Um Sopro de Vida Livro
de Clarice Lispector
Sobre
o LivroNeste livro inclassificável, Clarice imagina uma personagem, Ângela Pralini, através da qual entra em conflito consigo mesma para se distanciar de si e evitar o pior dos plágios.
João Cezar de Castro Rocha afirma, na edição brasileira, que os livros de Clarice «se transformam sempre num mergulho no infinito de uma identidade à deriva».
Isso é particularmente válido para Um Sopro de Vida, publicado em 1978. A sua actualidade levou Pedro Almodóvar a escrever, em carta a Benjamin Moser, biógrafo de Clarice Lispector:
«O romance é recheado de frases memoráveis sobre a criação literária e a passagem do tempo, o desespero e a multiplicidade humana, incluindo a necessidade de se falar de si mesmo, a procura por um interlocutor e o facto de se encontrar isso dentro de si mesmo. Quero citar frases dela na edição em livro do argumento de A Pele Que Habito.»
Na obra 'Um Sopro de Vida' navegamos nas multidimensões da Vida através da reflexão que elabora e que entrelaça o infinito ao humano como reflexos dum espelho uno e que se visualisam na escrita literária.
Este foi um livro marcante. A construção dos personagens é curiosa. Um livro muito forte, marcante. Ao iniciar a leitura parece que o livro toma conta do corpo, este entra neste livro. É simplesmente extraordinário, com a força de uma vida. recomendo, de todo
Com um percurso de vida fascinante, C. Lispector consegue descrever o que muitos poucos conseguem: a vida.
É o confronto com o outro lado de nós. Uma viagem que nos coloca na posição da escritora e não queremos que esta viagem acabe.
Um livro para apreciar e saborear cada palavra... Citações fantásticas, trechos marcantes... Adoro Lispector!
A vida e a ficção, a fricção que ambas propiciam. Um homem e uma mulher que se ficcionam, como quase todos os homens e quase todas as mulheres. E que sobra então? A vida e toda a sua respiração numa inspirada ficção de Clarice Lispector.
Este livro, bem como toda a escrita de Clarice Lispector é, de facto, "um sopro de vida" para quem gosta de ler e aprecia grandes escritores. Para ler e reler.