La Separación De Poderes

de Montesquieu
idioma: espanhol
editor: PAGINA INDOMITA, fevereiro de 2021
ESGOTADO OU NÃO DISPONÍVEL
VENDA O SEU LIVRO
Presentamos en este volumen, de forma independiente, el libro XI de "El espíritu de las leyes", aquel en el que Montesquieu formula su célebre teoría de la separación de poderes, y que es quizá el escrito político capital del siglo XVIII, así como uno de los textos de teoría política y de historia de la jurisprudencia más relevantes de todos los tiempos. Siguiendo las teorías antiguas y medievales sobre el gobierno mixto, junto con los escritos de Bolingbroke y el "Segundo tratado sobre el gobierno civil" de John Locke, y tomando como tipo ideal la monarquía parlamentaria británica surgida tras la Revolución gloriosa, Montesquieu plantea aquí la división del poder en legislativo, ejecutivo y judicial, de modo que estos tres poderes se refrenen mutuamente y mantengan un equilibrio dinámico.

La Separación De Poderes

de Montesquieu

Propriedade Descrição
ISBN: 9788412240436
Editor: PAGINA INDOMITA
Data de Lançamento: fevereiro de 2021
Idioma: Espanhol
Dimensões: 150 x 230 x 23 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 112
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Espanhol > Literatura > Ensaios
EAN: 9788412240436

SOBRE O AUTOR

Montesquieu

Escritor e filósofo francês, Montesquieu nasceu em 1689, em Bordéus, filho de um magistrado. Estudou História e Ciências na Universidade, pensando eventualmente tornar-se advogado. Depois da morte de seu pai, em 1713, ficou ao cuidado de um tio, o Barão de Montesquieu que, após a sua morte em 1716, lhe deixa a sua riqueza, o cargo de presidente do Parlamento de Bordéus e o título de Barão. Mais tarde, torna-se membro da Academia Francesa de Ciências de Bordéus e estuda direito, mais especificamente direitos alfandegários. Conheceu o êxito literário em 1712 com "Cartas Persas", que criticavam o estilo de vida de uma família rica francesa e da Igreja. Interessa-se por História e Filosofia Política.
Viaja rumo à Europa durante três anos, conhecendo sobretudo Inglaterra, onde se documenta sobre a organização política dos diversos países europeus e o funcionamento do Direito em cada um desses países.
Publica em 1734 "Considerações Sobre as Causas e Decadência dos Romanos" e, em 1748, "O Espírito das Leis", livro que resulta de um trabalho de vinte anos e reflete as suas ideias sobre o funcionamento ideal de um governo e os três tipos de governo existentes: monarquia, república e despotismo.
Será esta obra pioneira que revelará o espírito liberal de Montesquieu, ao defender que o melhor governo é o eleito e apoiando claramente a separação de poderes (inspirado em John Locke). Sobre a democracia, Montesquieu acredita que o sucesso da mesma depende do equilíbrio adequado de poder.
As suas ideias exerceram uma influência marcante no Direito Legislativo, sendo Montesquieu também considerado um dos fundadores da Sociologia, devido ao estudo que desenvolveu sobre as leis reguladoras dos fenómenos sociais.

(ver mais)

DO MESMO AUTOR