas de formação eficazes;
- desenvolver uma cultura de escola com valores e crenças produtivos para os alunos com perturbação de oposição.
Os alunos com problemas de comportamento têm de se sentir seguros na sala de aula, a nível emocional e físico. Os autores demonstram de que forma é que os educadores podem ajudar os alunos a passar do desespero à esperança, da irritação ao conforto e do insucesso ao sucesso.

Educar Crianças com Problemas de Comportamento

de Philip S. Hall e Nancy D. Hall

Propriedade Descrição
ISBN: 978-972-0-34517-2
Editor: Porto Editora
Data de Lançamento: setembro de 2008
Idioma: Português
Dimensões: 167 x 244 x 18 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 176
Tipo de produto: Livro
Coleção: Educação Especial
Classificação temática: Livros em Português > Ensino e Educação > Ensino Especial
EAN: 978972034517210
Idade Mínima Recomendada: Não aplicável