Uma Antologia

de W. B. Yeats
editor: Assírio & Alvim, março de 2010
ESGOTADO OU NÃO DISPONÍVEL
VENDA O SEU LIVRO
Em Dublin, no dia 13 de Junho de 1865, nasce William Butler Yeats, um dos maiores poetas de língua inglesa do século XX, a quem foi atribuído o Prémio Nobel da Literatura em 1923. Quando tem apenas dois anos, os seus pais mudam-se para Londres, mas são as férias que passa na Irlanda que William guardará como recordação de infância. Em 1880, a família Yeats regressa a Dublin, onde William termina o liceu. No ano de 1883, ingressa na Metropolitan School of Art, começando a publicar os seus primeiros textos na Dublin University Review. A família Yeats volta a mudar-se para Londres em 1887, e aí William inicia a sua carreira de escritor profissional. Junta-se à Sociedade Teosófica e rapidamente se integra na vida literária de Londres. Em 1899, William pede Maud Gonne em casamento, mas esta declina. O escritor entrega-se então à escrita, acreditando que a literatura poderia engendrar uma unidade nacional capaz de transfigurar a Irlanda. No mesmo ano é inaugurado o Irish Literacy Theatre — que Yeats criara entretanto —, com a sua peça The Countess Cathleen. No ano de 1913 Yeats passa alguns meses em Sussex, onde o poeta americano Ezra Pound é seu secretário. Quatro anos mais tarde, casa com George Hyde-Lees, de quem tem uma filha e um filho. Em 1922, com a fundação do «Irish Free State», Yeats aceita o convite para o Senado Irlandês, onde trabalhou durante seis anos. Ao longo da sua vida, W.B. Yeats publica diversos volumes de poesia, que reflectem sempre a sua preocupação com a cultura, a história e a tradição do seu país. Morre em Roquebrune-Cap-Martin, no dia 28 de Janeiro de 1939, durante uma viagem a França. Este volume antológico recolhe parte significativa da sua poesia, traduzida para português pela mão de José Agostinho Baptista.

Uma Antologia

de W. B. Yeats

Propriedade Descrição
ISBN: 978-972-37-0395-5
Editor: Assírio & Alvim
Data de Lançamento: março de 2010
Idioma: Português
Dimensões: 145 x 206 x 14 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 192
Tipo de produto: Livro
Coleção: Documenta Poetica
Classificação temática: Livros em Português > Literatura > Poesia
EAN: 9789723703955

Uma Antologia - Sublime Poesia

Emílio Gouveia Miranda

Não é em vão que W. B. Yests é considerado um dos expoentes máximos da poesia Universal. A originalidade do seu trabalho surpreende-nos e encanta-nos. Os seus poemas são autênticos cânticos que despertam as nossas emoções, como se, ao lê-lo, escutassemos as vozes dos nossos mais remotos antepassados, numa evocação onde se cruzam as energias celestes e as energias telúricas. Li Uma Antologia compulsivamente, porque não é possível ler o primeiro verso sem desejar descobrir todos os que se lhe seguem. Aconselho vivamente.

SOBRE O AUTOR

W. B. Yeats

Em Dublin, no dia 13 de junho de 1865, nasce William Butler Yeats, um dos maiores poetas de língua inglesa do século XX, a quem foi atribuído o Prémio Nobel da Literatura em 1923.
Quando tem apenas dois anos, os seus pais mudam-se para Londres, mas são as férias que passa na Irlanda que William guardará como recordação de infância. Em 1880, a família Yeats regressa a Dublin, onde William termina o liceu. No ano de 1883, ingressa na Metropolitan School of Art, começando a publicar os seus primeiros textos na "Dublin University Review".
A família Yeats volta a mudar-se para Londres em 1887, e aí William inicia a sua carreira de escritor profissional. Junta-se à Sociedade Teosófica e rapidamente se integra na vida literária de Londres, fazendo amizade com William Morris e W.E. Henley, sendo também cofundador do Rhymers’ Club.
Em 1889, Yeats conhece Maud Gonne, uma rebelde patriota irlandesa. A paixão não correspondida que nutre por Maud leva-o a apoiar a causa nacionalista irlandesa. A morte, em 1891, do líder irlandês Charles Stewart Parnell desmotiva a crença de Yeats na causa nacionalista, levando-o a procurar preencher esse vazio com literatura, arte, poesia, drama e lendas ("The Celtic Twilight").
Em 1899, William pede Maud em casamento, mas esta declina. O escritor entrega-se então à escrita, acreditando que a literatura poderia engendrar uma unidade nacional capaz de transfigurar a Irlanda. No mesmo ano é inaugurado o "Irish Literacy Theatre" - que Yeats criara entretanto -, com a sua peça "The Countess Cathleen".
Ao longo da sua vida, W.B. Yeats publica diversos volumes de poesia, que refletem sempre a sua preocupação com a cultura, a história e a tradição do seu país.
No ano de 1913 Yeats passa alguns meses em Sussex, onde o poeta americano Ezra Pound é seu secretário. Quatro anos mais tarde, casa com George Hyde-Lees, de quem tem uma filha e um filho.
Em 1922, com a fundação do "Irish Free State", Yeats aceita o convite para o Senado Irlandês, onde trabalhou durante seis anos.
William Yeats veio a morrer em Roquebrune-Cap-Martin, no dia 28 de janeiro de 1939, durante uma viagem a França, onde é enterrado. Devido à Segunda Grande Guerra, só em 1948 o seu corpo é transferido para a Irlanda.

(ver mais)

LIVROS DA MESMA COLEÇÃO

DO MESMO AUTOR