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Visão Panorâmica da Investigação-Acção

Livro 13

de Lídia Máximo-Esteves

editor: Porto Editora, janeiro de 2008
A investigação-ação parte do pressuposto de que o profissional é competente e capacitado para formular questões relevantes no âmbito da sua prática, para identificar objetivos a prosseguir, para escolher as estratégias e metodologias apropriadas, para monitorizar tanto os processos como os resultados.

Este livro revisita a investigação-ação e equaciona o seu papel na formação de um profissional reflexivo, de um profissional que ambiciona melhorar a aprendizagem das crianças.

Este livro dialoga com um passado rico de propostas que colocam a investigação-ação no coração da mudança. Apresenta essas propostas procurando, na amplitude que as caracteriza, a sua lógica essencial e o seu poder transformativo.

É muito útil tanto para professores e outros profissionais de desenvolvimento humano como para investigadores e orientadores de investigação.


COLEÇÃO INFÂNCIA

Alguns chamaram ao século passado o século da infância; de facto, o século XX viu nascer investigação significativa sobre a criança, sobre a infância e sobre a educação.

A pedagogia da infância, num movimento de sinal contrário a crenças prevalecentes na sociedade, cedo desenvolveu uma imagem de criança como ser competente e com agência e com direito à participação.

Esta coleção foi lançada na última década do século XX para apoiar o desenvolvimento de uma educação de infância baseada nesta imagem.

Mais de dez anos volvidos, no dealbar do século XXI, o objetivo é agora desenvolver um conceito mais alargado de infância que abranja a fase do nascimento até aos dez anos.

Em consequência, a Coleção Infância passa a organizar-se em cinco séries:

  • Educação em Creche;
  • Educação em Jardim de Infância;
  • Educação Primária;
  • Infância, Família e Comunidade;
  • Investigação e Formação.

    O novo desafio é o de desenvolver uma conceção abrangente de educação da infância, continuada ao longo dos diversos níveis em que se espartilha o sistema educativo, promovendo uma Pedagogia da Participação nos contextos sociais e nos contextos escolares de educação das crianças.
  • Visão Panorâmica da Investigação-Acção

    de Lídia Máximo-Esteves

    Propriedade Descrição
    ISBN: 978-972-0-34463-2
    Editor: Porto Editora
    Data de Lançamento: janeiro de 2008
    Idioma: Português
    Dimensões: 170 x 247 x 9 mm
    Encadernação: Capa integral
    Páginas: 128
    Tipo de produto: Livro
    Coleção: Infância
    Classificação temática: Livros em Português > Ensino e Educação > Teorias Educacionais e Currículo
    EAN: 978972034463210
    Idade Mínima Recomendada: Não aplicável
    e e e e e

    Recomendo

    SG

    Uma referência para quem pretende explorar a metodologia.

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    Visão Panorâmica da Investigação-Acção

    Adriana Figueiras

    Um livro bastante interessante e importante para quem pretende efetuar um trabalho investigativo, seguindo este modelo. A autora esclarece e explora a temática de uma forma objetiva e de fácil leitura. É de destacar a referência a outros autores, dando assim possibilidade de estudar mais.

    e e e e e

    Investigação-ação

    Adriana Figueiras

    Um ótimo livro para quem quer saber mais sobre o tema. Uma linguagem simples, clara e objetiva. Tudo o que precisamos de saber enquanto investigadores na área da educação.

    e e e e E

    Mestrado

    Maria

    Usei nos meus trabalhos de mestrado. Técnico e acessível.

    e e e e E

    Muito interessante

    Maria Nascimento

    Encomendei este livro por ser em português a sua leitura revelou-me as petos interessantes da perspectiva de investigação-ação que ajudaram os meus alunos na fundamentação deste método de investigação.