Autonomia e Flexibilidade Curricular
Propostas e Estratégias de Ação - Ensino Básico e Ensino Secundário
SINOPSE
Trata-se de um livro onde se propõe uma reflexão inicial sobre os fundamentos curriculares e pedagógicos do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular, em função dos quais se possam compreender alguns dos desafios e exigências relacionados com o processo de operacionalização deste projeto. A segunda parte está mais focalizada em propostas e estratégias de ação, adquirindo uma maior relevância, quer o processo de construção dos DAC, quer a abordagem da Pedagogia do Projeto, das Comunidades de Aprendizagem e da Avaliação (como condição do desenvolvimento de aprendizagens mais significativas), quer as estratégias que possam contribuir para promover e estimular a cooperação docente.
DETALHES
Propriedade | Descrição |
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ISBN: | 978-972-0-34038-2 |
Editor: | Porto Editora |
Data de Lançamento: | setembro de 2018 |
Idioma: | Português |
Dimensões: | 198 x 273 x 8 mm |
Encadernação: | Capa mole |
Páginas: | 128 |
Tipo de produto: | Livro |
Classificação temática: | Livros em Português > Ensino e Educação > Teorias Educacionais e Currículo |
EAN: | 978972034038211 |
Idade Mínima Recomendada: | Não aplicável |
OPINIÃO DOS LEITORES
Um guia para ação... com reflexão!
Eusébio André
Seguramente, um "instrumento" muito útil para uma apropriação significativa e consequente do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular (PAFC), designadamente no que respeita às "propostas e estratégias de ação". Sem embargo, trata-se também de um excelente contributo reflexivo que procura dar sentido e coerência ao que está em jogo com o PAFC, sendo que, na primeira parte, há uma preocupação de clarificar alguns dos equívocos mais recorrentes associados à "mudança" que está em curso, quer para os seus críticos, quer para os seus defensores. Dois exemplos emblemáticos: o "papel" do professor (a autora recusa, ao mesmo tempo, a visão instrucionista e a conceção do professor como mero "facilitador" e "mediador"); o conceito de "projeto interdisciplinar" (a autora considera inaceitável a ideia do envolvimento obrigatório de todas as disciplinas).
Leitura obrigatória
Pedro
Para todos os professores e comunidade escolar, é um livro que deve ser de leitura obrigatória! Linguagem muito simples, englobando e desmistificando a famosa Autonomia e Flexibilidade Curricular.
Uma lufada de ar fresco
Liliana Sá
Este livro permite-nos esclarecer dúvidas do novo Decreto-Lei, tornando-as em questões simplistas e aplicáveis! Recomendo vivamente a quem trabalha em contexto escolar!
Extremamente interessante
Eloisa
A professora Ariana Cosme escreveu esse livro com muita competência e clareza. Um ótimo material para o estudo curricular
Autonomia e Flexibilidade Curricular
Paulo Ferreira
Trata-se de um auxiliar de vital importância para quem tem duvidas sobre a operacionalização das DAC. Este livro aborda de uma maneira simples e interessante as duas principais vertentes, a teórica e a prática acerca das DAC, com exemplos bastantes interessantes e motivadores para operacionalização das DAC.
Útil
Carla Esteves
Livro útil para perceber os desafios que a flexibilização curricular apresenta.
Comentário
Carmen Valadas
Um livro bem estruturado que aborda um contexto muito atual e que pretende esclarecer, orientar e estimular a criatividade na articulação dos currículos. Isso é conseguido através de exemplos práticos que contextualizam o suporte teórico.
Flexibilidade sem burocracia
Raquel Correia Pires
Este livro é uma excelente apoio para que a flexibilidade curricular não seja só papel e burocracia. Ensina a adequar o que já temos a este "novo" ensino.
Comentário
Raquel Silva
Considero uma boa ajuda para este novo contexto escolar que se apresenta.
De extrema importância
Marco Franco
Tendo em conta que todas as escolas estão sob a alçada da Autonomia e Flexibilidade Curricular este livro adquire extrema importância em todo o processo de ensino / aprendizagem! Indispensável para todos os professores e educadores!
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