Métodos de Selecção de Tratamento

O melhor para cada paciente

de Paulo Moreira, Óscar Gonçalves e Larry Beutler
Editor: Porto Editora, novembro de 2005 ‧
ESGOTADO OU NÃO DISPONÍVEL
Venda o seu livro
Numa altura em que muitas sociedades, como a portuguesa, a saúde mental tarda em adquirir reconhecimento junto das populações e em que explicações alternativas aos fenómenos psicológicos (bruxaria, curandeiros) estão ainda muito enraizados no conhecimento popular, é imperioso clarificar as bases científicas da psicoterapia.

Esta necessidade torna-se ainda mais premente quando começam a emergir tendências para confundir e misturar o que é a Psicologia como ciência e a Psicoterapia como disciplina científica com factores e fenómenos que não têm a validade científica que se exige à Psicoterapia.

Assim, importa nos nossos dias reflectir e salientar as bases científicas da Psicoterapia:
  • A Psicoterapia funciona?
  • Qual a terapia que funciona melhor para cada perturbação?
  • Para dois pacientes com diagnóstico igual, será adequado o mesmo tratamento?
  • Como escolher o melhor tratamento para este paciente?
  • A postura do terapeuta deve ser a mesma para vários pacientes?
  • Como conseguir uma boa combinação entre as características do paciente e o tratamento?
  • E como avaliar se o processo terapêutico está a adaptar-se às características deste paciente?

    Por outras palavras, que conhecimentos possuímos neste momento para poder dizer com alguma segurança (da mesma forma que vamos sendo capazes de dizer para outro tipo de necessidades) que tipo de estratégia satisfará este indivíduo, com esta condição específica, com estas características individuais e contextuais?

    É o esforço de responder a estas perguntas que caracteriza este trabalho!



    Colecção Psicologia

    Está pensada e organizada em torno do objectivo de formar psicólogos que baseiem os seus conhecimentos e as suas práticas nas evidências da investigação.

    Por isso, contempla uma série de manuais básicos em diversas áreas: manuais claros, simples, teoricamente abrangentes, que facilitem uma formação rigorosa e empiricamente fundamentada.

    O objectivo é fazer com que esta geração de psicólogos contribua significativamente para a mudança da sociedade, através de estratégias que levem os indivíduos a valorizar cada vez mais a satisfação das necessidades do bem-estar subjectivo.


  • Métodos de Selecção de Tratamento

    O melhor para cada paciente

    de Paulo Moreira, Óscar Gonçalves e Larry Beutler

    Propriedade Descrição
    ISBN: 978-972-0-34752-7
    Editor: Porto Editora
    Data de Lançamento: novembro de 2005
    Idioma: Português
    Dimensões: 170 x 249 x 33 mm
    Encadernação: Capa dura
    Páginas: 464
    Tipo de produto: Livro
    Coleção: Psicologia
    Classificação Temática: Livros em Português > Ciências Sociais e Humanas > Psicologia
    EAN: 978972034752710
    Idade Mínima Recomendada: Não aplicável

    Técnicas e teorias

    FFerreira

    Bons exemplos de técnicas e teorias focadas nas situações específicas

    Recomendado

    JMMoreira

    É um livro de leitura fácil, com linguagem acessível.

    Bom investimento

    Marisa Costa

    Um manual extenso essencialmente focado no processo de seleção de tratamento, e na evidência e investigação em psicoterapia, agregando sucintamente para cada tipo de perturbação os resultados mais estabelecidos. Também tem casos práticos e alguns instrumentos. Muito útil em psicoterapia.

    Bom Manual

    Marcelo Rebelo

    Este manual é muito útil e bastante completo, fornece-se rapidamente informação essencial. Um bom investimento.

    Excelente

    Priscila Nunes

    É um livro/manual importante de fácil leitura e utilização que realmente ajuda na nossa prática profissional, pois exemplifica técnicas e teorias centradas em cada situação específica, o que facilita o nosso trabalho.

    Optimo Recomendo

    Milene Silva

    Um livro de fácil leitura e compreensão. Um livro feito para técnicos muito bem elaborado. É um bom auxiliar para a prática de psicoterapia.

    Recomendo!

    Sara Luísa do Rego Neves

    Este livro de fácil leitura serve como base introdutória para qualquer investigador na área da Psicologia. Possui conteúdos objectivos, que através dos quadros de cruzamento de teorias permite-nos ter uma visão global do antes, depois e agora do panorama da investigação. É também um guia essencial para a psicoterapia. Permite-nos olhar para os pormenores. Estou muito satisfeita!

    Uma obra de referência

    Sara Luísa do Rego Neves

    Óptimo livro para uma introdução à investigação em Psicoterapia.

    Obrigatório

    Márcia Costa

    É um guia otimo para o trabalho de psicoterapeuta ... cada paciente é unico e como tal é necessário adaptar a intervenção às carateristicas desse paciente. Quebra a ideia fundamentalista de que ou se é Comportamentalista ou Humanista ou Cognitista. Ser eclético é antes de mais um passo para melhor servir o nosso "Cliente". Adoro o profissionalismo dos autores, um livro técnico feito para técnicos!!!

    A subjectividade

    Paulo Filipe Medeiros Moniz

    Sabe-se, cada vez mais, que a psicoterapia deve largar a tendência de categorizar em tipologias, os pacientes. Este livro é ideal neste passo, já que permite vermos a subjectividade de cada paciente. Cada paciente é único, e não é ele que se deve adaptar à psicoterapia, mas é sim a psicoterapia que se tem que adaptar a ele. Mais um raríssimo livro, extremamente inovador. Contudo, só não leva 5 estrelas porque não é suficientemente explícito e dinâmico

    LIVROS DA MESMA COLEÇÃO