10% de desconto

Comportamento Adaptativo

Livro 8

de Sofia Santos e Pedro Morato

editor: Porto Editora, fevereiro de 2002
Este livro tem como objectivo o estudo do comportamento adaptativo (CA) através da aplicação de uma escala pertinente e inovadora para a avaliação das populações com deficiência mental (DM). Desta forma, é constituído por um capítulo dedicado àquela e à inter-relação existente entre os dois conceitos, referenciando-se as correntes teóricas relativas a esta temática.

A abordagem do CA associa condições de funcionamento independente com o factor da responsabilidade pessoal e social, sendo concretizada neste livro através da comparação bibliográfica e da comparação dos dados, relações e diferenças encontradas. Assim, analisa-se a importância do sujeito e das suas capacidades que, numa interacção conjunta e sistemática com o contexto ecológico onde se insere, se desenvolve e aprende o comportamento adaptativo, adequado a cada situação, apresentando como objectivo último a "vivência de uma vida com qualidade".

A descrição da ECA-E2 é alvo de um capítulo isolado, onde se procede à descrição dos conteúdos da mesma (características, objectivos/ finalidades, classificação, aplicação...) para, numa parte posterior, se proceder ao tratamento estatístico e à comparação dos dados recolhidos ao longo da etapa prática que envolveu todo este trabalho.

No que concerne à metodologia, a ECA-E2 foi aplicada a 50 crianças diagnosticadas com deficiência mental, que se encontram a frequentar o ensino regular, com idades compreendidas entre os 4 e os 14 anos; paralelamente, foi aplicada também a 54 crianças ditas "normais", de acordo com as mesmas premissas supramencionadas para comparação.

Finalmente, e como conclusão da dissertação, e baseados nos seus resultados concretos, procedemos a uma tentativa de ensaio de aplicação prático-pedagógica da ECA, estabelecendo as prioridades programáticas da intervenção promotora de uma melhor adaptação e, por conseguinte, de qualidade de vida.



Colecção Educação Especial

Com a entrada do século XXI, há todo um conjunto de questões com que, necessariamente, a educação especial se está a debater.

Desde qual será o melhor modelo de atendimento para o aluno com necessidades educativas especiais, incluindo aquele com problemáticas severas, até ao papel que o professor do ensino regular e da educação especial, os pais e demais agentes educativos devem desempenhar na sua educação, tudo são questões em aberto a que, com certeza, a investigação e a literatura especializada têm de dedicar especial atenção.

Tendo por base estas premissas, a Porto Editora decidiu lançar uma nova colecção de livros, intitulada Educação Especial, com o intuito de pôr à disposição de todos os profissionais ligados à educação - professores, terapeutas, psicólogos, médicos e pais - um conjunto de instrumentos que lhes permita não só reflectir sobre as práticas mais adequadas ao atendimento do aluno com necessidades educativas especiais, mas também intervir de uma forma mais abalizada e mais criteriosa, tendo por base uma nova realidade que se avizinha, centrada numa escola para todos.

Comportamento Adaptativo

de Sofia Santos e Pedro Morato

Propriedade Descrição
ISBN: 978-972-0-34508-0
Editor: Porto Editora
Data de Lançamento: fevereiro de 2002
Idioma: Português
Dimensões: 167 x 244 x 15 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 240
Tipo de produto: Livro
Coleção: Educação Especial
Classificação temática: Livros em Português > Ensino e Educação > Ensino Especial
EAN: 978972034508010
Idade Mínima Recomendada: Não aplicável
e e e e e

Importante para a inclusão da pessoa com deficiência mental

Sandra Reis e Cunha

A escala de comportamento adaptativo abordada no livro pretende sobretudo trazer dignidade à pessoa com deficiência mental, e acabar com o preconceito que muita gente tem relativamente à sua inutilidade, causada muitas vezes por testes de avaliação de aptidão psicológica e intelectual cujos resultados para os autores atentam na dignidade da pessoa humana e interferem na qualidade de vida da pessoa uma vez que não traduzem resultados das suas vivências nos seus vários contextos, das suas atitudes, comportamentos, no seu meio ambiente ou fora do seu contexto natural, servem apenas para rotular e não são suficientes para discernir o perfil do individuo; Esta escala pretenda avaliar o comportamento do individuo com deficiência mental face a determinadas exigências diárias e determinar a sua capacidade de adaptação aos contextos onde se insere, assim como identificar áreas fortes e fracas tendo em vista a construção de um plano de competências que vise a plena inclusão do indivíduo na comunidade assim como na escola, onde muitas vezes são infantilizados por um currículo que se denomina de funcional. Esta escala divide-se em vários domínios tais como a Autonomia, Desenvolvimento Físico, Atividade Económica, Desenvolvimento da Linguagem, Numeros e Tempo, Atividade Doméstica, Atividade Pré Profissional, Personalidade e Responsabilidade entre alguns outros, onde são constituídas algumas afirmações respeitantes aos vários domínios do comportamento humano que visam a descrição e enumeração de comportamentos e condutas adotadas pelas pessoas nos diferentes contextos da sua vida. Na minha opinião é uma mais valia sobretudo para professores de ensino especial e outros profissionais que trabalham com a deficiência mental, como forma de elaborarem uma avaliação mais real e fiável daquilo que o indivíduo consegue ou não concretizar, promovendo desta forma o seu bem estar e a sua plena inclusão no mundo que a rodeia.

e e e e e

Uma Boa ferramenta de trabalho

Sofia Luna

É um livro que explica a bateria de teste eca-e e como a aplicar. Foi bastante útil, principalmente, para o meu trabalho. Para quem trabalha com crianças e jovens adultos é uma boa ferramenta de trabalho.

e e e e e

Muito util

MB

Livro bastante útil! Inicialmente faz uma excelente caracterização do comportamento adaptativo e na segunda parte analisa detalhadamente a ECA escolar, sendo um instrumento bastante util de suporte a todos os profissionais que pretendam avaliar o o CA.

Educação Cognitiva e Aprendizagem

Educação Cognitiva e Aprendizagem

10%
Porto Editora
16,65€ 10% CARTÃO
portes grátis
Os Três P

Os Três P

10%
Porto Editora
18,85€ 10% CARTÃO
portes grátis