10% de desconto

Educação e Diferença

Valores e Práticas para Uma Educação Inclusiva

Livro 7

de David Rodrigues

editor: Porto Editora, agosto de 2001
A educação inclusiva tornou-se nos últimos anos um tema central da educação. É um termo que assume conotações diferentes para variadas pessoas. Para umas, será irrealizável (a educação teria sempre que criar algum tipo de exclusão); para outras, utópica (seria muito bom mas nunca chegaremos a este "não-lugar"); para outros, seria o inevitável futuro; para outros, ainda, é assunção de um compromisso e de um combate quotidiano.

Divergimos nos significados mas estaremos, no entanto, de acordo que é necessário - para informar e enriquecer as nossas opiniões sobre a educação inclusiva - discutir os valores que ela advoga e conhecer algumas práticas e experiências inclusivas.

É este o contributo que o presente livro pretende dar. Reunindo reputados especialistas nacionais e estrangeiros sobre o tema da educação inclusiva, propõe, através de dez textos, dez desafios para reflexão sobre a escola que temos e sobre a escola que queremos ter.

Pensamos que a leitura e a reflexão sobre estes textos permitirão desfazer muitos equívocos sobre a educação inclusiva e constituir um poderoso utensílio de desenvolvimento profissional e de formação neste domínio.



Coleção Educação Especial

Com a entrada do século XXI, há todo um conjunto de questões com que, necessariamente, a educação especial se está a debater.

Desde qual será o melhor modelo de atendimento para o aluno com necessidades educativas especiais, incluindo aquele com problemáticas severas, até ao papel que o professor do ensino regular e da educação especial, os pais e demais agentes educativos devem desempenhar na sua educação, tudo são questões em aberto a que, com certeza, a investigação e a literatura especializada têm de dedicar especial atenção.

Tendo por base estas premissas, a Porto Editora decidiu lançar uma nova coleção de livros, intitulada Educação Especial, com o intuito de pôr à disposição de todos os profissionais ligados à educação — professores, terapeutas, psicólogos, médicos e pais — um conjunto de instrumentos que lhes permita não só refletir sobre as práticas mais adequadas ao atendimento do aluno com necessidades educativas especiais, mas também intervir de uma forma mais abalizada e mais criteriosa, tendo por base uma nova realidade que se avizinha, centrada numa escola para todos.

Educação e Diferença

Valores e Práticas para Uma Educação Inclusiva

de David Rodrigues

Propriedade Descrição
ISBN: 978-972-0-34507-3
Editor: Porto Editora
Data de Lançamento: agosto de 2001
Idioma: Português
Dimensões: 167 x 244 x 11 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 160
Tipo de produto: Livro
Coleção: Educação Especial
Classificação temática: Livros em Português > Ensino e Educação > Ensino Especial
EAN: 978972034507311
Idade Mínima Recomendada: Não aplicável
e e e e e

A escola inclusiva

MF

O livro aborda a tematica da inclusão. Essencial para qualquer profissional do ensino. Linguagem acessível. Excelente comora!

David Rodrigues

David Rodrigues é professor de Educação Especial e doutorou-se em 1986 na Universidade Técnica de Lisboa - FMH com uma tese sobre crianças com paralisia cerebral. Coordenou o Mestrado em Educação Especial (1991) e o Curso de Terapias Expressivas (1999) na mesma Universidade. Lecionou em universidades portuguesas (Porto, Coimbra, Lisboa e Açores) e em universidades estrangeiras (nomeadamente KU Leuven, Campinas e Florianópolis). É conferencista em congressos internacionais e em iniciativas da UNESCO (nomeadamente na Rússia, Lituânia, França, Espanha, Reino Unido, Colômbia e Brasil).É autor/organizador de 23 livros e pertence ao conselho editorial de 12 revistas científicas em Portugal e no estrangeiro. É presidente da Pró-Inclusão- Associação Nacional de Docentes de Educação Especial, fundador da revista Educação Inclusiva e lecciona e coordena actualmente o curso de Mestrado em educação Especial da ESSE Jean Piaget (Almada). É membro do Centro de Investigação do Instituto de Educação – Universidade de Lisboa. Recebeu em 2007 o Prémio Internacional de Investigação «União Latina».

(ver mais)
Em Busca de Indicadores de Educação Inclusiva

Em Busca de Indicadores de Educação Inclusiva

10%
Edições Universitárias Lusófonas
20,15€ 10% CARTÃO
portes grátis
Direitos Humanos e Inclusão

Direitos Humanos e Inclusão

10%
Profedições
12,00€ 10% CARTÃO