A Coragem de Cilka

de Heather Morris; Tradução: Miguel Romeira

editor: Editorial Presença
A sequela de O Tatuador de Auschwitz
A beleza salvou-lhe a vida - e condenou-a.

Em 1942, com apenas 16 anos, Cilka Klein é levada para o campo de concentração de Auschwitz-Birkenau. O comandante do campo, Johann Schwarzhuber, sente-se de imediato atraído pela beleza dos seus longos cabelos e decide separá-la das outras prisioneiras. Cilka depressa aprende que o poder pode ditar a sobrevivência.

Após a libertação, Cilka acaba por ser condenada pelos russos por ter colaborado com os nazis e é enviada para Vorkuta, um desolado e horrendo campo de trabalhos forçados na Sibéria, no Círculo Polar Ártico. Inocente, mas de novo prisioneira, Cilka enfrenta novos desafios, igualmente aterradores, numa batalha diária pela sobrevivência. Trava amizade com uma médica de Vorkuta e aprende a cuidar dos prisioneiros doentes esforçando-se para tratar deles, sob condições inimagináveis. Mas é ao cuidar de um homem chamado Aleksandr que Cilka descobre que, apesar de tudo, ainda há espaço no seu coração para o amor.

Baseado em factos conhecidos sobre o período em que Cilka Klein esteve detida em Auschwitz e nos testemunhos de prisioneiras nos campos de trabalhos forçados na Sibéria, A Coragem de Cilka é a continuação da narrativa do bestseller internacional O Tatuador de Auschwitz. É uma obra de cortar o fôlego, uma poderosa homenagem ao triunfo da resiliência, um romance que nos leva às lágrimas. Mas é também uma história que nos deixa estarrecidos e encorajados pela feroz determinação de uma mulher que, contra todas as probabilidades, sobreviveu.

«Esta sequela profundamente comovente sensibilizará o mais duro dos corações.»
Sunday Post

«Heather Morris faz-nos recordar o lado humano do Holocausto nesta sua narrativa sublime.»
The New York Journal of Books

«Uma história de sofrimento e sobrevivência que - o que é verdadeiramente importante - contribui para que o passado nunca venha a ser esquecido.»
INewspaper

«A extraordinária coragem de Cilka para enfrentar o mal e a sua determinação em sobreviver contra todas as probabilidades perdurarão na nossa memória.»
Sunday Express

«É um privilégio trazer esta história de incrível coragem, paixão, e triunfo do espírito humano»
Heather Morris

A Coragem de Cilka

de Heather Morris; Tradução: Miguel Romeira

ISBN: 9789722365024
Editor: Editorial Presença
Idioma: Português
Dimensões: 150 x 229 x 23 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 352
Tipo de produto: Livro
Coleção: Grandes Narrativas
Classificação temática: Livros em Português > Literatura > Romance
EAN: 9789722365024
e e e E E

Revelador

Susana Sousa

Esta avaliação não se deve ao facto de o livro ser mau, muito pelo contrário, a história é incrível e emocionante, outra coisa não esperava desta autora. Quando comprei o livro não li a sinopse, só o comprei por saber ser uma ´´sequela´´ d´O Tatuador de Auschwitz, então sendo esta a premissa pensei que fosse continuar na linha de histórias sobre Auschwitz e a segunda guerra mundial, mas quando comecei a ler fui apresentada a uma realidade da história que me era desconhecido, os campos de trabalho forçado da URSS. Admito que durante bastante tempo da leitura senti-me revoltada com a humanidade, como era possível castigarem pessoas por tentarem sobreviver, como era possível obrigarem pessoas a sair de um pesadelo para entrar noutro. Para mim foi chocante quando as pessoas que deviam ser os heróis e assistiram a toda aquela desumanidade conseguiram ser capazes de ser tão malvados como os inimigos. No fundo é mais uma história de superação dos limites da humanidade, uma história de força e sobrevivência e que mexeu com todo o tipo de sentimentos que tinha.

e e e e E

Não é possível ficar indiferente a este livro

Matilde

A coragem de Cilka é um livro forte que chegou às minhas mãos numa altura crucial. Serviu para entender como existiram, e existem, realidades milhões de vezes pior que a minha... é uma grande história de superação e resiliência. Pessoalmente só achei que a história de amor de Cilka foi pouco detalhada e gostava de ter sabido mais sobre a vida dela após ter conseguido, finalmente, sair daquela terrível prisão. Ainda assim é um ótimo livro e aconselho qualquer um dos três que foram escritos pela autora!

e e e e e

Uma história que não deixa os leitores indiferentes

Laura S.M.M

Uma história de uma mulher cujo o sofrimento não terminou com o encerrar do campo de concentração Auschwitz-Birkenau. Uma história que mostra como os habitantes da URSS sofreram às mãos do seu ditador... Uma história de coragem, força, resiliência e determinação! A Coragem de Cilk, embora uma obra ficcional é inspirada em muitas Cilkas criadas neste cenário pós 2GM numa URSS empobrecida e sob a ditadura de Estaline. Aos 16 anos Cilka é enviada para o campo de concentração Auschwitz-Birkenau, onde fez de tudo para sobreviver. Após a queda da Alemanha Nazi, Cilka é condenada pela URSS a cumprir uma pena de 15 num campo de trabalhos forçados em Vorkuta, na sibéria, porquê? Porque foi acusada de colaborar com os nazis. Em Vorkuta Cilka também está determinada a sobreviver, aprende novos ofícios faz novas amizades e dedica-se de coração e alma. Existem alguns momentos que são relatadas passagens da vida de Cilka antes de ser enviada para o campo de concentração e passagens no campo concentração. Estas passagens ajudam a descobrir como a personalidade de Cilka foi sendo construída ao longo dos anos. É uma história de coragem, de força e determinação, Cilka, apesar do que sofreu nas mãos dos nazis e posteriormente com a URSS, não deixou que a sua alma fosse corrompida e permitiu-se amar e ser amada. Uma história que não deixa os leitores indiferentes, que toca bem no fundo do coração. Que nos faz ficar revoltados e que nos deixa a pensar sobre algumas possíveis realidades dos dias de hoje se voltarmos a deixar que a democracia desapareça... Vejamos que estas histórias são de tempos bastante próximos aos nossos...

e e e e e

História de superação

Tita

Cilka Klein tinha apenas 16 anos quando foi levada para o campo de concentração de Auschwitz-Birkenau. Lá, o comandante do campo, Johann Schwarzhuber, sente-se de imediato atraído pela sua beleza e acaba por lhe atribuir ´´protecção´´. Após a libertação do campo, Cilka acaba por ser condenada pelos russos, a 15 anos de trabalhos forçados em Vorkuta, um campo na Sibéria. A narrativa decorre, na sua maioria, na Sibéria, mas vamos tendo acesso a pequenas memórias de Cilka sobre o tempo em Auschwitz-Birkenau. Esta é uma história incrível de força e superação de uma jovem mulher. Tanta dor, tanto sofrimento, tanta culpa, que a jovem Cilka teve de enfrentar. Uma história que me tocou pela força e determinação de Cilka.

e e e e e

Obrigatório para quem leu o Tatuador

Inês José

Para quem leu o Tatuador, este é um livro que não se pode deixar de ler. Retrata-nos, numa outra perspetiva, o Holocausto e, de forma mais pormenorizada, a vida de uma personagem que é secundária no Tatuador. É uma história viciante, que não se consegue parar de ler e que acaba por explicar ou justificar alguns acontecimentos retratados no Tatuador. É uma história emocionante. Recomendo a 100%.

e e e e e

A Coragem de Cilka

PNS

Excelente continuação do Tatuador de Auschwitz. História bastante emotiva de prender o leitor desde o primeiro instante.

e e e e E

Uma excelente Continuação ao Tatuador

Patrícia

Livro Cru e Nu , a segunda guerra é uma altura muito complicada da historia. O Tatuador ainda tem um lugar mais especial , mas este livro quem gostou do tatuador nao o pode deixar de ler

e e e e e

A CORAGEM DE CILKA

Rui Pinto

Um romance que deu entrada no meu TOP 20. A autora conta-nos uma história incrível, que nos detalha com alguns pormenores, como o mais cruel regime de todos os séculos (o nazismo), procedeu durante a segunda Guerra Mundial. Mais pormenorizadamente, relata-nos como o regime soviético de Estaline, lidou com os prisioneiros dos campos de concentração nazis, forçando-os a trabalhos forçados na Sibéria. Em resumo: enquanto Hitler usou o gás para exterminar pessoas, Estaline usou o frio, a fome e a exaustão com o mesmo propósito. Uma leitura a não perder.

e e e e e

Incrível

Filipa

Das histórias mais belas e apaixonantes que já li, um do melhores livros de sempre. Intenso e maravilhoso. Adorei!

e e e e e

Grande resiliência

Daniela Fonseca

A capacidade humana para resistir ao sofrimento e à aniquilação imposta é tocante. Como se consegue sobreviver a semelhante tortura? Uma história fantástica!

e e e e e

Opinião do livro

Ana Paiva

Livro bastante interessante, retrata uma época e uma vida que aconteceu na realidade, bastante dura e difícil. A autora é muito carinhosa na maneira que descreve todos os acontecimentos, maus e menos maus. Um livro muito bom de ler!

e e e e e

Uma grande e emocionante leitura!

Beatriz Silva

Uma história cativante tal como o anterior livro "O tatuador de Auschwitz". Uma grande leitura e uma escrita fácil de entender que fascina pelo detalhes históricos.

e e e e e

Excelente !

O. Mendes

É o tipo de livro que quanto mais lês sentes a necessidade de ler mais, queres saber mais pq sentes no meio daquilo tudo. Uma época onde a coragem e a esperança era essencial e acima de tudo primordial. Que livro!!!!!! Que emoção!!!! Adorei o livro anterior da autora mas, este superou todas as minhas expectativas.

e e e e E

Um livro poderoso

Joana

Um livro forte, comovente e até mesmo doloroso. Uma verdadeira história de coragem que precisava de ser contada. O livro é uma sequela do Tatuador de Auschwitz e apesar de aconselhar também essa leitura, este livro pode facilmente ler-se sozinho.

e e e e e

Uma jovem cuja vida constiti uma notável lição para a Humanidade

José Alfredo Anes Rodrigues Praça

Leitura muito agradável e absorvente apesar do sofrimento relatado

e e e e e

Coragem e resiliência

SL

Nos tempos que correm e com os desafios a que nos propomos neste período de stand-by a nível mundial, este é um exemplo de que a capacidade de sofrimento não tem limites e que nos devemos focar sempre naqueles que mais gostamos... A família e os amigos! Excelente livro e exemplo de vida.

e e e e E

4*

Marta

Um bocadinho no seguimento na história do Lale, ficamos a conhecer Cilka e a história por trás de uma mulher coragem que se sujeitou a muito para ajudar os outros. Um livro interessante. Dou 4* apenas porque acho que fica um pouquinho atrás do Tatuador.

e e e e e

Uma história de coragem e resiliência

Andreia R.

Trata-se de uma história de ficção baseada em factos reais, que na minha opinião supera o Tatuador de Auschwitz.

e e e e E

Emocionante

Miguel Lourenço

Relatos como o de "Cilka" relembram a bondade presente em tempos difíceis. Recorda também que contra todas as probabilidades a esperança e determinação são importantes para a sobrevivência em alturas como estas!

Heather Morris

Heather Morris nasceu na Nova Zelândia e vive na Austrália. Durante vários anos, enquanto trabalhava num hospital público em Melbourne, estudou e escreveu argumentos para cinema. Em 2003, foi apresentada a um homem idoso que «tinha uma história que valia a pena contar». O dia em que conheceu Lale Sokolov mudou a vida de ambos, e à medida que a amizade entre os dois crescia, Lale embarcou numa viagem ao seu passado, confiando à autora os pormenores mais íntimos da sua vida durante o Holocausto. Heather Morris escreveu a primeira versão da história de Lale como um argumento para filme, antes de o transformar no seu romance de estreia, O Tatuador de Auschwitz, que se transformou num dos maiores bestsellers do século XXI, com mais de 6 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo. Além de O Tatuador de Auschwitz, a Editorial Presença publica, em Portugal, toda a obra da autora, na qual se incluem A Coragem de Cilka, Três Irmâs e Histórias de Esperança - Como as vidas de pessoas normais podem ser verdadeiramente inspiradoras.

(ver mais)
Editorial Presença
17,90€ 10% CARTÃO
portes grátis
Editorial Presença
22,90€ 10% CARTÃO
portes grátis
Editorial Presença
17,90€ 10% CARTÃO
portes grátis
Editorial Presença
17,91€ 19,90€
portes grátis
TopSeller
18,79€ 10% CARTÃO
portes grátis
Planeta
18,50€ 10% CARTÃO
portes grátis