A Chave de Salomão
de José Rodrigues dos Santos
Sobre
o Livro O corpo de Frank Bellamy, o director de Tecnologia da CIA, é descoberto no CERN, em Genebra, na altura em que os cientistas procuram o bosão de Higgs, também conhecido por Partícula de Deus. Entre os dedos da vítima é encontrada uma mensagem incriminatória.
The Key: Tomás Noronha
A mensagem torna Tomás Noronha o principal suspeito do homicídio. Depressa o historiador português se vê na mira da CIA, que lança assassinos no seu encalço, e percebe que, se quiser sobreviver, terá de deslindar o crime e provar a sua inocência.
Ou morrer a tentar.
Começa assim uma busca que o conduzirá às mais surpreendentes descobertas científicas alguma vez feitas.
Será que a alma existe?
O que acontece quando morremos?
O que é a realidade?
Com esta empolgante aventura que arrasta o leitor para o perturbador mundo da consciência e da natureza mais profunda do real, José Rodrigues dos Santos volta a afirmar-se como o grande mestre do mistério. Apesar de ser uma obra de ficção, A Chave de Salomão usa informação científica genuína para desvendar as espantosas ligações entre a mente, a matéria e o enigma da existência.
Tros Nieuwsshow, Holanda
“Ela…”, balbuciou Tomás, tentando dizer a palavra terrível mas recusando-se a pronunciá-la, só a ideia da morte constituía uma punhalada que lhe era cravada no coração. “Ela…”
Opinião
dos leitoresDetalhes
do ProdutoLivros em Português > Literatura > Romance
Foi a minha estreia com José Rodrigues dos Santos e sinto que o autor - embora a ideia seja boa - perde-se excessivamente em explicar factos e ciência em vez de se focar na história que, sendo um livro de ficção, deveria ser o foco principal. Daí que o meu sentimento depois de ler este livro é igual ao de alguns comentários que tenho lido "se quisesse ler ciência, comprava um livro de ciência". Não obstante, os factos e as teorias científicas expostos são deveras interessantes, acabando o leitor sempre por aprender alguma coisa de uma forma fácil de digerir. Relativamente à história em si, esperava um pouco mais, tendo em conta o protagonismo que é dado ao autor: as personagens são vazias, sendo meros "fantoches" para o que o lado mais jornalístico do autor quer expor; e o enredo não é verosímil o suficiente para se tornar credível. Para concluir, o livro vale pelo conhecimento científico que traz.
Mais um grande livro de um grande escritor. Torna-se viciante e muito agradável de ler. Uma história cheio de promenores interessantes para quem tem a mente aberta.
Pensei que fosse ser uma história viciante, mas isso não aconteceu, tornou-se até aborrecida em certas instâncias devido a explicação sobre teorias da física bastante complexas que faziam o leitor perder o rumo da história em si. Alguns dos eventos que acontecem na história são bastante infantis e tão impossíveis que custa continuar a ler.
Mais um excelente livro de José Rodrigues dos Santos. Uma leitura apaixonante e viciante! Viajamos no mundo confuso, desconcertante e fascinante da Física Quântica!
Sou leitora assídua dos livros de José Rodrigues dos Santos e fã de Tomás Noronha. É usual todos os livros descreverem as teorias em causa no tema tratado e terem um fundo educativo e científico. Este é um ponto que sempre me agradou. No entanto, neste livro o autor leva esta característica a um outro nível. Em primeiro lugar, é difícil compreender como é que Noronha, historiador, possui conhecimentos tão profundos da física quântica, por outro, as infindáveis páginas com explicações quânticas tornam o livro de difícil leitura, até entediante, para qualquer leitor cuja formação não seja na área da física. Apesar de uma trama interessante, razão pela qual me vi forçada a terminar, este é um livro difícil de ler, cansativo e desmotivador. Penso que o autor, embora mantendo o seu estilo, deveria pensar um pouco melhor sobre a complexidade e profundidade dos temas abordados, afinal trata-se de uma obra de ficção e não cientifica.
Um grande livro onde sonha, viaja e fundamentalmente se aprende sobre o mundo e a historia humana. Muito bem escrito, um livro viciante
Um livro bastante interessante, que nos leva a pensar se realmente temos um livre arbítrio ou se podemos ser uma personagem de uma historia tal como Tomas Noronha, ou Maria Flor. Gostei muito da forma como o José Rodrigues dos Santos conseguiu passar informação acerca da Física e dos seus principais problemas, levando-me por vezes a reler a informação pois há partes que requerem um cuidado maior, para que se consiga absorver o conteúdo, no entanto diria que está ao alcance de qualquer leitor. Um grande enredo que fica ao nível do famoso Dan Brown sem duvida alguma. SPOILER: Achei apenas que Sig Pro ter encravado, tenha sido muito forçado, para o bem de quem estava a frente do seu cano. Nesse cenário estava a espera de algo mais robusto. Dai não dar a cotação máxima.
Não é o mais brilhante dos livros de José Rodrigues dos Santos. Não deixa de ser um bom livro, mas fiquei com gosto "amargo" e um sentimento de que poderia ser mais. Sou uma pessoa técnica e virada para as tecnologias e ciências, e ainda assim achei as explicações técnicas demasiado complexas, e recorrentes. Talvez pudesse dividir o livro em quatro partes distintas. Na primeira, a história entusiasma bastante através morte de Bellamy e da experiência "pós-morte" da mãe de Tomás Noronha. A segunda e terceira parte, com muita acção em passo acelarado, mas que imensas explicações... bastante técnicas e complexas. E a quarta e última parte, as últimas 200 páginas que agarra o leitor desejando ler mais. Não quero afastar os leitores de José Rodrigues dos Santos. O livro e história são bons, mas não posso deixar de alertar para um livro que contém explicações cientificas bastante confusas, e de dificil entendimento.
Foi o primeiro que li deste autor. Achei demasiado técnico e algo desviado do tema que anuncia. Entendo o motivo para a base científica, mas creio que deveria ser mais sucinta esta descrição. Gostei, contudo, da trama e da alternância nos capítulos
José Rodrigues dos Santos leva-nos aos meandros mais profundos da física quântica e do nosso Universo.Ficamos agarrados desde a primeira página. Muitos parabéns ao autor!
Responsável por noites de insónia....pois é muito difícil parar. História muito bem arquitectada, inteligente, intrigante! Aprende-se a valer com este José Rodrigues dos Santos ! Valeu!
De todos os livros que li dele foi o que menos gostei. Fiz um esforço enorme para chegar ao fim. Não recomendo.
Não me convenceu. Partes muito maçadoras, saltei imensas páginas. Hélas!
Digamos que os livros do José Rodrigues dos Santos são uma aula constante,cheias de mistérios por resolver, enigmas, charadas, ensinamentos, etc, misturadas com comédia, drama, adrenalina e um Tomás Noronha com uma inteligência de fazer inveja e uma sorte do tamanho do mundo!!Obrigada pela excelente leitura....adorei o enigma final.
Não é o seu melhor, tem muita descrição que podia ser mais diluída e muitas coincidências que acabam por ser demasiado a favor de Tomás Noronha. Vai melhorando ao longo da narrativa. Esperamos sempre uma história melhor do que a anterior mas houve momentos em que pensei que o José Rodrigues dos Santos iria "matar" Tomás para dar início a um novo herói para outras "aventuras". Certamente que o José tem mais aventuras para o futuro, espero que melhores aventuras.
Mais uma fascinante aventura do Prof. Tomás Noronha. Bem como aquisição de conhecimentos sobra a física clássica e quântica. E não esquecer, o enigma final. Muito bom! Ler sem parar!
Absorve-nos e envolve-nos do principio ao fim. Bom trabalho, obrigada.
Tinha que ler até ao fim! Adoro ler e os livros do José Rodrigues dos Santos estão na minha lista de "Tenho que ler", e realmente confirmo que foi um livro a comprar e ler... e mais, eu não conseguia parar! Muito Bom!
É um livro que nos deixa presos do início ao fim, sempre na expetativa do que irá acontecer logo a seguir. Foi o primeiro livro que li do J. Rodrigues dos Santos, e agora tenho vontade de começar a ler os anteriores (pelos quais devia ter começado, claro, hihihihi)
Um ótimo romance José Rodrigues dos Santos, entretém e mostra-nos ao mesmo tempo o que acontece quando morremos.
O autor surpreende-nos mais uma vez com uma trama deliciosamente viciante.
Como sempre o autor revela um grande trabalho de investigação. Isto juntamente com a sua maneira pessoal de escreve são o click que nos prender ao livro para uma leitura muito agradável.
Um romance emocionante e cheio de mistério que nos faz viajar por algumas questões pertinentes sobre o mundo da consciência. Para um fã de Dan Brown como eu, foi muito bom ter esta oportunidade de ler algo que está até acima do que para mim é o rei desse género literário.
Apesar das explicações, por vezes exaustivas, de física quântica, foi com agrado que percebi que até nem é assim tão difícil de entender. Afinal, basta juntar dois mais dois... e tudo faz sentido. Obrigada por isso, José Rodrigues dos Santos. Quanto a Tomás Noronha, mais uma performance em grande estilo. Vale muito a pena ler.
Para não variar dos restantes livros é um livro excelente para ler nos espacinhos de tempo livre, tem uma historia muito rica, muito recheada. Um livro que vale a pena como José Rodrigues dos Santos nos habituou.
Adorei o livro!! Como já é habitual nos livros de José Rodrigues dos Santos, também este é viciante, educativo e que nos absorve!! Escritor único e talentoso!!!
Incrível a capacidade de José Rodrigues dos Santos de nos prender, mais uma vez, numa história cheia de conceitos e teorias científicas, que teria tudo para ser aborrecida, mas que ao contrário não nos deixa parar de ler.
Um livro genial e fascinante como o autor nos tem habituado. Mantém-nos agarrados ao livro e com vontade de o decorar até ao último pagrsgrafo, lendo sofregamente. Recomendo a leitura. Nota: lido em uma semana
O cuidado com a precisão dos detalhes é visível, por vezes é descritivo de mais, mas o enredo é cativante.
Ainda não acabei a sua leitura, mas até agora estou a gostar do que li. Este livro está na continuação dos anteriores com as aventuras do Professor Noronha. Acho no entanto que algumas descrições relativas à spartes científicas são um bocado extensas e por vezes, poderão ser um pouco dificeis de seguir para quem não tem conhecimento sobre o assunto.
José Rodrigues dos Santos já habituou o seu leitor a uma escrita de qualidade extrema, aliada à "história", com suporte de investigação rigoroso, não deixando de parte o "entretenimento". Não se consegue parar de ler e quando se chega ao final, fica a satisfação de mais uma leitura de grande qualidade e o vazio de não ter já outro livro para continuar, quando já se leram todos... Autor de excelência, escrita magnífica!
Mais uma vez, o José Rodrigues dos Santos me proporciona uma leitura agradável, descontraída acompanhada de uma doses generosa de cultura geral.
Verdadeiramente fascinante, prende-nos da primeira à última página. O suspense obriga-nos a suster o fôlego! Excelente!
Ainda não acabei de ler o livro, mas estou estupefacta, com as coisas que a ciência descobre e que nós, vulgares pessoas, desconhecemos. Mais um livro para devorar de uma vez...
a história desenrola-se de forma fascinante e com um enredo sólido.os conceitos fisico-quimicos obrigam a leitura detalhada para compreensão do argumentário.recomendo a leitura deste romance e que venha o próximo.
Mais um romance ao jeito de José Rodrigues dos Santos. Brilhante, ainda que de leitura mais atenta.
Cheio de cultura, informaçao interessante, e uma história cativante.
Depois de terminar a leitura deste livro dou por mim a olhar para a realidade que se me apresenta todos os dias e não posso deixar de pensar que a olho de uma forma mais curiosa. Nada é um dado adquirido, tudo se pode questionar !Que belo enigma é este o da matéria e da existência. Tomás de Noronha continua no seu melhor estilo! Venha o próximo!
Mais um grande romance policial, como só o José Rodrigues dos Santos já nos habituou......História envolvente, fácil de ler....
O prazer de ler os livros deste autor, para além da história, o suspense, é a certeza de que vou aprender algo, pois o cuidado nas pesquisas que faz e a clareza com que descreve temas algo complexos, é extraordinária. Já li todos os seus livros.
Como todos os outros livros da serie Tomás Noronha é apaixonante e viciante. Além da intriga, também aprendemos muitas coisas que são explicadas de forma a que todos possam compreender.
Como tem sido hábito mais um livro que nos deixa agarrados do inicio ao fim. História interessante que toca num ponto sensível ao ser humano. Gostei , recomendo e fico a aguardar o próximo.
Tal como já nos habituou, também este livro agarra o leitor á leitura do principio ao final, com muito suspense e intriga á mistura... Muito bom e recomendo.
Não é mais um livro deste autor mas sim o livro.
Mais uma impressionante história que nos prende e quase sentimos fazer parte desta...sentimos aquela curiosidade terrivel em ler sempre mais e descobrir qual o final e muito interessante o tema abordado,que obriga a pensar e refletir sobre o modo como observamos o meio que nos rodeia,Parabéns ao nosso querido José R.dos Santos
Como já vem sendo hábito, este é mais um excelente livro de JRC, sem dúvida vale a pena ler e reler. Excelente!!!
Gostei muito deste livro faz me lembrar os agentes da cia com o nosso sis e o mais com os seus malabarismos
JRS começa cada vez mais a assumir-se como um escritor de nível internacional. As tramas cada vez mais intrincadas e de interesse muito atual suscitam a curiosidade e prendem a atenção do leitor. Simplesmente soberbo!
Um livro onde encontramos aventura cheia de inigmas e mistérios... Desenvolve um tema interessante o cérebro e a sua complexidade...
adoro os livros do José Rodigues dos Santos e este não desiludiu! Aconselho vivamente a quem gosta deste tipo de livros, este não foge ao que o autor já (e tão bem) nos habituou!
Gosto muito de José Rodrigues dos Santos e sem dúvida que é um senhor no que respeita ao gênero. Depois de uma queda no que respeita ao último livro - A Mão do Diabo - o autor chega-nos agora com uma história de nos prender até ao fim! Um enredo óptimo, num tema difícil de escrever. Sou Psicólogo, lido com a temática diáriamente e é dos meus temas de foco principais, e o autor conseguiu por-me a pensar novamente, apresentando uma reflexão ponderada e bem estruturada que nos encaminha durante a história! Sem dúvida, um dos livros do ano e que marcará o curriculo de José Rodrigues dos Santos!
Incrível como sempre! O autor tem o dom de nos prender ao livro do inicio ao fim. O envolvimento da Maria, o modo como ele se desenvencilha da CIA ainda torna o livro mais atractivo.
Enigmático, empolgante e rigoroso, como vem sendo hábito nas suas obras.
Fabuloso. José Rodrigues dos Santos consegue cativar desde o primeiro paragrafo até ao fim da história, passando ainda por nos transmitir conhecimento numa matéria melindrosa. Um verdadeiro êxito.
Mantém-nos ligados à história de uma forma incrível e adoro a sua habilidade de manter personagens ao longo destes anos.
Mais um best seller de um grande escritor. Muito obrigado
Uma historia policial interessante, embora as lições de física quântica tornem a leitura anormalmente pesada, mas muito interessante.
Na linha do que José Rodrigues dos Santos já nos habituou. Trata-se de um livro com uma linha centrada no suspense, mas onde o conhecimento nos é dado em dose agradável. Um livro para quem goste do suspense e, acima de tudo, de uma boa dose de encanto pela historia que nos é apresenta pelo regressado professor Noronha.
Mais uma vez a intensidade como é narrada esta nova aventura do Prof. Tomás Noronha, dá vontade de ler o livro todo duma só vez.
Mais uma vez este autor nos surpreende com os seus óptimos livros que nos prendem do ínicio ao fim.
Uma obra que nos prende do inicio ao fim.
Excelente. os livros de José Rodrigues dos Santos, nunca mais parei!! espero sempre ansiosamente que saia mais um livro novo. Adoro o tipo de escrita, de fácil perceção, cheia de pormenores e descrições excepcionais. A chave de Salomão aborda um tema que não deixa de ser muito interessante, "será que a alma existe?" já iniciei a leitura, mas ainda não terminei, pelo que estou na espetativa! de qualquer forma, nas primeiras páginas descreve investigações já feitas que a maior parte de nós (comuns mortais) nem sonha sequer.