10% de desconto

Ensayo Sobre El Gusto

de Montesquieu
Livro eBook
idioma: espanhol
editor: SIRUELA, fevereiro de 2024
12,18€
10,96€
10% DESCONTO IMEDIATO
En Ensayo sobre el gusto en las cosas de la naturaleza y el arte ?publicado póstumamente en el volumen VII de la Encyclopédie (1777) y ampliado con fragmentos añadidos en la edición de las ?uvres complètes de 1816?, Montesquieu sostiene que las fuentes de lo bello, de lo bueno y de lo agradable están en nosotros mismos, e investigarlas es investigar las causas de los placeres de nuestra alma. El placer, la exigencia de armonía y simetría no emanan directamente de la razón, preocupada siempre por introducir su orden en todo. Será pues la mirada la que amplie el horizonte para contemplar un reino donde nada está oculto, y serán los diferentes placeres de nuestra alma los que formen los objetos del gusto. El alma ama la variedad, pero no basta con mostrarle multitud de cosas; hay que presentárselas en orden, ya que gusta de la simetría, de los contrastes y de la sorpresa. Las personas delicadas son, pues, aquellas que asocian a cada idea o gusto muchas otras ideas o gustos complementarios.

Ensayo Sobre El Gusto

de Montesquieu

Propriedade Descrição
ISBN: 9788419942203
Editor: SIRUELA
Data de Lançamento: fevereiro de 2024
Idioma: Espanhol
Dimensões: 105 x 150 x 23 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 100
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Espanhol > Literatura > Ensaios
EAN: 9788419942203

SOBRE O AUTOR

Montesquieu

Escritor e filósofo francês, Montesquieu nasceu em 1689, em Bordéus, filho de um magistrado. Estudou História e Ciências na Universidade, pensando eventualmente tornar-se advogado. Depois da morte de seu pai, em 1713, ficou ao cuidado de um tio, o Barão de Montesquieu que, após a sua morte em 1716, lhe deixa a sua riqueza, o cargo de presidente do Parlamento de Bordéus e o título de Barão. Mais tarde, torna-se membro da Academia Francesa de Ciências de Bordéus e estuda direito, mais especificamente direitos alfandegários. Conheceu o êxito literário em 1712 com "Cartas Persas", que criticavam o estilo de vida de uma família rica francesa e da Igreja. Interessa-se por História e Filosofia Política.
Viaja rumo à Europa durante três anos, conhecendo sobretudo Inglaterra, onde se documenta sobre a organização política dos diversos países europeus e o funcionamento do Direito em cada um desses países.
Publica em 1734 "Considerações Sobre as Causas e Decadência dos Romanos" e, em 1748, "O Espírito das Leis", livro que resulta de um trabalho de vinte anos e reflete as suas ideias sobre o funcionamento ideal de um governo e os três tipos de governo existentes: monarquia, república e despotismo.
Será esta obra pioneira que revelará o espírito liberal de Montesquieu, ao defender que o melhor governo é o eleito e apoiando claramente a separação de poderes (inspirado em John Locke). Sobre a democracia, Montesquieu acredita que o sucesso da mesma depende do equilíbrio adequado de poder.
As suas ideias exerceram uma influência marcante no Direito Legislativo, sendo Montesquieu também considerado um dos fundadores da Sociologia, devido ao estudo que desenvolveu sobre as leis reguladoras dos fenómenos sociais.

(ver mais)

DO MESMO AUTOR