10% de desconto

Brincar com as Ciências no Jardim-de-Infancia

Como explicar fenómenos complexos de forma simples

de Denise Chauvel e Viviane Michel

editor: Porto Editora, agosto de 2006
Assim que nasce, a criança é projectada no espaço, espaço feito de atmosfera e barulho, de dia e de noite, de calor e de frio, de seres vivos, de água, de luz... Ela fica maravilhada perante os "poderes" de objectos insólitos; ao contemplar o céu, de dia com o Sol e as nuvens, de noite com a Lua e as estrelas. Utilizando esse poder de admiração e a carga afectiva que o acompanha, o educador vai proporcionar à criança uma abordagem sensorial, estética e científica do mundo.

Nesta obra, os autores juntaram alguns exemplos de situações a serem questionadas: o educador ouve a criança, observa-a a agir, a tactear, acompanha-a na suas pesquisas, permitindo-lhe experimentar toda a riqueza do seu imaginário, desenvolvendo a sua habilidade, ajudando-a a construir um espírito científico.

Dois grandes domínios ilustram estas situações na sala de aula:
- as Ciências da Natureza: o corpo, os pequenos animais, a árvore, a meteorologia e a astronomia;
- as Ciências Físico-Químicas: os espelhos, os ímanes, a energia, a luz, a água e a dinâmica.

Cada tema é composto por:
- situações iniciais diferenciadas (acontecimento fortuito, conto, situação real, poema, documento, espectáculo...);
- uma proposta de exploração pedagógica;
- jogos.


Colecção A par e passo...

Surgiu das necessidades sentidas na realidade educativa nacional e, ainda, das propostas curriculares relativamente "tradicionais" das escolas de formação.

Aliás, a edição de uma nova colecção em Educação só faz sentido se colmatar lacunas ou adaptar à realidade nacional e actual o que comprovou ser útil em termos educacionais noutros contextos.

Assim, abordam-se as mais diversas áreas, todas imprescindíveis no dia-a-dia da comunidade escolar e que continuam a não ser tratadas com a devida importância ou nem sequer são ensinadas nas escolas de formação.

Todos os assuntos tratados nesta colecção são apoiados por conceitos teóricos, mas apresentam igualmente propostas práticas, aplicáveis, concretas e suficientemente detalhadas.

Brincar com as Ciências no Jardim-de-Infancia

Como explicar fenómenos complexos de forma simples

de Denise Chauvel e Viviane Michel

Propriedade Descrição
ISBN: 978-972-0-34355-0
Editor: Porto Editora
Data de Lançamento: agosto de 2006
Idioma: Português
Dimensões: 165 x 244 x 11 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 152
Tipo de produto: Livro
Coleção: A Par e Passo...
Classificação temática: Livros em Português > Ensino e Educação > Pais e Educadores
EAN: 978972034355010
Idade Mínima Recomendada: Não aplicável
e e e e e

Recomendação

Catarina Henriques

Super recomendo este livro! É de fácil leitura, muito explícito e tem experiências pormenorizadas e de fácil execução.

e e e e e

Leitura agradável

Sara Luísa Mendes

Uma leitura agradável, simples e prática. As experiências são de fácil compreensão, pormenorizadas e de fácil execução que cativam as crianças.

e e e e e

Livro para Educadores Brincar com as Ciências

Rita L.

O livro veio com um ligeiro rasgo na contra-capa mas nada de grave. Ainda estou a ler o mesmo, mas do que li até agora posso garantir que é um excelente livro para educadores, as propostas estão muito bem fundamentadas, que nos mostra o que podemos desenvolver com as crianças relativamente à área das ciências.

e e e e e

Para educadores

Joana

Um excelente livro para educadores. Propostas bem fundamentadas do que se pode desenvolver na área das ciências no jardim de infância.

e e e e E

Brincar com as Ciências

Claudia Fernandes

É um ótimo livro que nos dá ideias sobre diferentes projetos em torno das ciências para trabalhar com os mais novos. Apresenta não só as atividades, mas sim os objetivos das mesma. Fundamental para quem trabalha com as crianças no pré-escolar.

e e e e E

Trabalhar as ciências

Carolina Dias

É muito importante que não esqueçamos as ciências no nosso trabalho com as crianças e este livro mostra-nos um vasto leque de experiências que podemos fazer no jardim-de-infância e não só, em torno de várias temáticas. Recomendo a todos os profissionais de educação.