Pantaleão e as Visitadoras Livro
de Mario Vargas Llosa
Sobre
o LivroBaseado em factos verídicos, "Pantaleão e as Visitadoras" é um romance engenhoso, divertido e sarcástico que põe em evidência a outra face de um sistema a partir das suas próprias raízes, deixando entrever o funcionamento ambivalente de uma instituição.
Publicada em 1973 e adaptada ao cinema, Pantaleão e as Visitadoras é uma das obras mais populares e divertidas de Mario Vargas Llosa.
Pantaleão Pantoja, um oficial do exército com uma folha de serviços irrepreensível, enfrenta a missão mais arriscada da sua vida: organizar, dentro do mais absoluto sigilo militar, um serviço de prostitutas para aplacar as necessidades das Forças Armadas do Peru isoladas na selva amazónica.
Rigoroso cumpridor do dever, Pantoja muda-se para Iquitos para levar a cabo esta missão, mantendo-se afastado dos demais militares, vestindo à civil e, sobretudo, sem nada revelar à mãe e à mulher. No entanto, em pouco tempo, o que era uma missão discreta transforma-se no maior empreendimento de prostitutas do país, virando do avesso a vida de Iquitos e do próprio Pantaleão, que, como se não bastassem os problemas familiares, se verá envolvido com uma bela e insinuante «visitadora», acabando por pôr em perigo a sua tarefa.
É impossível ler este livro sem estar constantemente com um sorriso nos lábios ou soltar fortes gargalhadas em vários momentos da história. (...) Mario Vargas Llosa faz o resto, mais uma vez, não resiste a misturar vários momentos da história, divididos por relatórios e programas de rádio que de tão acutilantes e despropositados a sua leitura torna-se um momento único.