20% de desconto

Os Pareceres - A Lei e o Direito

O lugar da legalidade e da juricidade na disciplina procedimental dos pareceres

de Daniel Castro Neves
Editor: Universidade Católica Portuguesa - Porto, Janeiro de 2019 ‧
12,00€
10,80€
10% DE DESCONTO IMEDIATO + 10% CARTÃO
Venda o seu livro
O debate sobre a natureza, as funções e o regime da atividade consultiva permanece em aberto no direito administrativo europeu continental. Sempre à luz de uma perspetiva histórica e comparada, Os pareceres: a lei e o Direito partem à redescoberta deste instituto e da mais recente revisão da sua disciplina procedimental em Portugal.

Num diálogo franco e frutuoso - aqui e ali, impetuoso - com a doutrina produzida sobre o artigo 92.º» do CPA, a obra sugere uma revisão das teses que apontam para a progressiva prescindibilidade dos pareceres. Rejeitando interpretações ad terrorem, propõe a revalorização destes atos e sustenta que a sua vinculatividade não preclude - antes postula e justifica - o exercício da discricionariedade administrativa na instrução do procedimento.

Através de um discurso crítico, regressa às origens para dar um passo em frente. Afirma que a prejudicialidade dos atos consultivos se coaduna com a sua natureza jurídica não decisória. Confirma que, na sua génese, ainda que vinculativos, os pareceres são atos puramente instrumentais.

Os Pareceres - A Lei e o Direito

O lugar da legalidade e da juricidade na disciplina procedimental dos pareceres

de Daniel Castro Neves

Propriedade Descrição
ISBN: 9789898835604
Editor: Universidade Católica Portuguesa - Porto
Data de Lançamento: Janeiro de 2019
Idioma: Português
Dimensões: 160 x 231 x 4 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 80
Tipo de produto: Livro
Classificação Temática: Livros em Português > Direito > Direito Administrativo
EAN: 9789898835604

QUEM COMPROU TAMBÉM COMPROU