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Cidadania e Desenvolvimento

Propostas e Estratégias de Ação - Ensino Básico e Ensino Secundário

de Rui Trindade e Ariana Cosme

editor: Porto Editora, julho de 2019
Este é um livro que pretende apoiar as escolas e os seus professores no processo de reflexão, tomada de decisão e desenvolvimento de iniciativas relacionadas com a componente curricular de Cidadania e Desenvolvimento, introduzida nas matrizes curriculares dos ensinos Básico e Secundário pelo Decreto-Lei n.º 55/2018.

Trata-se de uma obra que se encontra organizada em duas partes.

Na primeira identifica-se o enquadramento jurídico da medida, faz-se uma breve abordagem histórica dos projetos de educação para a cidadania no sistema educativo português e discutem-se as opções educativas com que, hoje, nos confrontamos para implementar a componente de Cidadania e Desenvolvimento.

Na segunda parte propõe-se e reflete-se sobre a operacionalização dessa componente curricular, tendo em conta a necessidade de os agrupamentos e as escolas definirem uma estratégia de ação que pode ser concretizada através de iniciativas de natureza transversal, da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento e de projetos relacionados com problemáticas preferenciais. Por isso, há um capítulo dedicado a cada uma das estratégias enunciadas, identificando-se alguns projetos e propondo-se outros que permitem partilhar ideias, decisões estratégicas, instrumentos de organização do trabalho, recursos e reflexões que possam inspirar e apoiar o trabalho concreto a realizar nas escolas por docentes e por estudantes.

Cidadania e Desenvolvimento

Propostas e Estratégias de Ação - Ensino Básico e Ensino Secundário

de Rui Trindade e Ariana Cosme

Propriedade Descrição
ISBN: 978-972-0-34039-9
Editor: Porto Editora
Data de Lançamento: julho de 2019
Idioma: Português
Dimensões: 198 x 273 x 9 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 144
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Ensino e Educação > Teorias Educacionais e Currículo
EAN: 978972034039910
Idade Mínima Recomendada: Não aplicável