O Terramoto de Lisboa e a Invenção do Mundo
Editor:
Editorial Presença, abril de 2004 ‧
ver detalhes do produto
15,10€
10% DESCONTO
CARTÃO
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
EM STOCK
-
SINOPSE
O público português teve o seu primeiro contacto com a prosa de Luís Rosa através de uma obra de fôlego - "O Claustro do Silêncio". Neste seu segundo livro, voltamos a deleitar-nos com a intensidade narrativa, e a expressão a um tempo impetuosa e lírica da sua escrita, com uma arquitectura do romance sólida, que se constrói de engenho, conhecimento e sonho. E são justamente o engenho e o sonho os alicerces de uma época histórica onde desaguam duas correntes conflitantes – os mitos remanescentes de um passado que estiola e a razão esclarecida, iluminada, de um tempo que se quer novo, futuro. Nas margens revoltas desse tempo vive um homem que inventa, entre a liberdade onírica e a matemática da concretização, um novo mundo, uma nova Lisboa nascida dos escombros da catástrofe insana, e da criatividade lúcida, apaixonada e oportuna da sua mente genial. Eugénio dos Santos e Carvalho foi o arquitecto responsável pela reconstrução de Lisboa após o terramoto de 1755, a figura de proa do governo do Marquês de Pombal, que, num devaneio quase demiúrgico, criou a ordem a partir do caos, e alterou para sempre a fisionomia da cidade em traços que anunciavam já o advento de um novo urbanismo. Mas os homens raramente perdoam um espírito que ousa rasgar horizontes infinitos, e o arquitecto não foi excepção. Abateu-se sobre ele o peso de um lógica de cólera divina na voz alucinada e soberba dos pregadores que vaticinavam as causas da tragédia. O povo, inebriado, deixou-se intoxicar, e o arquitecto viu toldar-se-lhe a mente e encurtarem-se-lhe os dias. Mas para sempre haveria de perdurar a grandeza da sua obra. Um retrato único, pujante, de uma época e suas circunstâncias, da «epopeia de um homem que cumpriu o seu destino».
CRÍTICAS DE IMPRENSA
"É um romance de leitura extremamente agradável."
Fernando Nobre, In Mil Folhas (Público), 02 de Janeiro de 2005
DETALHES
| Propriedade | Descrição |
|---|---|
| ISBN: | 9789722332965 |
| Editor: | Editorial Presença |
| Data de Lançamento: | abril de 2004 |
| Idioma: | Português |
| Dimensões: | 149 x 232 x 14 mm |
| Encadernação: | Capa mole |
| Páginas: | 276 |
| Tipo de produto: | Livro |
| Coleção: | Grandes Narrativas |
| Classificação Temática: |
Livros em Português
>
Literatura
>
Romance
|
| EAN: | 9789722332965 |
| Idade Mínima Recomendada: | Não aplicável |
OPINIÃO DOS LEITORES
Comentário
Tiago Daniel Machado Dias
Estou a gostar de ler o livro, ainda não tive tempo de terminara a leitura, todavia pelo que já li estou a gostar. É uma leitura sem quebras e com linguagem corrente.