Fotografia de W. B. Yeats

W. B. Yeats

Em Dublin, no dia 13 de junho de 1865, nasce William Butler Yeats, um dos maiores poetas de língua inglesa do século XX, a quem foi atribuído o Prémio Nobel da Literatura em 1923.
Quando tem apenas dois anos, os seus pais mudam-se para Londres, mas são as férias que passa na Irlanda que William guardará como recordação de infância. Em 1880, a família Yeats regressa a Dublin, onde William termina o liceu. No ano de 1883, ingressa na Metropolitan School of Art, começando a publicar os seus primeiros textos na "Dublin University Review".
A família Yeats volta a mudar-se para Londres em 1887, e aí William inicia a sua carreira de escritor profissional. Junta-se à Sociedade Teosófica e rapidamente se integra na vida literária de Londres, fazendo amizade com William Morris e W.E. Henley, sendo também cofundador do Rhymers’ Club.
Em 1889, Yeats conhece Maud Gonne, uma rebelde patriota irlandesa. A paixão não correspondida que nutre por Maud leva-o a apoiar a causa nacionalista irlandesa. A morte, em 1891, do líder irlandês Charles Stewart Parnell desmotiva a crença de Yeats na causa nacionalista, levando-o a procurar preencher esse vazio com literatura, arte, poesia, drama e lendas ("The Celtic Twilight").
Em 1899, William pede Maud em casamento, mas esta declina. O escritor entrega-se então à escrita, acreditando que a literatura poderia engendrar uma unidade nacional capaz de transfigurar a Irlanda. No mesmo ano é inaugurado o "Irish Literacy Theatre" - que Yeats criara entretanto -, com a sua peça "The Countess Cathleen".
Ao longo da sua vida, W.B. Yeats publica diversos volumes de poesia, que refletem sempre a sua preocupação com a cultura, a história e a tradição do seu país.
No ano de 1913 Yeats passa alguns meses em Sussex, onde o poeta americano Ezra Pound é seu secretário. Quatro anos mais tarde, casa com George Hyde-Lees, de quem tem uma filha e um filho.
Em 1922, com a fundação do "Irish Free State", Yeats aceita o convite para o Senado Irlandês, onde trabalhou durante seis anos.
William Yeats veio a morrer em Roquebrune-Cap-Martin, no dia 28 de janeiro de 1939, durante uma viagem a França, onde é enterrado. Devido à Segunda Grande Guerra, só em 1948 o seu corpo é transferido para a Irlanda.

bibliografia

Quem comprou este autor também comprou

X
recomendar
W. B. Yeats
Para recomendar este autor a um amigo basta preencher o seu nome e email, bem como o nome e email da pessoa a quem pretende fazer a sugestão. Se quiser pode ainda acrescentar um pequeno comentário, de seguida clique em 'confirmar'. A sua recomendação será imediatamente enviada em seu nome, para o email da pessoa a quem pretende fazer a recomendação.

A sua identificação:

A identificação da pessoa a quem quer recomendar este autor:

X
A sua recomendação foi enviada com sucesso!
X
Ocorreu um erro a obter a informação! Por favor tente mais tarde.
X
selecione o livro adotado:
X
Ocorreu um erro
Por favor tente novamente mais tarde.
X
atingiu o limite máximo de dispositivos autorizados
Por favor, aceda à area de cliente para gerir os dispositivos ativos.