10% de desconto

Autonomia e Flexibilidade Curricular

Propostas e Estratégias de Ação - Ensino Básico e Ensino Secundário

de Ariana Cosme
editor: Porto Editora, setembro de 2018
13,30€
10% DE DESCONTO CARTÃO
EM STOCK -
Esta é uma obra que pretende disponibilizar às professoras e aos professores portugueses um instrumento que lhes permita construir as suas próprias iniciativas e projetos, no âmbito dos desafios educativos para os quais são convocados por via da promulgação do Decreto-Lei n.º 55/2018.

Trata-se de um livro onde se propõe uma reflexão inicial sobre os fundamentos curriculares e pedagógicos do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular, em função dos quais se possam compreender alguns dos desafios e exigências relacionados com o processo de operacionalização deste projeto. A segunda parte está mais focalizada em propostas e estratégias de ação, adquirindo uma maior relevância, quer o processo de construção dos DAC, quer a abordagem da Pedagogia do Projeto, das Comunidades de Aprendizagem e da Avaliação (como condição do desenvolvimento de aprendizagens mais significativas), quer as estratégias que possam contribuir para promover e estimular a cooperação docente.

Autonomia e Flexibilidade Curricular

Propostas e Estratégias de Ação - Ensino Básico e Ensino Secundário

de Ariana Cosme

Propriedade Descrição
ISBN: 978-972-0-34038-2
Editor: Porto Editora
Data de Lançamento: setembro de 2018
Idioma: Português
Dimensões: 198 x 273 x 8 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 128
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Ensino e Educação > Teorias Educacionais e Currículo
EAN: 978972034038211
Idade Mínima Recomendada: Não aplicável
e e e e e

Um guia para ação... com reflexão!

Eusébio André

Seguramente, um "instrumento" muito útil para uma apropriação significativa e consequente do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular (PAFC), designadamente no que respeita às "propostas e estratégias de ação". Sem embargo, trata-se também de um excelente contributo reflexivo que procura dar sentido e coerência ao que está em jogo com o PAFC, sendo que, na primeira parte, há uma preocupação de clarificar alguns dos equívocos mais recorrentes associados à "mudança" que está em curso, quer para os seus críticos, quer para os seus defensores. Dois exemplos emblemáticos: o "papel" do professor (a autora recusa, ao mesmo tempo, a visão instrucionista e a conceção do professor como mero "facilitador" e "mediador"); o conceito de "projeto interdisciplinar" (a autora considera inaceitável a ideia do envolvimento obrigatório de todas as disciplinas).

e e e e e

Leitura obrigatória

Pedro

Para todos os professores e comunidade escolar, é um livro que deve ser de leitura obrigatória! Linguagem muito simples, englobando e desmistificando a famosa Autonomia e Flexibilidade Curricular.

e e e e e

Uma lufada de ar fresco

Liliana Sá

Este livro permite-nos esclarecer dúvidas do novo Decreto-Lei, tornando-as em questões simplistas e aplicáveis! Recomendo vivamente a quem trabalha em contexto escolar!

e e e e e

Extremamente interessante

Eloisa

A professora Ariana Cosme escreveu esse livro com muita competência e clareza. Um ótimo material para o estudo curricular

e e e e e

Autonomia e Flexibilidade Curricular

Paulo Ferreira

Trata-se de um auxiliar de vital importância para quem tem duvidas sobre a operacionalização das DAC. Este livro aborda de uma maneira simples e interessante as duas principais vertentes, a teórica e a prática acerca das DAC, com exemplos bastantes interessantes e motivadores para operacionalização das DAC.

e e e E E

Útil

Carla Esteves

Livro útil para perceber os desafios que a flexibilização curricular apresenta.

e e e e E

Comentário

Carmen Valadas

Um livro bem estruturado que aborda um contexto muito atual e que pretende esclarecer, orientar e estimular a criatividade na articulação dos currículos. Isso é conseguido através de exemplos práticos que contextualizam o suporte teórico.

e e e e E

Flexibilidade sem burocracia

Raquel Correia Pires

Este livro é uma excelente apoio para que a flexibilidade curricular não seja só papel e burocracia. Ensina a adequar o que já temos a este "novo" ensino.

e e e e E

Comentário

Raquel Silva

Considero uma boa ajuda para este novo contexto escolar que se apresenta.

e e e e e

De extrema importância

Marco Franco

Tendo em conta que todas as escolas estão sob a alçada da Autonomia e Flexibilidade Curricular este livro adquire extrema importância em todo o processo de ensino / aprendizagem! Indispensável para todos os professores e educadores!

SOBRE O AUTOR

Ariana Cosme

Doutorada em Ciências da Educação pela Universidade do Porto, é professora na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação na mesma universidade onde coordena mestrados, cursos de pós-graduação e formação contínua de professores e integra a coordenação do Observatório de Vida nas Escolas e do Programa de Mentoria.
É perita externa em escolas TEIP, PPIPs, avaliadora da IGEC na Avaliação Externa de Agrupamentos de Escolas. Foi consultora do Ministério da Educação para o Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular de que é a avaliadora externa. É associada do Movimento da Escola Moderna Portuguesa desde 1980.
Autora de diversos livros e artigos, entre os quais Avaliação das Aprendizagens – Propostas e Estratégias de Ação (em coautoria com Daniela Ferreira, Anabela Sousa, Louise Lima e Marina Barros), Autonomia e Flexibilidade Curricular – Propostas e Estratégias de Ação e Cidadania e Desenvolvimento – Propostas e Estratégias de Ação (em coautoria com Rui Trindade), publicados pela Porto Editora.

(ver mais)

DO MESMO AUTOR

QUEM COMPROU TAMBÉM COMPROU

Guia da Autonomia e Flexibilidade Curricular

10%
Raiz Editora / Lisboa Editora
12,20€ 10% CARTÃO