10% de desconto

A Noite em Arquitectura

de Jorge Figueira
Editor: Relógio D'Água, julho de 2007 ‧
15,15€
10% DESCONTO CARTÃO
Venda o seu livro
«Deste modo, foi meteórico o percurso teórico / crítico de Jorge Figueira, entre o momento em que começou a publicar sistematicamente e aquele em que se tornou um importante interveniente no debate cultural arquitectónico português.
Na origem deste percurso e em muitas das suas características esteve, creio eu, para além da vontade de escrever e intervir, o facto de ter começado a leccionar História da Arquitectura Contemporânea em Coimbra e ter iniciado depois a preparação da sua tese de doutoramento sobre a arquitectura portuguesa dos anos de 1960 a 1980.
Ou seja, Jorge Figueira pensa e escreve baseado metodologicamente na história da cultura arquitectónica internacional e nacional dos séculos XIX e XX. (…)
O sentimento em Jorge Figueira pode ser eléctrico e uma-coisa-da-rua como em Los Angeles ou São Paulo, na arquitectura dos Morphosis ou na de Koolhaas; pode ser também táctil e tropical como no Rio ou, em Maputo, nas obras de Pancho Guedes; e ainda histórico e heróico como no bairro da Bela Vista em Setúbal ou na obra de Eisenman em Santiago.»

Do Prefácio de Paulo Varela Gomes

A Noite em Arquitectura

de Jorge Figueira

Propriedade Descrição
ISBN: 9789727089451
Editor: Relógio D'Água
Data de Lançamento: julho de 2007
Idioma: Português
Dimensões: 170 x 247 x 14 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 202
Tipo de produto: Livro
Classificação Temática: Livros em Português > Arte > Arquitetura
EAN: 9789727089451

SOBRE O AUTOR

Jorge Figueira

Nasceu em Vila Real, 1965.
É licenciado em Arquitetura pela Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, 1992.
É Doutorado em Arquitetura, especialidade Teoria e História, pela Universidade de Coimbra, 2009.
Leciona no Departamento de Arquitetura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra e no Programa de Doutoramento em Arquitetura da FAUP.
É coordenador editorial do serviço de edições do Departamento de Arquitetura da FCTUC, Universidade de Coimbra.
Publicou os seguintes livros: "Escola do Porto: Um Mapa Crítico", Coimbra, eIdIarq, DAFCTUC, 2002; "SMS:SOS. A Nova Visualidade de Coimbra", Coimbra 2003/Edições ASA, 2003, (Concepção e coordenação); "Agora que está tudo a mudar - Arquitectura em Portugal", Caleidoscópio, 2005; "A Noite em Arquitectura", Relógio d'Água, 2007; "Álvaro Siza. Modern Redux", Hatje Cantz, 2008 (editor).
No seu trabalho crítico destaca-se o comissariado de exposições entre as quais: "Europa, arquitectura portuguesa em emissão", Núcleo de Portugal da Trienal de Arquitectura de Lisboa 2007 (co-comissário) e a exposição "Álvaro Siza. Modern Redux", Instituto Tomie Ohtake, São Paulo, Brasil, 2008.
Na área de projeto, colaborou no Centro de Estudos da FAUP, entre 1991 e 1996, onde realizou o Projeto de Reabilitação do Recinto do Palácio de Cristal, o restauro da Concha Acústica e o Restaurante do Palácio de Cristal, no Porto. Tem um projeto, em coautoria, selecionado no "Concurso de Ideias para o recinto da Expo'98", Lisboa, 1993.
Desenvolve desde 1998 o projeto do Campus Universitário em Angra do Heroísmo, nos Açores. Neste Campus realizou, em coautoria, o edifício de Aulas, Auditório e Biblioteca, (1999-2007). Projetou ainda o edifício dos Serviços de Ação Social (2006-2009), o edifício Interdepartamental (em construção) e o edifício da Associação de Estudantes.
Faz parte da representação nacional na Bienal de Arquitetura de S. Paulo, 2009, com um projeto de uma escola para Benguela, Angola.
Fez parte de vários júris, entre os quais, o do Prémio Secil, edição 2006/2007 e o painel de júris para Bolsas de Doutoramento da FCT, em 2009.

(ver mais)

DO MESMO AUTOR

QUEM COMPROU TAMBÉM COMPROU