Cem Anos de Solidão

de Gabriel García Márquez
Editor: Dom Quixote, outubro de 2009 ‧
Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para o Ensino Secundário como sugestão de leitura.

«Muitos anos depois, diante do pelotão de fuzilamento, o coronel Aureliano Buendía haveria de recordar aquela tarde remota em que o pai o levou a conhecer o gelo.» Com estas palavras - tão célebres já como as palavras iniciais do Dom Quixote ou de À Procura do Tempo Perdido - começam estes Cem Anos de Solidão, obra-prima da literatura contemporânea, traduzida em todas as línguas do mundo, que consagrou definitivamente Gabriel García Marquez como um dos maiores escritores do nosso tempo. A fabulosa aventura da família Buendía-Iguarán com os seus milagres, fantasias, obsessões, tragédias, incestos, adultérios, rebeldias, descobertas e condenações são a representação ao mesmo tempo do mito e da história, da tragédia e do amor do mundo inteiro.

Cem Anos de Solidão

de Gabriel García Márquez

Propriedade Descrição
ISBN: 9789722039208
Editor: Dom Quixote
Data de Lançamento: outubro de 2009
Idioma: Português
Dimensões: 140 x 210 x 24 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 424
Tipo de produto: Livro
Coleção: Ficção Universal
Classificação Temática: Livros em Português > Literatura > Romance
EAN: 9789722039208

NOTÁVEL, EXTRAORDINÁRIO…

Andrade

Não existem palavras para descrever o que se sente da leitura deste LIVRO. Não é por acaso que este Grande Homem, Gabriel García Márquez foi Prémio Nobel de Literatura.

De fora para dentro

Vasco Costa

Começo por elogiar esta edição. Capa muito bonita. A obra é excelente. Eu atribuía-lhe um Nobel...

Fascinante

Edite Rosa

Esta obra, como todas as que li de Gabriel García Márquez, é genial. A maneira como escreve, a captação do leitor logo na primeira página, tudo é fascinante. Mais uma obra deste autor por mim lida e para não esquecer.

Viagem no tempo

susana

É como ouvir um ancião, à beira da lareira, a contar uma história em que, pela avançada idade, mistura a realidade com a fantasia. Maravilhoso!

O melhor dos melhores!

catarina

Durante anos foi-me difícil escolher um livro preferido. Até que li o Cem Anos de Solidão. Quaisquer palavras para falar dele não chegam, é o melhor livro de todos os tempos, vindo do maior escritor de sempre. Qualquer livro do Gabriel García Márquez vale a pena, mas este é O livro. Nunca mais nenhum livro será o mesmo depois do Cem Anos de Solidão.

SOBRE O AUTOR

Gabriel García Márquez

PRÉMIO NOBEL DA LITERATURA 1982

Escritor colombiano nascido a 6 de março de 1927 em Aracataca, um pequeno entreposto do comércio de bananas. Desde logo deixado ao cuidado dos seus avós, um coronel na reserva, ex-combatente na guerra civil, e uma apaixonada pelas tradições orais indígenas, estudou na austeridade de um colégio de jesuítas.
Terminando os seus estudos secundários, ingressou no curso de Direito da Universidade de Bogotá, mas não o chegou a concluir. Fascinado pela escrita, transferiu-se para a Universidade de Cartagena, onde recebeu preparação académica em Jornalismo. Publicou o seu primeiro conto, "La Hojarasca", em 1947. No ano seguinte, deu início a uma carreira como jornalista, colaborando com inúmeras publicações sul-americanas. No ano de 1954 foi especialmente enviado para Roma, como correspondente do jornal El Espectador mas, pouco tempo depois, o regime ditatorial colombiano encerrou a redação, o que contribuiu para que Márquez continuasse na Europa, sentindo-se mais seguro longe do seu país.
Em 1955 publicou o seu primeiro livro, uma coletânea de contos que já haviam aparecido em publicações periódicas, e que levou o título do mais famoso, "La Hojarasca". Passando despercebida pelo olhar da crítica, a obra inclui contos que lidam compassivamente com a realidade rural da Colômbia.
Em 1967 publicou a sua obra mais conhecida, o romance "Cien Años De Soledad" ("Cem Anos de Solidão"), romance que se tornou num marco considerável no estilo denominado como realismo mágico. Em "El Otoño Del Patriarca" (1977), Márquez conta a história de um patriarca, cuja notícia da morte origina uma autêntica luta de poder.
Uma outra obra tida entre as melhores do escritor é "Crónica De Una Muerte Anunciada" (1981, "Crónica de uma Morte Anunciada"), romance que descreve o assassinato de um homem em consequência da violação de um código de honra. Depois de "El Amor En Los Tiempos De Cólera" (1985, "Amor em Tempos de Cólera"), o autor publicou "El General En Su Laberinto" (1989), obra que conta a história da derradeira viagem de Simão Bolívar para jusante do Rio Magdalena. Em 2003, as Publicações D. Quixote editam, deste autor, "Viver para Contá-la", um volume de memórias de Gabriel García Márquez onde o autor descreve parte da sua vida.
Gabriel García Márquez foi galardoado com o Prémio Nobel da Literatura em 1982.
Morreu a 17 de abril de 2014, aos 87 anos, em sua casa na Cidade do México, ao lado da mulher Mercedes e dos seus dois filhos.

(ver mais)

LIVROS DA MESMA COLEÇÃO

DO MESMO AUTOR

QUEM COMPROU TAMBÉM COMPROU