10% de desconto

Do Espírito das Leis

de Montesquieu
Livro eBook
editor: Edições 70, fevereiro de 2011
41,90€
10% DE DESCONTO CARTÃO
PORTES GRÁTIS
«Depois da criação do sol, esta obra é, na minha opinião, a que poderá mais iluminar o mundo». Foi com estas palavras que um contemporâneo de Montesquieu saudou a publicação de Do Espiríto das Leis. Exageros à parte, de resto próprios do chamado «Iluminismo» que a viu nascer, Do Espiríto das Leis é a obra mais abrangente e variada da história da filosofia política europeia. Em nenhuma outra obra do cânone filósofico é possível encontrar uma reflexão articulada tão exaustiva sobre todos os grandes assuntos das ciências humanas: a religião e os costumes, a história e a guerra, a geografia e o clima, a economia e a fiscalidade, a demografia e a identidade nacional, a liberdade e o direito, a grandeza e a decadência, a educação e a família, e, claro, a politíca. Nenhuma outra obra conseguiu absorver com tanta subtileza a diversidade irredutível do mundo humano. Nenhuma outra obra até então se atrevera a considerar a condição feminina como questão politíca, económica e social de primeira ordem. Pode até dizer-se que Do Espiríto das Leis é a primeira grande obra política que apresenta e analisa em detalhe o fenómeno de hoje conhecido por «globalização». Do Espírito das Leis é o resultado de vinte anos de meditação. É o produto de uma ciência humana que Montesquieu pretendia que fosse genuinamente integral, isto é, que falasse do homem, da sua natureza e da sua experiência, sem omissões nem reduções

Do Espírito das Leis

de Montesquieu

Propriedade Descrição
ISBN: 9789724415642
Editor: Edições 70
Data de Lançamento: fevereiro de 2011
Idioma: Português
Dimensões: 134 x 210 x 42 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 940
Tipo de produto: Livro
Coleção: Textos Filosóficos
Classificação temática: Livros em Português > Ciências Sociais e Humanas > Filosofia
EAN: 9789724415642

Fundamental na Revolução Francesa e na criação do Estado de Direito

Rui Álvares Cabral

A obra do Barão de Montesquieu foi fundamental para alicerçar a atual democracia. Atualmente a sua obra reflete-se na tripartição/separação dos poderes do Estado (poder executivo, poder legislativo e poder judicial). Um visionário!

Indispensável

Nuno Barata

Não tem lugar logo depois do sol mas está muito para além da luz de todos os astros e estrelas. Uma obra fundamental, essencial e indispensável na biblioteca de qualquer aprendiz de politólogo, ou político. No reino da filosofia política haverá poucas obras com a importância desta. Uma excelente tradução e introdução do Miguel Morgado.

SOBRE O AUTOR

Montesquieu

Escritor e filósofo francês, Montesquieu nasceu em 1689, em Bordéus, filho de um magistrado. Estudou História e Ciências na Universidade, pensando eventualmente tornar-se advogado. Depois da morte de seu pai, em 1713, ficou ao cuidado de um tio, o Barão de Montesquieu que, após a sua morte em 1716, lhe deixa a sua riqueza, o cargo de presidente do Parlamento de Bordéus e o título de Barão. Mais tarde, torna-se membro da Academia Francesa de Ciências de Bordéus e estuda direito, mais especificamente direitos alfandegários. Conheceu o êxito literário em 1712 com "Cartas Persas", que criticavam o estilo de vida de uma família rica francesa e da Igreja. Interessa-se por História e Filosofia Política.
Viaja rumo à Europa durante três anos, conhecendo sobretudo Inglaterra, onde se documenta sobre a organização política dos diversos países europeus e o funcionamento do Direito em cada um desses países.
Publica em 1734 "Considerações Sobre as Causas e Decadência dos Romanos" e, em 1748, "O Espírito das Leis", livro que resulta de um trabalho de vinte anos e reflete as suas ideias sobre o funcionamento ideal de um governo e os três tipos de governo existentes: monarquia, república e despotismo.
Será esta obra pioneira que revelará o espírito liberal de Montesquieu, ao defender que o melhor governo é o eleito e apoiando claramente a separação de poderes (inspirado em John Locke). Sobre a democracia, Montesquieu acredita que o sucesso da mesma depende do equilíbrio adequado de poder.
As suas ideias exerceram uma influência marcante no Direito Legislativo, sendo Montesquieu também considerado um dos fundadores da Sociologia, devido ao estudo que desenvolveu sobre as leis reguladoras dos fenómenos sociais.

(ver mais)

DO MESMO AUTOR

QUEM COMPROU TAMBÉM COMPROU