O Tratado de Methuen (1703)

Diplomacia, Guerra, Política e Economia

de José Luís Cardoso, Nuno Gonçalo Monteiro e Leonor Freire Costa
Editor: Livros Horizonte, abril de 2003 ‧

O tratado de comércio celebrado entre Portugal e a Grã-Bretanha em 27 de Dezembro de 1703 é um dos mais sucintos documentos de toda a história da diplomacia comercial. Mas com três simples artigos foi escrito um tratado cujo significado e interesse ultrapassa em larguíssima escala a história das relações comerciais entre os dois países.
As imagens nem sempre adequadas que se projectam sobre o impacto deste tratado no desenvolvimento da economia e sociedade portuguesa, bem como o facto de se tratar de um acontecimento identificado e reconhecido como importante pela generalidade do público interessado em temas de história, convidam a uma reflexão mais aprofundada sobre os diversos domínios e vectores através dos quais o Tratado de Methuen pode ser perspectivado.
O conjunto de ensaios reunidos neste volume procura responder a um novo desafio de compreensão global dos múltiplos significados do Tratado de Methuen, proporcionando abordagens sobre as suas implicações políticas, diplomáticas, militares, económicas e financeiras, sem esquecer o seu próprio impacto na historiografia portuguesa.

Autores:
José Luís Cardoso
Isabel Cluny
Fernando Dores Costa
Leonor Freire Costa
Conceição Andrade Martins
Nuno Gonçalo Monteiro
Jorge M. Pedreira

O Tratado de Methuen (1703)

Diplomacia, Guerra, Política e Economia

de José Luís Cardoso, Nuno Gonçalo Monteiro e Leonor Freire Costa

Propriedade Descrição
ISBN: 9789722412971
Editor: Livros Horizonte
Data de Lançamento: abril de 2003
Idioma: Português
Dimensões: 169 x 240 x 8 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 160
Tipo de produto: Livro
Coleção: Horizonte Histórico
Classificação Temática: Livros em Português > História > História de Portugal
EAN: 9789722412971
Idade Mínima Recomendada: Não aplicável

LIVROS DA MESMA COLEÇÃO

QUEM COMPROU TAMBÉM COMPROU