Editor: Editorial Presença, abril de 2008 ‧

«Homem de preto,
qual é a sua missão?
Entrar pela favela e deixar corpo no chão.
Homem de preto, o que é que você faz?
Eu faço coisas que assustam Satanás.»
(Refrão dos homens do BOPE)

Baseado em factos reais, Tropa de Elite alia-se à ficção para descrever o exaustivo trabalho do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) do Rio de Janeiro. Treinados para lidar com situações especiais, os elementos do BOPE distinguem-se pela incorruptibilidade, honra, dignidade e coragem. Mas as suas práticas de combate ao crime são descritas como violentas, cruéis e implacáveis. Todos os dias os polícias arriscam a vida em nome do dever, nem por isso auferindo salários em conformidade sendo o orgulho na missão aquilo que os faz mover e que os eleva à categoria de benfeitores por entre as populações. A ameaça é uma constante na vida destes homens e a sua incursão pelas favelas, por bairros pobres e problemáticos, obriga-os a fazerem uso do sangue frio e a entoarem o grito de guerra em casos de brutalidade extrema. A primeira parte do livro revela o quotidiano desta polícia e as suas práticas e a segunda parte acompanha uma personagem que se envolverá com autoridades, traficantes, e políticos num circuito onde o perigo espreita a cada esquina e se tecem relações melindrosas em torno da corrupção. Tropa de Elite revela como o BOPE se destaca destes círculos, como despista o crime e corajosamente o enfrenta e reprime.

«É justamente a crueza o maior trunfo do livro. […] Elite da Tropa […] é um marco porque, mesmo sob a tarja de ficção, faz críticas contundentes à instituição policial.»
Revista Época

«Lançado há apenas duas semanas, Tropa de Elite já é o filme mais visto e comentado da história do cinema brasileiro.»
Veja

«A Tropa de Elite vai pegar você. Sou dos que acham que o BOPE […] saiu fortalecido do excelente filme de José Padilha, seguramente um dos cinco melhores já produzidos no país. […] Tropa de Elite é uma obra madura.»
Revista Época

«Tropa de Elite vem com o ponto de vista da polícia».
Wagner Moura em entrevista ao Globo

«A história de Tropa de Elite centra-se no esforço do capitão Nascimento para deixar o BOPE. Ele está para ganhar um filho e não quer mais participar de acções arriscadas.»
Veja

Tropa de Elite

de Luiz Eduardo Soares, Rodrigo Pimentel e André Batista

Propriedade Descrição
ISBN: 9789722339247
Editor: Editorial Presença
Data de Lançamento: abril de 2008
Idioma: Português
Dimensões: 148 x 228 x 17 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 320
Tipo de produto: Livro
Classificação Temática: Livros em Português > Literatura > Romance
EAN: 9789722339247

QUEM COMPROU TAMBÉM COMPROU