Como Não Morrer
de Michael Greger
Grátis
Recursos
Recursos

Sobre o livro
Sobre
o LivroAs consultas médicas duram cerca de 15 minutos. O paciente é admitido com uma determinada doença e sai com a receita. Mas quase nunca o informam do que deve fazer para prevenir a doença ou para não ter recaídas. E raras vezes sai do consultório com uma lista de alimentos que deve comer ou evitar.
Michael Greger, provavelmente um dos médicos mais conhecidos (e seguidos) dos Estados Unidos, sempre lutou contra o modo como a medicina era praticada. E decidiu que dedicaria a sua vida a dizer aos pacientes o que ninguém lhes dizia na consulta. Ou seja, que há alimentos muito mais eficazes do que qualquer remédio.
Ao longo de décadas reuniu as provas científicas, falou com especialistas de todo o mundo e começou a divulgar as informações num site que se tornou um caso raro de sucesso. Neste livro, apresenta as conclusões. Usa como ponto de partida as 15 doenças mais mortais - dos problemas cardíacos ao cancro, passando pela diabetes. Explica como as contraímos e porquê. E depois dá-nos a receita para as evitar ou curar. Como Não Morrer - a mais completa enciclopédia da saúde do mercado -, faculta as prescrições de que precisa. E ainda a indispensável lista dos doze conselhos essenciais para garantir que não precisará de ir ao médico tão cedo.
Oferece um grande número de sugestões para promover um estilo de vida saudável, primariamente pela adoção de alimentação saudável ("plant-based"). É um recurso muito completo, estando suportado por uma extensa base de estudos científicos. Desde que li o livro adotei muitas das suas sugestões, e tenho sentido os efeitos positivos disso na minha saúde. Recomendo vivamente a sua leitura a qualquer pessoa.
Este é um livro que todos os profissionais de saúde e não só deveriam ter. A leitura é simples mas elucidativa e ensina como conhecer melhor o nosso corpo.
Uma autentica Bíblia da alimentação.
Este livro é muito interessante não só para quem quer aprender um pouco mais sobre a maioria das doenças, como para quem quer cuidar de si próprio e dos seus. Faz referência a inúmeros artigos científicos e, apesar de ser um livro enorme, é bastante fácil de ler, visto que tem uma linguagem simples e está muito bem estruturado. Apesar de polémico, penso que tanto médicos como nutricionistas deveriam ler este livro ou pelo menos informarem-se sobre o poder de uma alimentação verdadeiramente saudável, que não é aquela que nos "vendem" no consultório... de todo. A venda de medicamentos em excesso, nomeadamente antibióticos, e o consumo de produtos de origem animal deveria ser algo a ter em conta pelos profissionais de saúde.
Um livro sobre alimentação escrito por um cientista da nutrição só poderia resultar numa Bíblia. A ler e consultar. Sobretudo, a interiorizar e aplicar no dia-a-dia. O único senão é ser um pouco repetitivo, mas tendo em conta que os capítulos pretendem ter uma certa autonomia, a repetição torna-se pedagógica e necessária.
Excelente livro de fácil leitura. Contem informações importantes sobre como aliviar/tratar várias doenças apenas com alimentos. Muito educativo. Boa compra.
Ao contrário de alguns livros de saúde e nutrição, não é excessivamente teórico, o que é óptimo para um fácil entendimento. Como disse, não só não é teórico em demasia como qualquer pessoa o consegue perceber, e, sobretudo, entender o que certos alimentos fazem ao corpo. As principais doenças causadoras de morte são referidas nesta "bíblia", sendo que, se queres saber como evitar certas doenças, retardar os seus efeitos ou se tens apenas curiosidade pelo que ingeres ou deves ingerir mais, este é o livro certo para ti. Apesar das suas mais de 600 páginas lê-se muito bem. A cada 20/30 páginas há um novo capítulo, um novo assunto a ser tratado e várias sugestões indirectas do que devemos incluir no nosso dia-a-dia para uma vida mais saudável e mais duradoura. Aconselho vivamente!
Mostra uma perspectiva abrangente da área da nutrição. Bom livro para iniciar algumas pesquisas.
Compilação bastante completa sobre nutrição e saúde, totalmente baseada em estudos científicos fidedignos e na sua grande maioria já conclusivos. Qualquer médico deveria comprar e ler este livro, com especial destaque para os Nutricionistas, e todos os profissionais de Saúde e Educação que ensinam e divulgam sobre alimentação saudável. Note-se que a falta de informação e de conhecimento em Portugal, nesta matéria, é de facto alarmante.