10% de desconto

Infância, Família e Comunidade

As crianças como actores sociais

Livro 14

de Teresa Sarmento, Fernando Ilídio Ferreira, Pedro Silva e Rosa Madeira
editor: Porto Editora, novembro de 2009
15,50€
10% DE DESCONTO CARTÃO
EM STOCK -
A criança como ator social é a base para a abordagem teórica e prática da relação entre as crianças, as famílias e as comunidades, ponto central da obra que aqui se apresenta.

Associada a esta relação está a abordagem de conceitos como a participação, a socialização, a intervenção e toda uma ramificação dos mesmos, que se explicitam em processos educativos que ajudam a ganhar forma de vida, como sejam as relações intergeracionais, os projetos educativos, a colaboração, a pesquisa e, daqui, a construção de práticas efetivas que viabilizam a ação interventiva das crianças e o reconhecimento social da mesma.

A partir da análise do complexo processo de interações sociais, focaliza-se no papel desempenhado pelas crianças e pelas comunidades enquanto sujeitos na relação das escolas com as famílias; de seguida, desenvolve-se o tema da cidadania das crianças, partindo da análise de projetos educativos baseados em metodologias participativas.

A análise crítica das características da forma escolar convencional e o olhar reflexivo sobre processos de intervenção comunitária em que as crianças participaram ativamente permitem evidenciar o seu papel social insubstituível e potenciador de novas dinâmicas sociais.


Coleção Infância

Esta coleção foi lançada na última década do século XX para apoiar o desenvolvimento de uma educação de infância baseada nesta imagem.

Mais de dez anos volvidos, no dealbar do século XXI, o objetivo é agora desenvolver um conceito mais alargado de infância que abranja a fase do nascimento até aos dez anos.

Em consequência, a Coleção Infância passa a organizar-se em cinco séries:

  • Educação em Creche;
  • Educação em Jardim de Infância;
  • Educação Primária;
  • Infância, Família e Comunidade;
  • Investigação e Formação.

    O novo desafio é o de desenvolver uma conceção abrangente de educação da infância, continuada ao longo dos diversos níveis em que se espartilha o sistema educativo, promovendo uma Pedagogia da Participação nos contextos sociais e nos contextos escolares de educação das crianças.
  • Infância, Família e Comunidade

    As crianças como actores sociais

    de Teresa Sarmento, Fernando Ilídio Ferreira, Pedro Silva e Rosa Madeira

    Propriedade Descrição
    ISBN: 978-972-0-34464-9
    Editor: Porto Editora
    Data de Lançamento: novembro de 2009
    Idioma: Português
    Dimensões: 170 x 247 x 10 mm
    Encadernação: Capa integral
    Páginas: 128
    Tipo de produto: Livro
    Coleção: Infância
    Classificação temática: Livros em Português > Ensino e Educação > Pais e Educadores
    EAN: 978972034464910
    Idade Mínima Recomendada: Não aplicável

    LIVROS DA MESMA COLEÇÃO

    Modelos Curriculares para a Educação de Infância

    10%
    Porto Editora
    15,50€ 10% CARTÃO

    Ócio, Jogo e Brincadeira

    10%
    Edições Afrontamento
    13,00€ 10% CARTÃO

    Escola-Família, Uma Relação Armadilhada

    10%
    Edições Afrontamento
    18,17€ 10% CARTÃO

    QUEM COMPROU TAMBÉM COMPROU