Wook.pt - O Domínio Público - O Critério e o Regime Jurídico da Dominialidade

O Domínio Público - O Critério e o Regime Jurídico da Dominialidade

de Ana Raquel Gonçalves Moniz 

30,28€
Esgotado ou não disponível.
Sinopse

As questões relacionadas com o domínio público constituem um dos topoi centrais do Direito Administrativo. Não obstante a acesa discussão de que as mesmas vêm sendo objecto no âmbito dos sistemas jurídicos de raiz romana (sobretudo, em França e em Espanha), esta matéria não tem, entre nós, recebido a atenção da doutrina mais recente. O presente trabalho visa, por isso, procurar responder às necessidades de recentramento da temática da dominialidade pública. Longe de se defender uma "crise do domínio público", opta-se por uma perspectivação actualizada do critério de identificação das coisas públicas e por uma adequada flexibilização do regime jurídico-administrativo a que estas se encontram submetidas, de forma a obedecer aos hodiernos imperativos de rentabilização do património público.

NOTA PRÉVIA
O trabalho que agora se publica corresponde, com pequenas alterações, à Dissertação de Mestrado em Ciências Jurídico-Políticas apresentada na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra em 29 de Outubro de 2003 e discutida perante o Júri em 31 de Maio de 2004. Sem prejuízo da manutenção das posições sustentadas no texto original, as modificações introduzidas foram pautadas essencialmente pela necessidade de dar conta das inovações legislativas entretanto verificadas (atente-se, v. g., em termos de direito comparado, na nova Ley del Património de las Administraciones Públicas e, entre nós, na recente Lei das Comunicações Electrónicas).
A escolha do domínio público como tema visou perspectivar de uma forma mais actualizada os princípios que caracterizam o instituto. Com efeito, e ao contrário do que sucede nos ordenamentos jurídicos europeus (maxime, em Espanha, França ou Itália), as questões relacionadas com os bens públicos não têm merecido da doutrina nacional a atenção devida, pelo que, na prática, desde 1965 (data de A Utilização do Domínio Público pelos Particulares, de Freitas do Amaral), não existem estudos monográficos sobre a matéria. O facto de estar em causa uma das temáticas ancilares do Direito Administrativo, assim como as alterações proporcionadas pela obediência aos imperativos de rentabilização e adequação ao Direito Comunitário, constituíram ainda factores determinantes desta opção. Neste âmbito, não poderia deixar de agradecer, em primeiro lugar, ao Júri, pela disponibilidade manifestada para a apreciação do trabalho. Ao Senhor Professor Doutor José Carlos Vieira de Andrade agradeço uma presença amiga e constante, na sua qualidade de orientador da dissertação: foram o seu estímulo e a sua paciência que, em diversos momentos, permitiram o avanço do trabalho e a superação de algumas dificuldades. À Senhora Professora Doutora Maria da Glória Garcia, agradeço a arguição que tanto me honrou, e da qual extraí conclusões determinantes para a matéria do domínio público. Ao Senhor Professor Doutor Fernando Alves Correia, presidente do Júri, cumpre-me agradecer as lições que recebi -desde logo, na parte escolar do Mestrado -, tanto no plano do Direito Constitucional, como no plano do Direito Administrativo.
Em segundo lugar, agradeço ao Senhor Dr. Pedro Gonçalves o encorajamento e a disponibilidade para discutir algumas temáticas sobre as quais versou o presente trabalho. As conversas que mantivemos, quer durante o período de redacção do texto e preparação das provas públicas, quer nos momentos que antecederam a publicação, revelaram-se, em certos pontos, de relevância extrema.
Agradeço também aos restantes membros da Secção de Ciências Jurídico-Políticas, muitas vezes presentes com as suas palavras de carinho e simpatia. Não poderia também esquecer os membros Secção de Ciências Jurídico-Históricas, com quem trabalhei durante a fase de elaboração da dissertação, pela preocupação e interesse sempre demonstrados. Aos Senhores Professores Doutores António dos Santos Justo e Rui de Figueiredo Marcos agradeço as valiosas sugestões para a elaboração da parte histórica deste trabalho.
Coimbra, em 24 de Novembro de 2004

ÍNDICE
PARTE I - DO AGER PUBLICUS AO DOMÍNIO PÚBLICO: A CONFORMAÇÃO DO DOMÍNIO PÚBLICO NA HISTÓRIA DO DIREITO PORTUGUÊS

NOTA PRÉVIA
1. O PERÍODO ANTERIOR À FORMAÇÃO DO DIREITO PORTUGUÊS
2. O DOMÍNIO PÚBLICO NA HISTÓRIA DO DIREITO PORTUGUÊS

PARTE II - AS COISAS PÚBLICAS: O CRITÉRIO DA DOMINIALIDADE
1. UMA APROXIMAÇÃO À NOÇÃO DE COISA
2. O CRITÉRIO DA PUBLICIDADE DAS COISAS: O CRITÉRIO DA DOMINIALIDADE

PARTE III - O ESTATUTO DA DOMINIALIDADE: DELINEAÇÃO DE UM REGIME
1. PROPRIEDADE E DOMÍNIO (PROPRIETAS E ). PROPRIEDADE PÚBLICA E PODERES DE DOMÍNIO
2. ESTATUTO DA DOMINIALIDADE, PROPRIEDADE PÚBLICA E CONFRONTO COM OUTRAS NOÇÕES
3. O REGIME JURÍDICO-PÚBLICO DAS COISAS PÚBLICAS: O ESTATUTO DA DOMINIALIDADE
CONSIDERAÇÕES FINAIS

O Domínio Público - O Critério e o Regime Jurídico da Dominialidade
ISBN: 9789724024479Edição ou reimpressão: Editor: Edições AlmedinaIdioma: PortuguêsDimensões: 160 x 231 x 23 mmPáginas: 590Tipo de Produto: Livro Classificação Temática: Livros em Português > Direito > Direito Administrativo
X
Coloque aqui o seu comentário
O Domínio Público - O Critério e o Regime Jurídico da Dominialidade
a sua avaliação:
X
Obrigado pela sua contribuição!

O seu comentário foi enviado para validação.

Nota:
A WOOK reserva-se ao direito de não validar textos que não se foquem na análise do conteúdo do livro ou produto. Caso pretenda colocar alguma questão sobre o artigo deverá fazê-lo através do Centro de Contacto.
X
imagem
X
wook deve saber
Promoção válida para o dia 27-03-2017

Saiba mais sobre preços e promoções consultando as nossas condições gerais de venda.
X
recomendar
O Domínio Público - O Critério e o Regime Jurídico da Dominialidade de Ana Raquel Gonçalves Moniz 
Para recomendar esta obra a um amigo basta preencher o seu nome e email, bem como o nome e email da pessoa a quem pretende fazer a sugestão. Se quiser pode ainda acrescentar um pequeno comentário, de seguida clique em enviar o pedido. A sua recomendação será imediatamente enviada em seu nome, para o email da pessoa a quem pretende fazer a recomendação.

A sua identificação:

A identificação da pessoa a quem quer recomendar este titulo:

Se pretende enviar esta recomendação para mais de um endereço de e-mail, separe na caixa anterior os endereços com ",". Ex: abc@abc.pt,xyz@xyz.pt

X
A sua recomendação foi enviada com sucesso!
X
Ocorreu um erro a obter a informação! Por favor tente mais tarde.
X
alerta de artigo novamente disponível

De momento, este produto não se encontra disponível no fornecedor. Caso o mesmo volte a ficar disponível, poderemos notifica-lo, bastando para tal que nos indique o seu endereço de email.

X
O seu pedido foi registado com sucesso.
Caso este produto fique disponível, será alertado por email
X
wook deve saber
Este eBook pode ser lido em qualquer dispositivo com browser, sem necessidade de fazer o download de qualquer software ou de possuir qualquer tipo de equipamento específico de leitura.
Após a compra, o eBook é disponibilizado de imediato na sua Biblioteca Wook, onde poderá ler e organizar todos os seus eBooks e à qual poderá aceder a partir do site WOOK ou da nossa aplicação (APP).
A versão web da Biblioteca Wook está otimizada para as versões mais recentes dos browsers Google Chrome, Internet Explorer, Safari, Firefox e Edge.
Para otimizar o acesso à sua Biblioteca Wook e ter acesso à opção de leitura em modo offline (sem ligação à internet) deverá instalar a nossa APP de leitura:
X
wook deve saber
Este eBook está encriptado com DRM (Digital rights management) da Adobe e é aberto na aplicação de leitura Adobe Digital Editions (ADE) ou em outras aplicações compatíveis.
Após a compra, o eBook é de imediato disponibilizado na sua área de cliente para efetuar o download.

Para ler este eBook num computador instale a aplicação Adobe Digital Editions.
Antes de instalar o Adobe Digital Editions, veja aqui o vídeo de ajuda:

Para ler este eBook em tablet e smartphone instale a aplicação Adobe Digital Editions para IOS ou Android.

X
wook deve saber
O PDF é um formato de arquivo digital desenvolvido pela Adobe e que disponibiliza uma imagem estática das páginas do livro e, independentemente do dispositivo de leitura, não redimensiona o texto ao tamanho do ecrã do dispositivo.
X
wook deve saber
O ePUB é um formato que proporciona uma excelente experiência de leitura dado que permite o redimensionamento do texto ao ecrã do dispositivo de leitura, aumentar ou diminuir o tamanho do texto, alterar o tipo de fonte, entre outras funcionalidades
X
não encontrou wook procura?
Nós procuramos por si!

A sua identificação:

A identificação do livro que procura:

O seu pedido foi enviado com sucesso!
X
envie esta lista aos seus amigos
lista de desejos

A identificação da pessoa a quem quer enviar esta lista:

X
A sua lista de compras foi enviada com sucesso para .
X
selecione o livro adotado:
X
wook deve saber


Oferta de portes, ou devolução do valor em cartão, para Portugal continental em CTT Expresso Clássico ou Rede Pickup. 30% de desconto, ou devolução em cartão, nos envios para as ilhas dos Açores e Madeira, em CTT Expresso Clássico. Tipos de envio disponíveis para encomendas até 10 kg.

Promoção válida para encomendas de livros não escolares registadas até 31/12/2017. Descontos ou vantagens não acumuláveis com outras promoções.

X
wook deve saber


A devolução do valor dos portes de envio, em cartão Wookmais, será efetuada 18 dias após a faturação. Oferta válida para uma encomenda com entrega em Portugal.

X
wook deve saber


EM STOCK – ENVIO IMEDIATO
Se a sua encomenda for constituída apenas por produtos com esta disponibilidade e for paga até às 16 horas de um dia útil, será processada de imediato e enviada para o correio no próprio dia. Encomendas pagas após as 16 horas passarão para o processamento do dia útil seguinte. Esta disponibilidade apenas é garantida para uma unidade de cada produto e até 15 minutos após o registo da encomenda.

ENVIO ATÉ X DIAS
Esta disponibilidade indica que o produto não se encontra em stock e que demorará x dias úteis a chegar do fornecedor. Estes produtos, especialmente as edições mais antigas, estão sujeitos à confirmação de preço e disponibilidade de stock no fornecedor.

PRÉLANÇAMENTO
Os produtos com esta disponibilidade têm envio previsto a partir da data de lançamento.

DISPONIBILIDADE IMEDIATA
Tipo de disponibilidade associada aos eBooks, que são disponibilizados de imediato, após o pagamento da encomenda, na sua biblioteca.

Para calcular o tempo de entrega de uma encomenda deverá somar à disponibilidade mais elevada dos artigos que está a encomendar o tempo de entrega associado ao tipo de envio escolhido.

X
a sua lista de desejos encontra-se vazia
Adicione à sua lista de desejos todos os produtos que deseja comprar mais tarde, envie-a aos seus amigos antes do seu aniversário, Natal ou outras datas especiais - quem sabe se eles o surpreendem!
Seja informado sobre promoções destes produtos
X
Ocorreu um erro
Por favor tente novamente mais tarde.
X
atingiu o limite máximo de dispositivos autorizados
Por favor, aceda à area de cliente para gerir os dispositivos ativos.
X
Temos pena de o ver partir!
Pode voltar a subscrever as nossas newsletters a qualquer momento, na sua área de cliente em "Newsletters".
Junte-se à comunidade wook nas redes sociais:
X
wook deve saber


WOOK É O CHECKOUT EXPRESSO?
Esta modalidade de checkout permite-lhe comprar em dois cliques, seguindo diretamente para a confirmação de encomenda.

COMO FUNCIONA?
A encomenda é pré-preenchida com os dados que habitualmente utiliza - morada faturação, morada de entrega, forma de envio e tipo de pagamento. Para finalizar o processo, necessita apenas de confirmar os dados.

POSSO UTILIZAR OS MEUS VALES?
Vales e outros descontos que se encontrem no prazo de validade, serão igualmente considerados automaticamente na encomenda.

CONSIGO ALTERAR OS DADOS DA ENCOMENDA?
Sim. Antes de confirmar, tem ainda a possibilidade de alterar todos os dados e opções de compra.

EXCEÇÕES
O botão do Checkout Expresso só será visível se:
  • Selecionar previamente, na Área Cliente, as moradas habituais de envio e de faturação;
  • Associar uma conta wallet, quando a morada de envio selecionada é no estrangeiro;
  • Não incluir artigos escolares na encomenda.