10% de desconto

Manual das Cidades

de Manuel Graça Dias
editor: Relógio D'Água, abril de 2007
15,15€
10% DE DESCONTO CARTÃO
VENDA O SEU LIVRO

Este é um livro construído maioritariamente por colaborações que foram sendo escritas por Manuel Graça Dias nos últimos dois anos para o Expresso.
Não se trata, no entanto, de um conjunto de textos circunstanciais (os que também existiram, neste período, foram suprimidos), mas antes de sínteses cuja colecção talvez possa iluminar melhor o objecto que lhes é comum.
Todos eles nos falam da cidade, do orgulho de viver na cidade, da alegria e do prazer de viver na cidade.


"Manuel Graça Dias reflecte sobre as idiossincrasias da arquitectura portuguesa, centrando a sua análise no tema das cidades. A maior parte das crónicas aqui reunidas (...) desafia a ideia instalada de que a cidade é um lugar sombrio e desqualificado, onde se trabalha mas onde é difícil viver. São invocadas as questões sociais, arquitectónicas, históricas que justificam o abandono do centro pelas populações. São identificados os motivos da especulação imobiliária na área metropolitana de Lisboa. Debate-se o imaginário retorcido promovido pelo «patobravismo», de que é bom perder horas a fio em movimentos pendulares para dentro e fora das cidades e povoar as paisagens provincianas com casa em estilo «português suave», herdado do salazarismo."
Ruben P. Frreira

Manual das Cidades

de Manuel Graça Dias

Propriedade Descrição
ISBN: 9789727089208
Editor: Relógio D'Água
Data de Lançamento: abril de 2007
Idioma: Português
Dimensões: 171 x 243 x 9 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 150
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Arte > Arquitetura
EAN: 9789727089208

SOBRE O AUTOR

Manuel Graça Dias

Manuel Graça Dias nasceu em Lisboa em 1953.
Licenciado em Arquitetura pela ESBAL (1977), foi assistente na Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa e é atualmente Professor Convidado da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto e do Departamento de Arquitetura da Universidade Autónoma de Lisboa.
Criou em 1990 o atelier Contemporânea, com Egas José Vieira. Recebeu a Menção Honrosa Valmôr (1983), com uma casa que recuperou em 1979, na Graça, em Lisboa, em associação com António Marques Miguel; entre vários prémios obteve ainda o 1º lugar no concurso para o Pavilhão de Portugal na Expo'92, em Sevilha, e no concurso para a construção da nova sede da Associação Portuguesa de Arquitetos / Banhos de S. Paulo, em Lisboa (1991), ambos em associação com Egas José Vieira.
Desde 1978 que tem colaborado com jornais e revistas de arquitetura e sido convidado para inúmeras conferências, quer em Portugal, quer no estrangeiro. Foi ainda autor do programa de televisão "Ver Artes / Arquitetura" (1992/96).
Para além de Lisboa, tem obras construídas no Porto, Chaves, Vila Real, Macau e Sevilha, que foram objeto de várias exposições, individuais ou coletivas, e têm vindo a ser divulgadas em revistas da especialidade.

(ver mais)

DO MESMO AUTOR