Uma Vida Muito Boa Livro
Os Benefícios do Fracasso e a Importância da Imaginação
de J. K. Rowling; Tradução: Ana Vitória Abreu Cardoso e João Cardoso
Sobre
o LivroEm 2008, J.K. Rowling proferiu um discurso profundamente marcante na Universidade de Harvard perante uma audiência de jovens
recém-formados. Uma Vida Muito Boa, agora publicado pela primeira vez em língua portuguesa, contém palavras sábias de J.K. Rowling, proporcionando orientações a todos os leitores que se encontrem num momento de viragem decisivo das suas vidas, colocando questões profundas e estimulantes: como aceitar o fracasso? Como podemos usar a nossa imaginação em benefício não só de nós próprios mas também dos outros?
Partindo das suas vivências enquanto jovem recém-formada, a mundialmente famosa escritora trata neste pequeno livro de algumas
das questões mais importantes da vida com inteligência e força emocional. Abordando temas como o fracasso, as adversidades,
a imaginação e a inspiração, este livro permanece tão relevante hoje como da primeira vez que J.K. Rowling proferiu estas palavras,
há 9 anos.
A Presidente da Universidade de Harvard, Drew Gilpin Faust, afirmou: «O percurso de J.K. Rowling constitui um poderoso exemplo.
O discurso que a autora de Harry Potter proferiu constitui uma dádiva extraordinária para todos nós que tivemos o privilégio de a
ouvir e agora de a ler.»
J.K. Rowling doará as receitas provenientes das vendas deste livro à Lumos Foundation, instituição de solidariedade a que preside.
Esta iniciativa insere-se no seu compromisso de financiar os custos operacionais da referida instituição, permitindo assim que todas
as doações possam ser encaminhadas diretamente para os projetos no terreno.
Este é o discurso de J. K. Rowling numa formatura de 2008, em Harvard. Gostei tanto de vê-lo online que quis tê-lo comigo em palavras para poder inspirar-me nele de quando em quando.
É um livro pequenino, que se lê bastante rápido, muito pela capacidade que a escritora tem de nos ''prender''. Ao longo do livro são partilhadas experiências tocantes que nos fazem criar perspectiva sobre o nosso dia a dia. Recomendo.
Um pequeno livro com grandes mensagens! Sempre foi fã de J. K. Rowling, desde o início do Harry Potter e depois de Robert Galbraith, mas cada vez mais me apaixono pela vida e sabedoria desta senhora. Recomendo, sem dúvida!
Apesar de não ser fã da saga Harry Potter tenho alguns livros e tenho outros dois escritos pela autora que apesar de ainda não ter lido tenho muito boa curiosidade e acho que ainda pego este ano. Pelo que, quando os meus olhos baterem num título dela que eu não conhecia pensei que ou ando muito distraída ou o livro era novo. Acabei por imediatamente perceber que este não é um livro tão falado como os outros porque não é de uma história que se trata. Este livro surgiu como consequência da autora ter sido convidada para discursar na cerimónia de graduação dos alunos de 2008 na Universidade de Harvard. E eu a ler a sinopse fiquei maravilhada com os dois temas sobre os quais ela decidiu falar: fracasso e criatividade. Nos dias de hoje, é muito importante ter sucesso. Mas, infelizmente pouco se fala do fracasso e muitas vezes antes de conseguirmos um único momento de sucesso passámos por vários momentos de fracasso. E tantas vezes, temos que usar a imaginação e é através dessa criatividade que tantas boas ideias surgem. Gostei da ideia desta senhora, que já conheceu de perto o fracasso e para chegar ao sucesso que é hoje teve que dar muito uso à imaginação/criatividade, escrevesse sobre o assunto. Infelizmente, o livro não correspondeu às minhas expectativas. Admito que também estavam muito elevadas. Contudo, o livro é cheio de ilustrações relacionadas com aquilo que o discurso «fala» naquele momento e deixa-nos com uma mensagem espectacular que devemos ter sempre connosco:
Uma mensagem muito importante para jovens e não só. Nunca desistir dos Sonhos. Lutar por eles e mesmo na adversidade, erguer e focar e com muito amor e dedicação, alcançaremos e teremos Uma Vida Muito Boa.
Gostei bastante deste livro, diferente do que a autora costuma publicar mas com uma escrita realista que reflecte a vivência académica da mesma. Inspirador e motivador para os que se encontram na mesma situação que a autora e querem seguir os seus sonhos deixando de lado o conformismo da sociedade.
Um livro inspirador, que vale a pena oferecer aos finalistas (e não só).
Um livro com o discurso que J. K. Rowling proferiu, no ano de 2009, quando discursou para os finalistas de Harvard. Provavelmente, a ideia inicial não era transformar esse discurso num livro, mas ainda bem que o fez. Assim, todos podemos absorver as palavras de J. K. Rowling - e as referências ao mundo mágico de Harry Potter - e voltar a acreditar que tudo é possível e que toda a magia que precisamos está dentro de nós. Uma leitura leve e inspiradora, que se torna ainda mais agradável pelas ilustrações que acompanham todo o texto.
Um livro que nos leva acreditar que tudo é possível mesmo nas fases mais obscuras, as mesmas que nos leva acreditar que não somos capazes de sair do fundo do poço. Um livro que nos leva a perceber que somos nós que fazemos a nossa própria sorte, lutando e nunca desistindo. Uma leitura rápida, mas de fazer uma alma acreditar que tudo é possível, e há sempre uma razão por trás das coisas menos boas.
Um excelente livrinho, cuja mensagem revela que na vida, os grandes obstáculos devem ser sempre tidos como barreiras a ultrapassar e nunca buracos de onde não devemos sair... Li num "piscar de olhos"! Recomendo a todos.
Apesar de gostar da autora, achei este livro uma desilusão total. Infelizmente não recomendo.
Cheio de inspiração e força para qualquer um, este é um discurso que se lê de uma vez e ao qual se pode recorrer sempre que nos sentimos mais em baixo ou sem rumo. É simples e inspirador, não fosse a vida desta autora uma inspiração por si só. A organização do livro e as ilustrações da edição estão lindas, acrescentado ainda mais ao discurso.