O Tenente Gustl

Livro 1

de Arthur Schnitzler

editor: Difel
ESGOTADO OU NÃO DISPONÍVEL
VENDA O SEU LIVRO i
Esta novela, porventura a mais conhecida de entre todas as que Schnitzler escreveu, é igualmente um marco importante na literatura de expressão alemã, pois nela Schnitzler é percursor na utilização de uma nova técnica narrativa, o monólogo interior, muito antes de a influência de Virginia Woolf e James Joyce se fazer sentir.
Nesta obra, escrita em apenas seis dias no Verão de 1900, Schnitzler aborda uma temática que já tinha vindo a aflorar em obras anteriores, nomeadamente em Erbschaft (Herança) e Freiwild (À Solta): a crítica social à casta dos oficiais e ao carácter absurdo do seu código de honra e, de um modo mais abrangente, a crítica ao anti-semitismo que grassava em certos meios vienenses. A recepção da novela foi, como em muitos outros casos na vida literária de Schnitzler, bastante controversa, escandalosa mesmo. Se bem que alguns contemporâneos como Rilke e Karl Kraus tivessem reconhecido o valor da obra, a instituição militar, à qual o próprio Schnitzler pertencia na qualidade de oficial médico, não viu a novela com bons olhos e, sentindo-se acerbamente criticada e ridicularizada na figura do tenente Gustl, instaurou um processo contra Schnitzler, na sequência do qual este perdeu o posto que detinha.
Um tenente, que à saída de um concerto é ofendido por um padeiro, sente-se na obrigação moral de se suicidar, uma vez que o seu ofensor não lhe pode dar uma satisfação pelas armas. Durante a noite, Gustl vagueia por Viena e vai passando em revista a vida medíocre que levara, cheia de medos e de vazio e reveladora da sua tacanhez e superficialidade. De manhã, a poucas horas de pegar no revólver e disparar, uma notícia inesperada chega-lhe aos ouvidos...

O Tenente Gustl

de Arthur Schnitzler

ISBN: 9789722901826
Editor: Difel
Idioma: Português
Dimensões: 150 x 230 x 20 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 68
Tipo de produto: Livro
Coleção: Pequenos Textos de Grandes Autores
Classificação temática: Livros em Português > Literatura > Romance
EAN: 9789722901826
Idade Mínima Recomendada: Não aplicável
Arthur Schnitzler

Filho de um médico judeu de renome, Arthur Schnitzler também estudou medicina na Universidade de Viena, tendo chegado a escrever uma tese sobre o tratamento hipnótico das neuroses; porém, foi à literatura que dedicou a vida. Romancista, contista e dramaturgo de excepção, viu reconhecidos os seus méritos literários nos anos 90 do século XIX, não sem controvérsia, como é costume com os que vão à frente no seu tempo. A ideologia nazi havia de proibir-lhe as obras, tanto na Alemanha como na Áustria.

(ver mais)
Padrões Culturais
7,00€ 10% CARTÃO
Nick Hern Books
6,43€ 10% CARTÃO