A Queda eBook
de Albert Camus
Sobre
o LivroNum bar de marinheiros em Amsterdão, um homem que se apresenta como juiz-penitente enceta conversa com um desconhecido. Entre copos de genebra e deambulações pelas ruas daquela cidade de canais concêntricos, a fazer lembrar os círculos do inferno, recorda a sua vida passada como respeitável advogado parisiense, insuperável na defesa de causas nobres e nas conquistas amorosas. Mas à medida que a confissão se desenrola as ambiguidades acumulam-se, os motivos ocultos revelam-se, os triunfos desabam. Narrativa mordaz, de uma ironia brilhante, A Queda descreve uma viagem de decadência até às mais obscuras infâmias do homem moderno. Publicado pela primeira vez em 1956, foi o último livro de ficção lançado em vida por Albert Camus.
Biografia do autor
Albert Camus nasceu em Mondovi, na Argélia, a 7 de novembro de 1913. Licenciado em Filosofia, participou na Resistência francesa durante a Segunda Guerra Mundial e foi então um dos fundadores do jornal de esquerda Combat. Em 1957 foi consagrado com o Prémio Nobel da Literatura, pelo conjunto de uma obra que o afirmou como um dos grandes pensadores do século xx. Dos seus títulos ensaísticos destacam-se O Mito de Sísifo (1942) e O Homem Revoltado (1951); na ficção, são incontornáveis O Estrangeiro (1942), A Peste (1947) e A Queda (1956). A 4 de janeiro de 1960, Camus morreu num acidente de viação perto de Sens. Na sua mala levava inacabado o manuscrito de O Primeiro Homem, texto autobiográfico que viria a ser publicado em 1994.
Leiam toda a obra deste incrível escritor. Vocês serão modificados de uma maneira irreversível.
O que no início parece um diálogo e mais tarde um monólogo, torna-se uma conversa fantástica entre duas pessoas. Uma delas só o descobrirá no final, a outra, durante 80 páginas, conversará sobre tudo e mais alguma coisa, tocando em aspectos comuns entre "bêbados": existência, morte, suicídio, amizade, mulheres e vida. Tudo de uma forma hilariante e ao mesmo tempo perspicaz. Para refletir e desfrutar. Quem já está familiarizado com Camus não se surpreenderá com a qualidade da obra.
Neste livro entramos numa viagem de (auto) análise psicológica que nos faz julgar, apreciar, empatizar e identificar com o personagem. Não é um livro comum, tanto na sua estrutura, como no seu tema, mas traz a luz, através da sua simplicidade narrativa, a possibilidade de abordar o tema quase sem fronteiras e limites. Apesar de compreender o porquê, a única parte menos positiva, na minha opinião, é a falta de uma narrativa mais complexa, mas entendo a razão desta abordagem e a pequena extensão do livro faz com que o mesmo não se torne exaustivo.
Introspectivo, faz-nos reflectir! Obrigatório para quem gosta de Albert Camus
A Queda de Albert Camus é uma obra fundamental e intemporal que nos transporta para o nosso eu interior e nos leva a questionar a vida, a decadência humana e os meandros de obscuridade interior. Obra imperdível.
Livro obrigatório, tanto para quem já leu algum dos seus livros, tanto para quem ainda não leu. Leva-nos a uma profunda introspecção, escrito por um dos maiores escritores / filósofos do século XX.