A Escola Vista pelas Crianças

Livro 12

editor: Porto Editora, janeiro de 2008
A escuta é um processo de ouvir a criança sobre a sua colaboração no processo de co-construção do conhecimento, isto é, sobre a sua colaboração na co-definição da sua jornada de aprendizagem. Para além da discussão sobre os formatos de documentação da escuta, é importante aceder à compreensão holística e integrada da escuta.

A escuta, tal como a observação, deve ser um processo contínuo no quotidiano educativo, um processo de procura de conhecimento sobre as crianças, seus interesses, motivações, relações, saberes, intenções, desejos, mundos de vida, realizada no contexto da comunidade educativa procurando uma pedagogia da participação. Assim, a escuta deve ser um porto seguro para conhecer as crianças e contextualizar a ação educativa.

Este livro apresenta um conjunto de estudos que mostram a escuta como centro da Pedagogia no quotidiano da educação de infância.


COLEÇÃO INFÂNCIA

Alguns chamaram ao século passado o século da infância; de facto, o século XX viu nascer investigação significativa sobre a criança, sobre a infância e sobre a educação.

A pedagogia da infância, num movimento de sinal contrário a crenças prevalecentes na sociedade, cedo desenvolveu uma imagem de criança como ser competente e com agência e com direito à participação.

Esta coleção foi lançada na última década do século XX para apoiar o desenvolvimento de uma educação de infância baseada nesta imagem.

Mais de dez anos volvidos, no dealbar do século XXI, o objetivo é agora desenvolver um conceito mais alargado de infância que abranja a fase do nascimento até aos dez anos.

Em consequência, a Coleção Infância passa a organizar-se em cinco séries:

  • Educação em Creche;
  • Educação em Jardim de Infância;
  • Educação Primária;
  • Infância, Família e Comunidade;
  • Investigação e Formação.

    O novo desafio é o de desenvolver uma conceção abrangente de educação da infância, continuada ao longo dos diversos níveis em que se espartilha o sistema educativo, promovendo uma Pedagogia da Participação nos contextos sociais e nos contextos escolares de educação das crianças.


  • A Escola Vista pelas Crianças

    ISBN: 978-972-0-34462-5
    Editor: Porto Editora
    Ano: 2008
    Idioma: Português
    Dimensões: 170 x 247 x 10 mm
    Encadernação: Capa integral
    Páginas: 144
    Tipo de produto: Livro
    Coleção: Infância
    Classificação temática: Livros em Português > Ensino e Educação > Pais e Educadores
    EAN: 978972034462510
    Idade Mínima Recomendada: Não aplicável
    e e e e e

    Todas as crianças merecem ser ouvidas

    Cíntia Palmeira

    Um brilhante livro para quem trabalha com crianças, seja na educação ou na saúde. Com uma escrita profunda e extremamente empática, os leitores são guiados à reflexão sobre a importância da escuta como espaço de construção de saberes e dinâmicas relacionais. Uma educação que se quer democrática, deve respeitar as crianças e o seu direito a aprender! Recomendo.

    Porto Editora
    15,50€ 10% CARTÃO
    portes grátis