10% de desconto
Livro eBook
editor: Planeta, julho de 2022
20,90€
10% DE DESCONTO CARTÃO
PORTES GRÁTIS
Uma saga familiar arrebatadora que retrata o século XX russo, desde os últimos dias dos czares até à ascensão do comunismo e ao posterior período pós-soviético.

Inverno de 1916: a Rússia está à beira da revolução. Do lado de fora do Instituto Smolny para Meninas Nobres, uma precetora inglesa está à espera que a sua aluna saia da escola. Mas a polícia secreta do czar também está…

Bonita e obstinada, Sashenka Zeitlin tem apenas dezasseis anos. Nascida numa família burguesa e bem-relacionada com o regime do czar, enquanto a sua mãe vai a festas com Rasputine, Sashenka escapa para a noite gelada para desempenhar o seu papel num perigoso jogo de conspiração e sedução.

Vinte anos depois, Sashenka é casada com um poderoso líder comunista, de quem tem dois filhos. À sua volta há pessoas a desaparecer, mas no mundo secreto da elite a sua família mantém-se a salvo. Tudo está prestes a mudar, quando Sashenka se apaixona irremediavelmente e embarca num amor proibido, que lhe trará consequências devastadoras.

A história de Sashenka esteve escondida durante mais de meio século, até que uma jovem historiadora mergulha nos arquivos privados de Estaline e descobre uma vida extraordinária marcada pela traição, redenção, crueldade e heroísmo. A história de uma mulher forçada a fazer uma escolha impossível.

Sashenka

de Simon Sebag Montefiore

Propriedade Descrição
ISBN: 9789897775918
Editor: Planeta
Data de Lançamento: julho de 2022
Idioma: Português
Dimensões: 155 x 236 x 29 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 504
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Literatura > Romance
EAN: 9789897775918

Sashenka - imperdível!

Isabel Sá

«Sashenka»... Um dos melhores romances históricos que li nos últimos anos. Muito emocionante e que não esquecerei. A história está muito bem estruturada e escrita com detalhe, pormenor, o que aprecio. O enredo é complexo, inteligente e emocionante... Este livro é mais uma confirmação da minha ideia de que um romance histórico superior só pode escrito por um grande historiador, especialistana matéria, mas que concilia essa competência com a arte de criar um enredo e escrevê-lo por forma a prender o leitor. Pela via das relações familiares e de amizade, recorrendo à subtileza e à frontalidade no enredo, mas também à informação factual, percebemos melhor sobre uma época particular do sovietismo e das suas repercussões nas relações humanas, como era viver numa repressão esmagadora e, ainda, de como o desfasamento entre ideais e convicções e a sua construção concreta pode tornar a transição para a consciência tão difícil para uns ou, mesmo, impossível para outros. Aprendemos muito e esta obra apresenta, efetivamente, uma outra perspetiva do conhecimento do passado, da História, que só uma componente ficional, muitas vezes, facilita. Li este livro em poucos dias, e a última parte quase de um só fôlego, sempre a ter de voltar para trás para continuar a seguir no enredo, tal foi a complexidiade e o interesse do pormenor e das subtilezas. Ao longo de toda a obra, várias vezes fui pesquisar na internet (sobre as gastronomia, as personagens históricas e alguns acontecimentos, p.ex.), tal é a riqueza da narrativa. Não teria escrito uma das cenas finais daquele modo, houve uma incoerência da descrição dos olhos de uma personagem e não achei a parte da paixão particularmente feliz, mas não há narrativas perfeitas. São poucos os livros em que, assim que terminados de ler, obrigam a uma pausa, para a despedida da obra... Este é um deles. Soberbo! Gostaria muito que as três obras desta trilogia - a trilogia de Moscovo -, estivessem traduzidas para português, e só duas é que estão! Quando for o tempo certo, depois da despedida, lerei «Uma noite de inverno», o outro título traduzido. Montefiore é um nome a reter.

Sashenka é A Rússia do século XX

AllByMyShelves

A história da Rússia no início do século XX personificada numa Mulher e na sua Vida. Com Sashenka percebemos que mesmo aqueles que viveram toda a sua vida a defender e a lutar por um ideal,tinham a sombra do machado Estalinista sobre as suas cabeças. Inúmeras mortes de inocentes fieis ao partido, perpetradas e ocultadas pelos seus serviços secretos. E muitos daqueles que lhes sobreviveram, viram as suas vidas e famílias desfeitas de um momento para o outro, sendo aconselhável nem se recordarem daquilo que ficava para trás, nem mesmo de quem eram. Um país que faz do secretismo uma das suas maiores armas. Gostei mesmo muito deste livro. Contudo, embora estejamos perante um livro com cerca de 500 páginas, acredito que o mesmo beneficiaria de mais umas quantas.Isto porque senti que os grandes marcos desta trama ocorrem de forma demasiado repentina, rápida e intensa, sentido falta de um desenvolvimento que melhor sustentasse esses mesmos acontecimentos. Para quem como eu tem uma certa urgência em conhecer a história desta nação que parece não (re)conhecer fronteiras, só posso recomendar a leitura de Sashenka.É o primeiro livro da Trilogia de Moscovo de Montefiore.O #3 já se encontra editado em Português (´´Uma Noite de Inverno´´).Está em falta o #2 (´´Red Sky at Noon´´).Gostaria muito de ver toda a Trilogia editada em Portugal¿

Excepcional

Ana Limpinho Martins Ferreira

Compro livros quase mensalmente e sempre através da wook. Por quê ? É onde encontros preços mais baixos ou iguais a outros sites, pelo que sempre escolho a wook visto ter-me dado sempre bem com esta livraria. Este livro, embora grande, lê-se rapidamente pelos capítulos serem pequenos e o assunto interessante. Vive-se com Sashenka, desde pequena até ser mãe. Os pais, pequeno burgueses, vivem sem dificuldades pelo que a adolescente, na rebelião própria da idade, torna-se bolchevique. Após a revolução, é compensada com uma boa casa onde vive com o marido, igualmente notável na revolução. Têm dois filhos e dão grandes festas aquando do 1º de Maio. Ao seu pensamento, e na presença de Estaline, ocorre-lhe as atitudes frias deste ao mandar matar muitos dos que não aceitaram a ideologia em vigor. Contudo, a lavagem ao cérebro que recebeu aos 18 anos dá-lhe sempre uma explicação tais actos. Mas a vivência destes casos e o crescimento da sua maturidade vai fazendo o seu desenvolvimento emocional ...

Sashenka

Blogue ´´Biblioteca JMO ´´

Percorremos a história da Rússia de Rasputine até à época de Estaline, levados por Sashenka, uma mulher com uma vida extraordinária marcada pela traição, redenção, crueldade e heroísmo..Numa prosa cativante, angustiante, inquietante, em que não falta o secretismo, o mistério, a ação, o suspense; com personagens bem construídas e bem caracterizadas; prende o leitor, mantendo-o interessado até o fim, para o surpreender com uma revelação inesperada.

SOBRE O AUTOR

Simon Sebag Montefiore

Simon Sebag Montefiore nasceu em 1965 e cursou história na Universidade de Cambridge. Catherine the Great and Potemkin foi incluído na lista final dos Prémios Samuel Johnson, Duff Cooper e Marsh Biography. Estaline, a corte do Czar Vermelho ganhou o History Book of the Year Prize dos British Books Awards. O jovem Estaline foi agraciado com o Costa Biography Award (Reino Unido), com o LA Times Book Prize for Biography (Estados Unidos), com Le Grand Prix de la Biographie Politique (França) e com o Kreisky Prize for Political Literature (Áustria). Montefiore, que é ainda autor de um romance, Sashenka, tem os seus livros traduzidos em mais de 35 línguas. Membro da Royal Society of Literature, Simon Montefiore vive em Londres com a mulher, a romancista Santa Montefiore, e as duas filhas do casal.

(ver mais)

DO MESMO AUTOR

QUEM COMPROU TAMBÉM COMPROU