10% de desconto

Como Ensinar Todos os Alunos na Sala de Aula Inclusiva - 2.º Volume

Livro 12

de Sandra F. Rief e Julie A. Heimburge
editor: Porto Editora, abril de 2003
22,20€
10% DE DESCONTO CARTÃO
EM STOCK -
PORTES GRÁTIS
Este livro constitui um novo e extraordinário recurso para todos os professores do ensino regular e da educação especial, assim como para administradores e pais. São apresentadas estratégias, lições e atividades prontas a usar na sala de aula inclusiva, as quais se destinam a apoiar alunos com diferentes estilos de aprendizagem, aptidões, capacidades e comportamentos.

Centrando-se na criança como um todo e numa abordagem do trabalho em equipa que lhe permitirá orientar um variado grupo de alunos para o sucesso académico, social e emocional, o livro mostra-lhe:

  •   como desenvolver técnicas eficazes para colocar perguntas na sala de aula;
  •   como despertar o interesse de alunos que não denotam motivação para a leitura/escrita, através do recurso à poesia, à banda desenhada e a outros materiais   motivadores;
  •   como estimular a expressão oral recorrendo a breves intervenções orais e a outras técnicas;
  •   como motivar os alunos para o sucesso em matemática através de estratégias criativas, tal como "A aventura das compras - visita de estudo" e "Centros de matemática na sala de aula";
  •   como desenvolver competências de pesquisa, recorrendo ao "Miniprojecto de pesquisa" e à "Feira de Aprendizagem";
  •   como desenvolver as capacidades dos alunos através da pesquisa no domínio das ciências;
  •   como aproveitar ao máximo as potencialidades da música na sala de aula, a partir da "Música multicultural" e de outras estratégias;
  •   como ensinar os alunos recorrendo às artes, nomeadamente o desenho e outras formas de expressão artística.

    Tem ainda à disposição um grande número de materiais fotocopiáveis, de que são exemplo:Projeto de matemática de sobrevivência e Ficha de informação - projeto de ciências.

    Em suma, Como Ensinar Todos os Alunos na Sala de Aula Inclusiva apresenta-lhe toda a informação e técnicas específicas de que necessita para integrar eficazmente grupos heterogéneos de alunos e para assegurar o sucesso de cada criança na sala de aula.



    Coleção Educação Especial

    Com a entrada do século XXI, há todo um conjunto de questões com que, necessariamente, a educação especial se está a debater.

    Desde qual será o melhor modelo de atendimento para o aluno com necessidades educativas especiais, incluindo aquele com problemáticas severas, até ao papel que o professor do ensino regular e da educação especial, os pais e demais agentes educativos devem desempenhar na sua educação, tudo são questões em aberto a que, com certeza, a investigação e a literatura especializada têm de dedicar especial atenção.

    Tendo por base estas premissas, a Porto Editora decidiu lançar uma nova coleção de livros, intitulada Educação Especial, com o intuito de pôr à disposição de todos os profissionais ligados à educação - professores, terapeutas, psicólogos, médicos e pais - um conjunto de instrumentos que lhes permita não só refletir sobre as práticas mais adequadas ao atendimento do aluno com necessidades educativas especiais, mas também intervir de uma forma mais abalizada e mais criteriosa, tendo por base uma nova realidade que se avizinha, centrada numa escola para todos.

  • Como Ensinar Todos os Alunos na Sala de Aula Inclusiva - 2.º Volume

    de Sandra F. Rief e Julie A. Heimburge

    Propriedade Descrição
    ISBN: 978-972-0-34512-7
    Editor: Porto Editora
    Data de Lançamento: abril de 2003
    Idioma: Português
    Dimensões: 166 x 243 x 15 mm
    Encadernação: Capa mole
    Páginas: 272
    Tipo de produto: Livro
    Coleção: Educação Especial
    Classificação temática: Livros em Português > Ensino e Educação > Ensino Especial
    EAN: 978972034512711
    Idade Mínima Recomendada: Não aplicável

    Muito Bom

    Paula M

    Dá a conhecer um conjunto de estratégias para motivar e envolver todos os alunos no trabalho na sala de aula. As estratégias propostas são adequadas para o 1.º e 2.º ciclos no âmbitos de diversas disciplinas. É um bom livro para quem tem interesse em promover uma educação inclusiva na sua sala de aula.

    Inclusão

    Mónica Isabel Pinto

    Cada vez mais o tema da inclusão deve ser debatido, mas acima de tudo colocado em prática quer nas escolas quer na sociedade. Ninguém é um ser isolado, ninguém consegue viver sem a interação com os outros. Os alunos com NEE necessitam cada vez mais estar incluídos e não apenas integrados... Neste livro podemos encontrar atividades para que todos os alunos possam participar nas atividades respeitando o seu ritmo. Podemos igualmente basearmo-nos no exemplo inglês de inclusão e adaptar ao nosso país... Um livro que vale a pena ser lido e estudado por todos aqueles que querem realmente fazer do nosso país, um país inclusivo.

    Como Alcançar e Ensinar Todas as Crianças na Sala de Aula Inclusiva -breve resumo

    Sandra Reis e Cunha

    Este livro é um recurso valioso e abrangente na medida em que partilha estratégias e exercícios que permitem ao professor chegar a vários estilos de aprendizagem, ou seja, permite atuar melhor no modo de aprendizagem de cada criança, assim como despertar o interesse de alunos em áreas pelas quais não demonstram motivação ou alunos com dificuldades nos vários domínios, leitura e escrita, expressão oral, matemática, através da música e das artes. Partindo da premissa de que todos os alunos são capazes de aprender, este livro comporta estratégias, muitas estratégias que visam a participação de todos os alunos, mesmo aqueles que normalmente não partilham oralmente as suas opiniões ou tem dificuldade em o fazer; Com técnicas para a colocação de perguntas cuja intenção é aumentar as oportunidades de resposta por parte dos alunos, a filosofia do método global que permite interiorizar o significado da palavra assim como assimilar corretamente a sua grafia no domínio da ortografia; De salientar também o projeto de matemática de sobrevivência que comporta exercícios em contextos reais do tipo abrir uma conta poupança no banco, fazer um depósito, outros exercícios transportados para o restaurante, ou para encomendas online, para agencias de viagens, etc. Nos seus dois volumes os autores delineiam uma abordagem transversal e multidisciplinar que incluem pais, professores, professores de educação especial, colegas e demais profissionais que visa o sucesso académico, social e emocional de cada aluno, tendo em conta a sua diversidade, o seu estilo de aprendizagem, habilidades e comportamentos que possam refletir o seu bom desempenho, num arsenal de estratégias, materiais adaptáveis e fotocopiáveis com atividades prontas a usar por quem pretenda enveredar por um tipo de ensino exigente mas que inclui todos os alunos, com dificuldades ligeiras ou mais complexas ou com necessidades especiais, em resumo, um livro que é um recurso indispensável na inclusão de diferentes grupos de alunos na sala de aula com o intuito de promover um resultado de aprendizagem eficaz e bem-sucedido para todas as crianças.

    Ótimo

    Ana F.

    Livro muito bom com indicações preciosas de como trabalhar com as crianças e jovens de forma motivadora.

    Valioso instrumento

    Ana Ferreira

    Este volume proporciona a todos os profissionais que lidam com crianças estratégias, técnicas e instrumentos para superar dificuldades, proporcionar a interação entre todos os alunos dentro da sala de aula e detetar necessidades específicas para logo as minimizar, remediar ou superar.

    LIVROS DA MESMA COLEÇÃO

    QUEM COMPROU TAMBÉM COMPROU