Goa Setecentista - O Fim de Uma Era Dourada

O contributo de um Arcebispo polémico

de José Maria Mendes

editor: Chiado Books
VENDA O SEU LIVRO i
A chegada até à India tornou-se o objectivo fundamental da política expansionista de D. João II. Foi, efectivamente, no decorrer do seu reinado que se reuniram as condições para que tal objectivo se concretizasse. Estamos a falar da missão de Pero da Covilhã e de Afonso de Paiva e das viagens de Diogo Cão e Bartolomeu Dias que abriram as portas do Indico.
Chegados à India, os Portugueses conseguiram criar um Estado florescente tendo Goa como capital, Goa que se converteu no centro difusor da sua cultura e da religião cristã por todo o Oriente. D. Inácio de Santa Teresa, arcebispo de Goa de 1721 a 1740, foi, sem dúvida, uma das mais influentes e controversas figuras da Igreja Portuguesa do seu tempo.

A sua escolha para tema da tese que serve de base a esta obra teve duas motivações fundamentais: Uma delas consistiu no aprofundamento do discurso e do significado de atitudes que assumiu em textos e intervenções polémicas, pastorais e determinações; a outra focou-se na sua intervenção nas reformas ocorridas, procurando interpretá-la no contexto e em função das complexas tensões presentes, sobretudo, durante a sua permanência em Goa.

D. Inácio de Santa Teresa foi, sem dúvida, um homem que se distinguiu na vivência de uma época marcada por conflitos de toda a natureza, envolvendo tanto a sociedade civil como a religiosa. Para perceber os fenómenos que ocorreram procurou fazer-se a caracterização da época em que os mesmos se desenrolaram, particularmente, o seu contexto político, económico e religioso.
Cremos estar perante uma relevante contribuição para o estudo da história de Goa, nos seus variados aspectos.

Goa Setecentista - O Fim de Uma Era Dourada

O contributo de um Arcebispo polémico

de José Maria Mendes

ISBN: 9789895188796
Editor: Chiado Books
Idioma: Português
Dimensões: 157 x 238 x 35 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 478
Tipo de produto: Livro
Coleção: Compendium
Classificação temática: Livros em Português > História > História de Portugal
EAN: 9789895188796
José Maria Mendes

Nasceu em Figueiró da Serra, concelho de Gouveia, em 1936. Após uma vida profissional intensa, ingressou, já em 2006, na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, onde, três anos depois, obteve a licenciatura em História. Em 2012, concluiu o mestrado em História dos Descobrimentos e da Expansão na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Prosseguindo os estudos na mesma área, terminou o doutoramento com distinção e louvor em Junho de 2015.
É investigador integrado do Centro de História da Universidade de Lisboa e investigador associado do CPES-Centro de Pesquisa e Estudos Sociais, da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.
O seu primeiro trabalho publicado intitulou-se Questões jurídicas sobre os índios do Brasil (Lisboa, 2010).
Participou em vários seminários internacionais, tendo apresentado comunicações nos seguintes:
2012 – FAZENDA I, Seminário Internacional, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Comunicação intitulada O trato comercial e a Fazenda nos primórdios de S. Tomé.
2014 - FAZENDA II Seminário Internacional, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Comunicação intitulada No Oriente de Inácio de Santa Teresa: entre denúncias de acções lesivas à Fazenda e alvitres para a sua maior eficácia.
2016 – FAZENDA III, Seminário internacional, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Comunicação intitulada A marginalização da Fazenda Real de Goa pelas Congregações Religiosas.

(ver mais)
Chiado Books
14,00€ 10% CARTÃO
Chiado Books
13,00€ 10% CARTÃO