Oresteia - Agamémnon, Coéforas, Euménides
de Ésquilo
Sobre
o Livro
Sinopse
A Oresteia é um cume da arte literária do Ocidente. Lirismo e drama raramente realizaram uma simbiose tão perfeita no afrontamento das grandes questões morais e religiosas que se põem à consciência do homem na sua caminhada ao longo da História: os grandes temas da culpa e da expiação, do significado do sofrimento humano, da responsabilidade do homem face aos outros homens e o sentimento frente ao destino são-nos apresentados com uma acuidade a que a longa marcha do tempo ainda dá mais brilho.
Opinião
dos leitoresDetalhes
do Produto
Oresteia - Agamémnon, Coéforas, Euménides
ISBN
9789724413976
Editor:
Edições 70
Idioma:
Português
Dimensões:
153 x 234 x 11 mm
Encadernação:
Capa mole
Páginas:
248
Tipo de Produto:
Livro
Coleção:
Clássicos Gregos e Latinos
Classificação Temática:
Livros em Português
> Arte
> Artes de Palco
Livros em Português > Literatura > Teatro (Obra)
Livros em Português > Literatura > Teatro (Obra)
Edição e tradução de grande qualidade. As notas do tradutor são exactas e imprescindíveis. Recomendo
Até ao momento da escrita desta avaliação, estas são as mais antigas peças de teatro grego que temos conhecimento. Estas peças eram apresentadas em festivais (o que supõe a existência de regras, como por exemplo cada tragediógrafo apresentava 4 peças: 3 tragédias e um drama satírico) e a Oresteia é o único exemplo de um autor ter aproveitado aquela regra atrás descrita para realizar uma trilogia (cada peça continua a história da anterior). A construção do enredo de cada peça faz-nos desejar a próxima, de forma a saber o que se segue na interpretação esquiliana dos mitos em torno de Agamémnon e da sua família.
Esta "série" dos tempos clássicos, retrata a vida do homem que em prole do seu povo sacrificou sangue do seu sangue, ao que com este assassinato, inicia uma volta de tragédia e de castigo!
Apesar de excelente em termos de tradução e de comentários ao grego clássico, esta edição tem o último capítulo com os nomes das personagens trocados, o que, para quem não conheça bem, pode levar a alguma confusão.