O Último Voo do Flamingo Livro
de Mia Couto
Sobre
o LivroTizangara, primeiros anos do pós-guerra. Nesta vila tudo parecia correr bem. Os capacetes azuis já haviam chegado para vigiarem o processo de paz, e o dia a dia da população corria numa aparente normalidade. Mas por razões que quase todos desconheciam, esses mesmos capacetes azuis começaram, de súbito, a explodir. Massimo Risi, o soldado italiano das Nações Unidas destacado para investigar estas estranhas explosões, chega a Tizangara. Colocam-lhe um tradutor à disposição, e é através do relato deste que tomamos conhecimento dos factos. Entramos num mundo de vivos e de mortos, de realidade e de fantasia, de feitiços e de sobrenatural. A verdade e a ficção passam por nós em personagens densamente construídas, de que o feiticeiro Andorinho, a prostituta Ana Deusqueira, o padre Muhando, o administrador Estêvão Jonas e a sua mulher Ermelinda, a velha-moça Temporina, o velho Sulplício, são apenas alguns exemplos... O mistério adensa-se. Os soldados da paz morreram ou foram mortos?
Este livro desconcertou-me. Mia Couto escreve muitíssimo bem com a mais-valia de acrescentar palavras novas - algumas mais acertivas do que as já existentes - à língua portuguesa. Escreve com humor mas por detrás do humor há verdades e segredos denunciados, bastante dolorosos para o povo moçambicano, de que ele é porta-voz e, por assim dizer, "guardião". Só tenho pena de ser autodidacta na leitura deste autor, precisava de iniciação... E, por isso, o texto de Mia Couto que vem no final do livro deveria vir ao início. Um bom livro, divertido e sério, que ainda vou levar algum tempo a digerir.
uma história surpreendente que começa como uma espécie de policial numa terra onde realidade e uma certa magia cohabitam, e acaba por envolver numa teia de experiências maravilhosas. Recomendo!
Fantástico! Com uma história envolvente e muito cativante, este livro de Mia Couto consegue surpreender-nos a cada palavra, a cada frase... enfim, são páginas de puro prazer numa viagem única e memorável. Adorei e recomendo a 200%.
Fiquei rendida, mais uma vez, à escrita de Mia Couto. Esta obra tem de tudo e o mistério em que se enreda é simplesmente espetacular. Com ela sentimos de tudo um pouco. Não posso parar de elogiar Mia Couto por este livro fantástico!
Desde a historia, aos personagens, à narrativa, ao ritmo, e à boa disposição, considero este um dos melhores romances que li do Mia Couto e um dos que mais prazer me deu ao ler. Capacidade criativa do Mia Couto ao máximo!