10% de desconto

As Bactérias que Nos Curam

de Alexandra Vasconcelos
Livro eBook
editor: Planeta, março de 2022
17,50€
10% DE DESCONTO CARTÃO
EM STOCK -
PORTES GRÁTIS
Sabia que a obesidade e dificuldade em perder peso, inchaço abdominal, ansiedade e depressão, mau humor, alergias, debilidade imunitária e doenças autoimunes entre outras, podem ter origem no desequilíbrio da sua microbiota intestinal?

A microbiota é formada por bactérias, vírus, fungos e protozoários que controlam silenciosamente a nossa vida e o nosso bem-estar. Mas, não se assuste porque, apesar de terem a capacidade de despoletar doenças, estes bichos são ao mesmo tempo aliados imprescindíveis na nossa saúde. Estas bactérias podem curar-nos.

A boa notícia é que é possível, em pouco tempo, alterar e equilibrar a nossa microbiota, através de uma boa alimentação, da prática regular de exercício físico e da alteração de alguns hábitos diários.

Para o ajudar, Alexandra Vasconcelos, autora best-seller de O Poder do Jejum Intermitente, traz-lhe um plano de 14 dias, com receitas simples, dicas de suplementos e estratégias práticas para o seu dia a dia para limpar, reparar, e regenerar o seu intestino, de forma a manter as suas bactérias controladas e a jogarem a favor da sua saúde.

O estudo do microbioma é atualmente uma das maiores revoluções da ciência e da medicina. Alexandra Vasconcelos partilha a sua experiência de anos na área da medicina integrativa, num livro que vai ajudar a fortalecer o seu sistema imunitário.
Alexandra Vasconcelos (Daniela Sousa)_640X426.png

As bactérias que nos curam

Alexandra Vasconcelos deixou o universo da farmacêutica para se dedicar à medicina integrativa, uma prática médica focada em tratar a saúde com base nas causas da doença, e não apenas em mitigar os sintomas. Fê-lo por não se sentir bem consigo própria a vender químicos prejudiciais, tendo presenciado, ao longo de 20 anos, os efeitos gravíssimos da polimedicação. Especializou-se ainda em nutrição ortomolecular, micronutrição, neuronutrição e nutrição molecular ativa.
Desde 2017, já publicou cinco livros com o objetivo de melhorar a saúde das pessoas. Esta primavera lançou As Bactérias que Nos Curam, um livro inovador e muito detalhado sobre a importância do microbioma no sistema intestinal. Além de toda a teoria subjacente, este livro funciona como um guia prático, com receitas e um plano de 14 dias para equilibrar o microbioma e reforçar o sistema imunitário.
Em entrevista ao Wookacontece, a autora destaca a importância de olhar para a pessoa como um todo, com a sua individualidade única, pois só assim podemos atingir uma vida plena e saudável. Alexandra Vasconcelos. Foto © Daniela Sousa   «Na medicina integrativa, primeiro apuramos as causas e depois ajustamos o modo de vida do paciente. Tratamos a saúde, e não apenas os sintomas». Em que consiste a medicina integrativa?
A medicina integrativa tem o objetivo maior de tratar a saúde, e não os sintomas. É uma perspetiva completamente diferente da que se foca no diagnóstico, e tem uma abordagem terapêutica que vê a pessoa como um todo, apurando as causas das doenças crónicas, por exemplo.

É um pouco como a patologia?
Em parte, mas a patologia determina o que está mal num determinado tecido. Na medicina integrativa, podemos ir a causas muito diferentes: um choque emocional, um conflito interno que se mantém a vida inteira, como nos casos de violação na infância, um problema na boca…. Há pessoas que vivem em ambientes tóxicos, pelo que o seu sistema imunitário não consegue ser saudável e eficiente. E isso é epigenético, ou seja, causa alterações no DNA que condicionam os genes. Portanto, na medicina integrativa, primeiro apuramos as causas e depois ajustamos o modo de vida do paciente.

No seu novo livro, As Bactérias que Nos Curam, refere que o microbioma (o conjunto dos microorganismos e os seus genes) é já considerado um órgão. Essa visão é reconhecida pelos médicos?
O grande problema é que, infelizmente, os médicos pararam de estudar a parte geral. A medicina é cada vez mais específica, de especialidade. Os novos estudos, que saíram nos últimos anos, demonstram que o microbioma tem de ser tido em conta e que temos de trabalhar de mãos dadas, porque entender e estudar o intestino é fulcral.   As Bactérias que nos Curam, o novo livro de Alexandra Vasconcelos

De que forma se pode integrar o seu Plano de 14 dias para Equilibrar o Microbioma num tratamento nutricional, implementado de forma autónoma pelos leitores de As Bactérias que Nos Curam?
Desde 2017, em que lancei O Segredo Para se Manter Jovem e Saudável, já publiquei cinco livros. Muitas das pessoas que chegam à minha consulta já leram esses livros, e frequentemente já implementaram os meus planos práticos. As pessoas melhoram imenso só com o meu Plano de 14 dias que engloba alimentação e mudança de estilo de vida, incluindo desde suplementos a programas de limpeza do intestino e do fígado. Uma pessoa que não se sinta bem ou que tenha uma doença crónica, após uma limpeza intestinal hepática vai ficar muito melhor. Mas para apurar a causa associada ao mal-estar da pessoa nós precisamos de intervir, tratando a parte física e a psicológica. O intestino tem uma relação direta com o cérebro e não se pode tratá-los separadamente.

O jejum intermitente é também uma forma de regular os microrganismos?
O jejum intermitente regula muitos metabolismos, que normalmente estão desregulados na doença crónica. Se conseguirmos associá-lo ao respeito do ciclo circadiano, os benefícios são inúmeros, não só no microbioma intestinal (os microorganismos deste órgão e os seus genes), mas também em todos os metabolismos – nas partes psicológica, das doenças alérgicas, das doenças autoimunes, entre outras. O intestino contém entre 70% a 80% das células imunitárias do nosso corpo e a flora intestinal contribui muito para a sua integridade.
    «A polimedicação é uma grande causa de morte (…). Isso é gravíssimo e eu não me sentia coerente a vender químicos prejudiciais.» Tendo vindo da área farmacêutica, o que a levou a especializar-se em medicina integrativa?
A minha grande motivação é dizer às pessoas que existe outra forma e que as pessoas, que têm doenças crónicas, andam enganadas e que esta medicinal alopática não ajuda para nada, muito pelo contrário. Soma medicamento atrás de medicamento, e pões as pessoas cada vez piores. Essa noção, eu tive-a ao longo de 20 anos de farmácia, porque os meus doentes tinham cada vez mais medicamentos e, ao fim da vida, tinham uma polimedicação, que é uma grande causa de morte nessa faixa etária. Isso é gravíssimo e eu não me sentia coerente a vender químicos prejudiciais.

  O Poder do Jejum Intermitente, de Alexandra Vasconcelos O que a move a escrever e a publicar os seus livros?
É passar às pessoas a mensagem de que só é possível viver de forma saudável se mudarmos algumas coisas na nossa vida – a alimentação, o modo de vida, as toxicidades, os microrganismos, a falta de nutrientes. Esta forma de abordar a saúde é a única capaz de controlar a doença crónica, porque infelizmente a medicina alopática não está formatada para prevenção, para envelhecimento saudável e para tratar a doença crónica. Eu trabalho nesta área há 20 anos; quando comecei a tratar pessoas que, ao fim de seis meses, dizem que já não tomam medicamentos, já não têm dores, ou fibromialgia, ou doença autoimune, o mínimo que posso fazer é deixar escrita e passar esta informação às pessoas. Há alguma história que tenha vivido com os seus pacientes que a tenha marcado e que queira partilhar connosco?
Tantas! Tenho uma que se passou há dias. Foi com uma senhora que comprou o meu primeiro livro em 2017, o interiorizou, mas perdeu-se no caminho. Entretanto comprou o livro O Poder do Jejum Intermitente, pôs em prática este regime, e começou a sentir-se muito bem. O jejum intermitente é uma ferramenta fácil: é não comer numa janela de tempo. Aconselhei a senhora em relação a esse horário, numa mensagem de Whatsapp. Ela disse-me que foi à consulta porque se sentia ótima, apenas para me agradecer obter ajuda com os suplementos que tomava. Contou-me que tinha fibromialgia, mas que seguiu o jejum intermitente e deixou de tomar qualquer medicação, além de ter perdido 20 kg. O que é bonito é que nós chegamos às pessoas, mudamos a vida delas, damos-lhes qualidade de vida e mostramos a versão real da doença crónica.

As Bactérias que Nos Curam

de Alexandra Vasconcelos

Propriedade Descrição
ISBN: 9789897775567
Editor: Planeta
Data de Lançamento: março de 2022
Idioma: Português
Dimensões: 155 x 237 x 19 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 336
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Saúde e Bem-Estar > Vida Saudável
EAN: 9789897775567

Excelente livro sobre o tema

Vanessa Aleixo

Já queria comprar este livro há bastante tempo. Muitos conceitos importantes para quem interesse sobre este tema. Fácil leitura. Recomendo muito.

Interessante!

Alzira Almeida

Livro muito interessante mas, para quem pretende adotar um estilo de vida saudável e com muita vontade de aplicar os conhecimentos! Aconselho a sua leitura.

Muito interessante

T.Cardoso

Estou a adorar descobrir formas de ajudar o meu organismo a ser mais saudável e a tentar colocar alguns conselhos em prática.

Muito interessante!

Anabela

Vi a Drª Alexandra na televisão e como tenho obstipação comprei o livro e já comecei a fazer o plano de 145 dias. Senti logo melhorias ao fim de poucos dias. O livro é muito completo.

Fantástico

MFV

Adorei. Muito elucidativo e completo.

As Bactérias que nos Curam

CARLA DANTAS

Excelente! Adoro os livros todos da Drª Alexandra Vasconcelos. Tenho todos os livros dela, porque são muito uteis e com muitos conselhos, receitas, etc.

Bom Livro

Ana Costa

Livro bom para quem precisa de melhorar a saúde em geral.

SOBRE O AUTOR

Alexandra Vasconcelos

Nasceu em Lisboa em 1965, licenciou-se em Ciências Farmacêuticas na Universidade de Lisboa em 1989, e exerceu trabalho em farmácia comunitária como proprietária e diretora técnica durante 15 anos.
O contacto próximo e diário com diferentes situações crónicas incutiu-lhe a convicção de que existiam outras soluções para além do que podia oferecer na farmácia. Iniciou, então, estudos em terapias complementares, naturais e biológicas.
Desde 2007 que dirige as áreas de terapias não convencionais das Clínicas Viver, assumindo as funções de terapeuta natural integrativa, naturopata e fitoterapeuta. É master em Medicina Integrativa e Humanista - Instituto Linneo, Madrid e Universidade Atlântica, pós-graduada em Nutrição Oncológica pela Universidade Católica - Lisboa. É ainda master em Nutrição Ortomolecular pelo CENAC - Barcelona, Espanha, e especializada em Nutrição e Saúde, Micronutrição e Neuronutrição pelo SIIN (Scientific Institute for Intelligent Nutrition) - França e em Nutrição Celular Activa - Madrid, INCA.
Tem um master em Homeopatia Unicista e Homeopsinetologia e é membro da Associação Internacional de Homeopsinetologia, Associação ASEPROIM (Associcion Española Profesional en Nutricion y Medicina Integrativa), Associacion Española de Microimunoterapia (AEMI). É autora dos livros O Segredo para se Manter Jovem e Saudável e e Jovem e Saudável em 21 Dias.

(ver mais)

DO MESMO AUTOR

QUEM COMPROU TAMBÉM COMPROU